Pular navegação

Kultuforum: CCBA 01/04/2016

Kultuforum: CCBA 01/04/2016

Pontos: 0

Na próxima sexta-feira, dia 01 de abril, o CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha promove a edição extra do Kulturforum, que contará com a presença da artista colombiana Maria Linares, que vive e trabalha em Berlim desenvolvendo trabalhos de arte pública e participativa e apresentará para o público o projeto ¨Citizen Art Days¨. No projeto o espaço público é visto como o lugar de convivência, onde a democracia, a comunicação e a interação social se desenvolvem, associado ao crescente interesse da população em participar dos processos de reflexão, proposição e tomada de decisões quanto aos espaços e empreendimentos públicos, e às possibilidades de uso social criativo, econômico e sustentável. O Citizen Art Days reúne cidadãos, artistas e atores urbanos para pensar, e trabalhar, em conjunto, sobre problemáticas comuns com base em estratégias artísticas.


A partir do trabalho da artista colombiana se abordará a temática da participação e (re)conquistas urbanas nas questões políticas, sociais e cotidianas através da arte contemporânea e, segundo o Diretor Christoph Ostendorf, o CCBA aproveitará para abrirá um espaço livre para a troca e o debate sobre experiências relacionadas com estratégias artísticas colaborativas que possibilitam, facilitam e provocam a expressão da população em relação ao sonhos e desejos de uma cidade com mais, e melhor, convivência, qualidade de vida, direitos, etc. Estimulando, assim, uma ampla participação da sociedade na formulação de políticas urbanas a partir de provocações e estratégias junto com os artistas contemporâneos, grupos e espaços de cultura independes da cidade. A proposta parte da convicção de que projetos artísticos realizados em cooperação com os cidadãos representam o método adequado para responder aos problemas de crescimento e desenvolvimento das cidades. E de que práticas como oficinas, palestras, conferências, rodadas de diálogo e debate, excursões, ações, intervenções e performances podem permitir a participação ativa e colaborativa da população, utilizando de estratégias artísticas para a reformulação e reconstrução da sociedade para cada um de seus cidadãos.


Portanto, o evento do dia primeiro terá uma agenda intensa de atividades e debates ao longo do dia, começando às 09h da manhã e indo até às 18h. Além da apresentação de Linares, outros grupos da cidade terão espaço para expor suas ações.

Programação

09h00 - Café da manha
09h30 - Inscrição grupos e projetos locais para apresentação;
10h00 - Apresentação do projeto Citizen Art Days de Maria Linares;
11h00 – Debate
11h30 – Apresentação grupo /projeto local 1
12h00 – Debate
12h30 – Almoço;
14h30 – Apresentação grupo/projeto local 2
15h00 – Debate
15h30 - Apresentação grupo/projeto local 3
16h00 – Debate
16h30 - Apresentação grupo/projeto local 4
17h30 – Debate
Pré-visualizarAnexoTamanho
kulturforum.jpg
kulturforum.jpg47.26 KB

Comentários

#1

Olá Carlos,

Valeu por socializar a atividade. Confirmo minha participação amanhã as 9 na Boa Vista.