Pular navegação

Escrever sobre as ferramentas de cocriação disponíveis no Corais

Escrever sobre as ferramentas de cocriação disponíveis no Corais

timer iconTempo registrado:
1 hora

O capítulo Cocriação e cria-atividade está praticamente completo, faltando apenas explicar como as ferramentas do Corais permitem a cocriação.

  • Textos colaborativos permitem criar roteiros, livros, etc
  • Comentários vão acrescentando às ideias
  • Rabiscos no comentário
  • etc...

É importante capturar telas e salvar imagens para ilustrar estas explicações. Isso pode ser anexado na galeria de imagens.

Comentários

#1

Alguém disposto a escrever sobre as ferramentas de cocriação disponíveis no Corais?

#2

Opa, ainda há prazo Fred? Se sim tô dentro!

#3

Oba! Seria uma pena ter que eliminar essa parte, que é a minha favorita! Manda bala lá no texto colaborativo, aí na sequência faço uma revisão geral.

#4

Criei o texto lá no texto colaborativo http://corais.org/colabor/node/80037. Acabei ficando na parte mais textual mesmo. Gostaria de voluntário para a revisão do texto e possíveis acréscimos, além do acréscimos de imagem, pois não consegui pensar em nada interessante para ilustrar em termos de imagens:

A Plataforma Corais dispõe de algumas ferramentas que viabilizam  processos de co-criação, em texto, em imagem, online e offline. A ferramenta Texto Colaborativo é uma das mais notáveis, pois não é apenas útil do ponto de vista de materiais textuais, mas também pode ser utilizada como uma sala de reuniões. Isso porque os textos colaborativos contem um bate-papo próprio do Pad (à parte daquele chat geral do corais em que se pode conversar individualmente ou em sala pública aberta). Por exemplo, pode-se fazer uma reunião online, em que a pauta esteja escrita no pad e os participantes estejam dando andamento à reunião no chat.
 
A parte textual em sí permite uma produção participativa de vários tipos de texto, como capítulos de livros ou artigos, criação de roteiros, formulação de contratos, criação de textos para atender demandar de edital, e todas as atividades que são possíveis de se fazer coletivamente em texto.
 
Do ponto de vista da imagem, além de poder fazer o upload de imagens na galeria de imagens, disponibilizando o código fonte, pode-se criar dessenhos colaborativamente. Nos comentários de cada seção, tem-se a opção "anexar desenho a este comentário". Uma vez anexado o desenho, ainda a opção de "continuar este desenhos". Ou seja, dentro do próprio Corais, já se pode ir desenhando por várias mãos, o que denota um projeto de co-criação dos mais significativos.
 
Os comentários em geral auxiliam bastante do ponto de vista da co-criação no Corais pois é lá que as ideias são acrescentadas, além de permitir contribuições offline ou mais deslocadas no tempo. Isso porque, no exemplo citado das reuniões, pode-se pensar que apnas os presentes conseguirão opinar. Porém, nos comentários, pode-se participar dias depois, desde que se registre tudo o que se passou nos dias que o usuário não esteve no Corais. 
 
Para colaborar online, além do chat do texto colaborativo há o chat geral do Corais que contém uma sala pública aberta e pode-se conversar individualmente com membros. Além disso, pode-se fazer video conferências, desde que solicitadas com 3 dias de antecedência.
 
O Corais consegue com esta gama de ferramentas otimizar os processos de co-criação, pois para que a colaboração seja efetivada é preciso não só se apropriar do discurso da receptivade para participar, mas também criar as condições necessárias para a que todos os membros do coletivo consigam de fato co-criar.
 

#5

Tempo registrado: 1 hora em abril 06, 2014

Revisei e complementei seu texto Carlos, falando sobre as ferramentas de mapa mental e de sugestões. Acrescentei também um estudo de caso sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. Só está faltando o estudo de caso sobre a logo do projeto do vocabulário da participação, que eu pretendo fazer em breve.

#6

Carlos, o texto ficou muito legal.

#7

Valeu Isaac, tâmo junto!

#8

oi Fred, Carlos, Isaac e demais! Dei mais uma revisada ortográfica neste capítulo e surgiram dúvidas que registrei no corpo do texto entre aspas. Minha cor é bege. abs!

http://corais.org/colabor/node/80037