Pular navegação

Atividades para os Encontros - Letreiro de Leds

Ajuda

Atividades para os Encontros - Letreiro de Leds

Turma, a ideia é desse post se tornar uma thread para a nossa primeira empreitada: letreiro de leds.

De acordo com o relato de @heitor , feito na última reunião:

"O conceito é simples, utilização de um painel de dimensões próximas a 50cm cujos leds serão fixados e controlados por arduino (pouco cogitado) ou algum outro computador. Levando-se em conta que o hacklab propõe hackear, um controlador interessante seria o cpu de qualquer celular antigo que, com certeza, roda mais rápido e tem mais memória que meu primeiro computador. Seria a parte aparentemente difícil, mas não impossível, tendo em vista a frequente extração de firmwares de eletrônicos, num processo chamado firmware dumping ( http://chdk.wikia.com/wiki/Obtaining_a_firmware_dump ). É um caminho de muitos. Tentaremos. Conseguindo, ou não, o aprendizado será a maior recompensa. Posteriormente, ou concomitantemente ao processo, os caminhos serão divulgados a fim de que qualquer um possa aprender fazendo o seu próprio."

Podemos utilizar isso aqui para agregarmos informações e discussões.

Vamos construindo!

Comentários

#1

Temos que elaborar um projeto e depois viabilizar seu funcionamento. Tô dando uma sacada aqui em alguns e depois posto uam sugesta.

#2

Se pensarmos num "aprender fazendo" nem precisa de projeto por hora... ele vem depois. Temos que ver nossas limitações e conhecimentos e por na roda para trocar.

#3

De fato, dá pra fazer assim, também. Será que era a hora de a gente agendar algum... n sei dizer, algum workshop de algum de nós para todos nós? Algo do tipo que faça todo mundo partir dos mesmos pressupostos?

#4

gente,

to tentando achar o tutorial de um projeto q vi, mas n ta mais disponivel. estava num flickr. bem, vi aqui algumas coisas similares, de como construir painel de led. infelizmente, ta em ingles, mas da pra ver pelas imagens e pelos graficos o passo a passo. acho q o bonde da eletronica ja deve ter feito algo parecido =)

http://www.instructables.com/id/Build-Your-Own-Programmable-LED-QR-Code/...

eh isso. um start.

#5

acho q eh legal apenas a gente ver os materiais q faltam, agilizar e comecar. o q percisar ser aprendido, vai ser repassado na hora =) pra fazer o painelzinho, inicalmente precisamos de pratica de soldagem e saber pra q serve um resistor.

a questao eh se vamos comecar nesta quinta. pq, se formos, temos q reunir as tralhas e catar leds e resistores.

#6

gente, esse era o projeto original q a gente tinha lido. so pra constar. mas o link tava quebrado. =/

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=50479.0

#7

O caminho das pedras para aprender letreiro de led:

  1. programação básica em arduino;
  2. matrizes, podemos começar com 8x8;
  3. pequenos detalhes de eletrônica.

#8

Boa, galera, vamo começar isso quinta. Se puder levar seu multímetro, seria massa Isaaquin.

Eu tenho três ou quatro LEDs de alto brilho. Talvez os leds fosse interessante a gente comprá-los. Pelo menos, uma pequena quantidade pra a gente começar. Quando a gente der conta da coisa, a gente compra o resto pra fazer o painel. A não ser q vcs queiram um painem multicolorido com várias cores e intensidades de LEDs hehehehe

Tô sem resistores. :( Levem seus pendrives, tem um curso legal q eu baixei e queria passar pra vcs.

#9

curso de eletrônica.

#10

a padronização do led é importante por que, dependendo do tamanho, intensidade luminosa e tensão de trabalho, a gente ia ter de usar um resístor diferente pra cada um desses tipos e talvez nem desse certo.

#11

Comecemos do básico: leds iguais.

Levando em conta que nem sabemos fazer um led piscar no arduino ;)

Seria massa uma aula do @egito :~

#12

egito rulez! entao, 1 - led iguais = ok 2 - levo o meu multimetro. preciso de: ponteiras novas. 3 - tenho placas. vai q tem resistores q ainda prestam nelas. 4 - precisamos ter uma plaquinha virgem pra fazer o painel? quem tem/devemos comprar?

