Pular navegação

algumas contribuições

Ajuda

algumas contribuições

oi pessoal tudo bem?

então, resolvi voltar por aqui porque a nossa associação de ciclistas criou um perfil na plataforma. Fazia tempo que eu não entrava no site e fiquei bem feliz de perceber sua evolução. É lindo o trabalho que está sendo feito, fiquei encantada. Parabéns mesmo! =D

no entanto, preciso confessar que acabei descobrindo duas coisas que me deixaram bem pouco à vontade na interação.

a primeira delas é um número de pontos que aparece, ao lado da foto, como primeiro dado sobre a pessoa no perfil dos membros. Há um senso comum que diz que isso ajuda a rede a melhorar, o FAQ diz que é para reconhecimento do trabalho colaborativo e talz. Particularmente, acho complicado esse tipo de associação de pessoas a números. Tenho a mesma opinião do David de Ugarte, acho que os rankings deixam o mundo e as redes muito mais medíocres.

a segunda foi a falta de opções de privacidade nas minhas interações. Vi que tudo que eu faço aqui dentro irá parar naquele box de "últimas atividades" no meu perfil. Isso talvez seja bom para meu próprio controle, mas porque precisa ficar público para todos? Porque todos os meus passos tem de ser descritos e narrados pela ferramenta e expostos para que todos saibam por onde andei? Isso parece vigilantismo.

por isso peço gentilmente que revejam essa superexposição padrão da ferramenta e permitam às pessoas mostrarem somente o que querem de si mesmas em seus perfis, inclusive os tais pontos. Quero ter a opção de não ser pontuada nem trackeada. Será que rola? :)

mui grata desde já pela atenção de vocês,

abração,

.f4bs
.
.

Comentários

#1

Olá Fabs! Seja bem vinda, juntamente com a galera do CicloIguaçu!

Concordo com essa opção de escolher não ser rankeado, porém as funcionalidades disponíveis no Corais são desenvolvidas pela comunidade Drupal e se uma funcionalidade não está disponível, eu não tenho condição de desenvolver. Eventualmente posso fazer adaptações, mas a sua sugestão vai além dos meus conhecimentos. Entre os módulos associados ao User Points não tem nada para opt-out. O mais próximo disso encontrei no módulo Achievements, mas ele não tem versão para Drupal 6.

Ou seja, para evitar que você seja rankeada, teria que desligar isso pra todo mundo, o que podemos colocar em votação. Até agora, só ouvi comentários positivos sobre essa funcionalidade de pontos, mas pode ser que os incomodados não estejam se manifestando. O @jatoba provavelmente deve ter algo a dizer sobre.

Sobre a questão de privacidade, isso é uma escolha de quem cria o projeto. É possível criar um projeto privado em que apenas os membros podem ver as ações dos outros. Essa é uma funcionalidade muito importante para a coordenação de trabalho coletivo pois ajuda a se ligar no que está acontecendo ao redor (senso de awareness).

Essa modalidade de projeto no futuro será um serviço cobrado pois entendemos que não contribui para o comum. A gente acredita que cada uma dessas interações registradas pode servir de insumo para o aprendizado de alguém que está dentro ou fora do proejto. Se você começar a navegar por outros projetos vai entender o que estou dizendo.

O projeto da Universidade Livre do Teatro Vila Velha é um bom exemplo. Embora ele não esteja ativo no momento, os milhares de posts ajudam a entender como organizar uma moeda social nos mínimos detalhes, como lidar com conflitos, como estimular a fiscalização por pares, como dividir tarefas sem ter um chefe, e etc.

No Corais os usuários abrem a mão da privacidade por uma boa causa: ampliar o conhecimento disponível no domínio público. O objetivo não é facilitar a vigilância, apesar de que isso de fato possa acontecer.

#2

Ola Fabs e Fred,

Bom ver este debate sendo contruido por aqui, espero que isso só resulte em melhorias para a gestão de nossos projetos através do CORAIS.

Em relação aos pontos, eu concordo com o q vcs levantaram. Seria mto bom poder habilitar ou desabilitar esta função de acordo com o tipo de projeto que estamos trabalhando.

O problema q vejo dos pontos é que eles não sao específicos de 1 projeto, são gerais de todo o CORAIS, ou seja não serve pra medir o quanto eu colaborei especificamente no projeto q estou vendo a informação  e isso pra mim gera uma falsa impressao de participação.

Ter um numero de pontos de participação em toda a plataforma CORAIS é pra mim uma informação sem muita utilidade.

O q vejo positivo nos pontos e como metrica em processos educativos, melhor do q uma nota de prova, seria pontuar quem colabora no ambiente, nao para ser primeiro ou segundo ou ter mais q o seu colega, mas estabelecer que uma quantidade mínima de pontos a serem atingidos em determinado processo formativo.

Infelizmente so funcionaria no sistema atual se todos os participantes estivessem apenas colaborando em 1 projeto do CORAIS, qualquer cenário onde tenha um usuário participando de 2 projetos já compromete esta utilização na forma q o sistema funciona hoje.

Aproveitando o gancho seria mto bom poder valorar cada tipo de colaboração em cada projeto. Ou seja no meu projeto um comentário pode valer menos que 1 sugestão, ou 1 votação pode valer mais que completar 1 tarefa... Não existe uma regra única pra isso, varia de acordo com cada realidade e o sentido de pontuar esses processos para um determinado contexto. Quanto mais engessado estas configurações menos proveitosa fica a ferramenta de pontuação.

Em relação a privacidade, concordo com a sugestão de Fred. Como o CORAIS trabalha com projetos de inovação aberta e com Laboratórios Cidadãos, a idéia e gerar conhecimento livre dos processos produtivos e possibilidades de aprendizagem entre envolvidos e interessados em estudar estes processos.

O caso da moeda social da LIVRE é apenas um bom exemplo disso, existem mtos outros interessantes e abertos aqui no CORAIS.

Quando as informações não devem ser públicas o caminho é ter um projeto privado na plataforma. Caso o grupo ache pertinente vcs podem ter 2 projetos no CORAIS um público e um privado. Infelizmente ainda não é possível ter dados públicos e privados no mesmo projeto, na versão atual. 

Tenho acompanhado o esforço do Fred aqui na comunidade MetaDESIGN e das restrições que enfrentamos por estarmos hj no Drupal 6. Pra mim precisamos tentar fazer um esforço coletivo pra conseguir migrar o CORAIS pro Drupal 7 e aproveitar as novidades que a comunidade tem a nos oferecer.

Não e um caminho fácil mas se tivermos um conjunto de coletivos interessados em investir na plataforma, podemos chegar onde queremos.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.