Programação
14h - Abertura
RODAS DE CONVERSA
15h - Como a web 3.0 pode ser um mutirão para fazer a inteligência coletiva emergir? Daniel Muller (ASL)
16h - Permacultura digital: intertextualizando a cultura da permanência. Fabianne Balvedi (PR), Pedro Jatobá (BA) e Leandro Atlas (RS)
17h - O Corais 20 tá chegando!: apresentação da nova versão da plataforma de gestão da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas, Cooperativa EITA
19h – Install Fest - Oscar Luz e Associação do Software Livre (ASL)
19h - CINELIVRE: exibição de filmes produzidos em software livre e/ou distribuído em licenças livres, seguido de debate (Curadoria; Cláudia Archer)
20h30 -
21h - Quarta Livre no 512
Shows: Mosaico Fluido, Áurea Vênus, Andrei Côrrea (vocalista/guitarrista da banda Trem Imperial), Banda Positive e Iyalodê Idunn. Nos intervalos do show, DJ Virgulinux (http://www.iteia.org.br/virgulinux) vai tocar suas seletas musicais nordestinas montadas só com músicas livres para baixar e de domínio público disponíveis na internet. Mosaico Fluido, Áurea Vênus, Andrei Côrrea (vocalista/guitarrista da banda Trem Imperial) e convidado surpresa. Nos intervalos do show, DJ Virgulinux (http://www.iteia.org.br/virgulinux) vai tocar suas seletas musicais nordestinas montadas só com músicas livres para baixar e de domínio público disponíveis na internet.
Leandro Anton (fotógrafo, Geógrafo e Educador Popular, integrante da Coordenação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo)
14h - Crise capitalista atual e possibilidade de um pós-capitalismo: o papel da democratização da cultura via militantes digitais
A proposta da discussão é alertar para o alcance da cultura digital, principalmente aquela voltada para o desenvolvimento de práticas colaborativas, na proposição de alternativas à crise atual que aponta para maior concentração de riqueza, poder, e controle das produções materiais e imateriais, mesmo que ao mesmo tempo estas novas tecnologias permitam também alguma democratização na sua produção e consumo.
_ Gláucia Campregher (Professora do Departamento de Economia e relações Internacionais da UFRGS)
_ Rodrigo Brites (discente de Relacões Internacionais da UFRGS e pesquisador da internet como ferramenta de poder)
_ Rafael Branchtein (Graduado em Relações Internacionais na UFRGS, criador e coordenador do CaféMundo)
Virou consenso dizer que o jornalismo brasileiro vive um "apagão" nos últimos anos, a partir do acirramento político que se deu em torno das Jornadas de Junho de 2013 e das eleições presidenciais de 2014. Ao mesmo tempo que o dito jornalismo tradicional está em crise, é visível a expansão de coletivos de comunicação e jornalismo "contra-hegêmonico" pelo Brasil, que buscam construir narrativas sobre os acontecimentos de pontos de vista que não os tradicionalmente mostrados na mídia tradicional. De que formas estes coletivos conversam com o software e a cultura livre? Como produzir comunicação e jornalismo em tempos bicudos, de acirramento de lados que não dialogam? Como fugir da polarização e produzir informação qualificada sobre os acontecimentos hoje no Brasil? Essas e outras questões vão pontuar o debate com diversos integrantes de coletivos de comunicação do RS e SC.
_ Agência Ganesha (Florianópolis, SC) - http://www.ganesha.org.br/
_ Nonada Jornalismo Travessia (POA-RS) - http://www.nonada.com.br/
_ Coletivo Catarse (Porto Alegre - RS) - https://coletivocatarseblog.wordpress.com/
_ Coletivo Maruim (Florianópolis, SC) - http://maruim.org/
Mediação: Leonardo Foletto (http://baixacultura.org, doutor em comunicação e informação pela UFRGS)
Marquise51 (https://www.facebook.com/marquise51records)
(http://www.galpaomakers.com.br/https://vilaflores.wordpress.com) - encerramento com roda de conversa sobre a reconfiguração das Casas Colaborativas
4º DIA - 7 de outubro (sábado)
16h - Internet(s) possíveis para a cultura livre. Roda de conversa ( Casa de Cultura Digital Porto Alegre - http://ccdpoa.com.br/)
17h - Redes Livres e/ou Provedores Comunitários no Brasil e mundo (Rodrigo Troian, Coolab – laboratório cooperativo de redes livres - COOLAB)
19h - Festa da Cultura Livre: Junção Primavera Cultural Novo Hamburgo - Lúpulo Jah e Outro Mundo Acontece: Kalunga Quilombola (POA) e Expo Arte,
Local: Espaço Sideral (Rua Casemiro de Abreu, 272, Novo Hamburgo) e Casa Aberta Clube da Esquina (Rua Casemiro de Abreu, 251), uma na frente da outra.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 1059 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
Gostei muito da roda de conversa de hoje e queria aproveitar para deixar aqui meu contato para todos. Vi enorme trabalho criativo e me impressionou muito mais a possibilidade de fazermos um networking bem sólido em torno das propostas de inclusão digital colaborativa e internet das coisas para todas as áreas do conhecimento. Fomentar uma nova cultura, onde o acesso aos termos e ferramentas será constante, onde as pessoas poderão desenvolver novos processos criativos e propor soluções mais sustentáveis para o mundo de hoje.
Foi muito bom estar com todos!
Felipe Rodrigues
(51) 993.740.705 Whatsapp
felipe [dot] rodrigues [at] softearelivre [dot] org