#13

Boa noite pessoas, essa semana pra mim não rola devido a Campus Party, mais se rolar pra vocês está tranquilo, quanto a programação básica voltada pra Arduino Egito, Michel, Eu, ou quem souber pode passar pros demais tranquilamente. Também tenho placas com resistores, guardados estou sem, tenho alguns led´s também e 2 multímetros que posso levar.

Como alguns tem led´s proponho pra início utilizar os led´s que temos fazendo um padrão de cores e tipos, da mesma forma as placas, que tal as famosas plaquinhas de papelão pra início? depois compramos as coisas e damos acabamento, o negócio é iniciar e aprendermos juntos.

Também gostei da ideia de pensarmos em utilizar outros controladores também.

#14

ow, ewerton, mas a ideia do painel é usar leds de cores e intensidades iguais.

o ideal era uma protoboard, mas a ideia do papelão foi muito boa. a gente pode começar com algo em torno de 3x3 ou 4x4.

pra o painel de led, a placa virgem talvez seja necessária dependendo da quantidade de leds a serem usados. falo talvez por que existem muitos painéis diy que a galera usa pra crescer plantas em aquários e em ambientes indoor e usam todo tipo de material, até por que a finalidade é apenas a sustentação dos leds.

Pois é, Ewerton. Não sei se chegaremos a usar celulares ou outro tipo de sucata realmente, mas tentaremos. Existem vários outros controladores que podem ser usados. Eu acho interessante usar o arduino pra aprender, mas não pra continuar com ele pra acender leds ou outros usos que não usem toda a capacidade do arduino, senão é desperdício. Ouvi falar uma hora dessas em controladores PIC, acho que é uma ideia legal pra futuros projetos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador_PIC

O importante é saber aonde a gente quer chegar. Sabendo isso, a gente viabiliza o caminho.

#15

- tenho celulares no meu cemiterio domestico. vou levar.

- acho otimo comecar com uma plaquinha de papelao. depois qd estivermos mais escolados a gente pega uma placa virgem (eu posso fazer um papel mache no papelao e pintar q vai ficar um loosho)

- por agora, podemos catar essa ideia de ewerton e fazer um com os leds q temos. pq a ideia eh aprender o processo, nao ficar perfeito de primeira. vamos eliminar os custos e potencializar acoes no primeiro momento =)

materiais q vou levar:

- 2 placas-mae

- 2 celulares

- 1 multimetro sem ponteiras

- caixa de papelao

#16

-celulares funcionando ainda? pq eu peguei 2, mas quebrados, só consegui salvar as telas ;s

-own hahahaha vou levar papelão daqui tb.,

-ok, vou levar uns leds.

****o q vou levar:

-4 leds.

-meu ferro de solda.

#17

ferro de solda com solda.

seria bom internet na hora.

#18

Plaquinha? Seria legal comprar um shield e - quem tiver - uma protoboard, levar.

Aqui no CRC Egito, Michel e Ewerton usam até papelão para circuito.

Como falamos em reunião, não precisamos comprar as coisas, não é?

#19

o ideal é não comprar, já que temos muita coisa de sobra. mas, no caso de um painel leds, a gente precisará de muitos leds iguais. isso é muito difícil, a não ser que a gente consiga uns 50 mouses ópticos quebrados. ou faça um painel com leds de cores diferentes e, mesmo assim, ainda precisaríamos comprar vários pq não temos muitos.

#20

Não se preocupa com vários leds neste momento. Até porque o intuito é saber como funciona, certo? Até chegar numa matriz maior, vamos começando do comecinho... Fazendo um brink, controlando 1 led e por ai vai.

A não ser que vamos copiar algo já pronto.

#21

Por enquanto n precisa de tudo, realmente. Nem o arduino eu sei progamar hehhehehe mas eh pq n acho q vá demorar mt n.

#22

mas eh pq n acho q vá demorar mt n.

Gostei da confiança! ;)

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.