Pular navegação

Blog

Ajuda

Relatório final desta pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC)

A pesquisa foi finalizada em 2015 e apresentadas como comunicação oral no SEMIC (Seminário de Iniciação Científica) da PUCPR. Disponibilizo anexo o documento de relatório final desta pesquisa, enviado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC).

O filme WarGames, os EUA e relação entre ficção, políticas e leis

Em uma orientação presencial com a Alessandra Luis, pensamos em começar o artigo de pesquisa com alguma referência "clássica" da interrelação entre ficção e legislação (criação de leis) e lembrei do filme de 1983, WarGames (em português "Jogos de Guerra"), que tem a seguinte sinopse:

A young man finds a back door into a military central computer in which reality is confused with game-playing, possibly starting World War III.

Tradução minha: Um jovem encontra uma brecha na central de computadores militares na qual realidade é confundida com brincar com um jogo, possivelmente começando a III Guerra Mundial.

Orientação de leituras importantes para o desenvolvimento dos PIBIC: Ficções de Design, Álvaro Vieira Pinto, representações da tecnologia, internet e Marco Civil

Alguns dos temas-chave para desenvolvermos nosso projeto são: 

  1. O debate sobre Ficções de Design em IHC e Design de Interação
  2. A crítica a Futurologia em Álvaro Vieira Pinto
  3. A noção de representações da Tecnologia
  4. História da Internet no Brasil e do debate sobre o Marco Civil da Internet
  5. Metodologia de pesquisa das ficções publicadas na internet

Seguindo cada um desses tópicos, respectivamente, inicialmente sugiro a leitura dos seguintes textos:

Um nome e um logo para nosso projeto?

Para comerçamos a colaborar por aqui, por diversão, que tal montarmos um nome e uma logo simples para este nosso projeto de ficções de design? 8^) 

Para nomes, pensei inicialmente (brainstorming!) em coisas tipo Outros Futuros, h000r1z0ntes, mas poderia ser uma sigla que a gente possa inventar um(s) significado(s) depois rs. (mantenho um blog com o Fred, chamado Futurologias, que acho um nome bem legal, mas que já foi usado :P)

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Sketch

Projeto de pesquisa e plano de trabalho desta pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC)

Antes de iniciarmos este projeto aqui no Corais.org, elaborei um projeto de pesquisa (juntamente com um plano de trabalho) de Iniciação Científica, que foi apresentado e aprovado pela PUCPR (Curitiba). Disponibilizo anexo estes dois documentos enviados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): o projeto de pesquisa é do professor-orientador (Rodrigo Gonzatto) e o plano de trabalho, da aluna em iniciação científica (Alessandra Luis).

Como se faz uma pesquisa baseada em informações disponibilizadas na internet?

Para nossa investigação das ficções de design sobre o futuro da internet brasileiro no debate sobre o Marco Civil da Internet do Brasil, precisamos definir um método de pesquisa.

Este livro, Métodos de pesquisa para Internet, de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral, publicado em 2013 pela Editora Sulina, parece uma referência inicial bem interessante!

Apresentação dos participantes e das participantes do projeto!

Este é um post inicial para nos apresentarmos! Vou aproveitar e começar: 

Meu nome é Rodrigo Freese Gonzatto, sou professor na PUCPR (Curitiba) no curso de Design Digital e minha principal área de estudo é o Design de Interação, da qual conecto com o tema de Ficções de Design. Participo do Corais e do movimento de Design Livre desde seu início. A algum tempo venho estudando Ficções de Design, especialmente em uma abordagem a partir do Design Livre. Já participei de alguns projetos de ficções, como a Igreja do Design, a Agência do Consumo e algumas especulações no meu site pessoal (na seção r&r: rápido&rasteiro). Neste ano propus junto a uma aluna, um projeto de iniciação científica sobre o tema de Ficções de Design, para estudarmos as representações de tecnologia nas ficções de design criadas durante o debate sobre o Marco Civil da Internet no Brasil.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.