Pular navegação

Imagens e ilustrações

Imagens e ilustrações

Já que o conteúdo do livro sobre trabalho colaborativo são relações sociais e eventualmente estas não são visíveis, é importante ter imagens ao longo do livro que explicitem estas relações. 

Para cocriação destas imagens pode ser usada a ferramenta de rabisco em comentário e arquivos de imagem em formato livre como SVG.

Qualquer pessoa está convidada a participar de uma imagem que ainda não esteja completa. 

Veja por exemplo como foi desenvolvida Imagem sobre alinhamento de objetivos, do rabisco à imagem polida.

captura_de_tela_2014-03-25_as_12.45.11.png

captura_de_tela_2014-03-25_as_12.45.27.png

Comentários

#1

Tem rabiscos que a gente precisa de digitalizar?

#2

Temos rabiscos pendentes no macro e micro economia e inovação aberta. Tem outras tarefas ainda sem rabisco para as imagens. Alguém sugere algo? Só olhar no lado direito pra ver a lista de tarefas.

#3

Fred e demais! Sugiro que onde falar sobre ferramentas da Corais tenha a imagem captura de tela e linkada. Muitas pessoas que tem interesse em cocriar aqui, se beneficiarão. Que dizem? 

#4

Concordo plenamente Paula. Estamos precisando de voluntários que possam fazer isso. Alguém se dispõe?

O Jatobá fez isso no capítulo de Trabalho colaborativo e economia solidária. Ele capturou, fez o upload das imagens na galeria de imagens e depois só colocou as urls das imagens no texto colaborativo, que exibe elas automaticamente. A dica é fazer capturas de tela somente mostrando a área em questão, pois a interface do Corais pode mudar e o livro ficar desatualizado.

#5

Oi Fred e demais, agora que consegui instalar um programinha de captura, vou fazer as imagens das ferramentas da Corais.

Insiro aqui uma imagem de uma mandala criada com o aplicativo kaleido, usando o logo da Corais. Ele cria imagens caleidoscópicas interessantes, com simetrias bacanas, composição harmônica e resultados inusitados.  

Penso que vocês designers podem - de repente, gostar e utilizar de algum modo no livro, quem sabe retrabalhadas..  

E salvei a captura em movimento e, não sabendo como partilhar aqui - até porque ficou grande e não consigo editar neste note, compartilho via google drive. 

Que dizem?make_your_own_kaleidoscope_corais.jpg

#6

Gostei da imagem Paula! Se conseguíssemos numa resolução melhor poderíamos usar para enriquecer o projeto gráfico do livro.

#7

oi Fred! Compos! Meu print neste note que não sai lá essas coisas e tem algo errado com meus plugis que não permitem salvar do site, direto a imagems, que aí sai oereita, em ótima resolução, tal qual as imagens no vídeo que partilhei. 

Se gostaram podem entrar na ferramenta e criar as boas imagens desejadas. No vídeo demonstro como usar. Que diz/em?

#8

Você está usando alguma extensão do Firefox Paula? Tem várias que dá pra fazer prints legais.

#9

Fred, sorry! Li agora. A ferramenta de captura original do windowns foi desinstalada e baixei a PrtScre mas não é boa. Uso o chrome e agradeço sugestões. 

#10

Olá Paula! O próprio Google tem uma extensão pra Chrome para capture de tela que permite inclusive pegar só uma parte da tela. Se não funciona essa, procura na store do Google por extensões similares.

#11

Puxa, gente as ilustrações fazem tão bem ao livro, mas atualmente temos poucas. Temos dois estilos de ilustração: a do Leo Guedes, exemplo sobre o comum, e o meu estilo, exemplo macro-micro economia. Esses dois estilos não combinam muito, porém, se tivéssemos mais diferentes estilos, ou seja, se outras pessoas também desenhassem, iria ficar bacana.

Eu fiz a minha usando a própria ferramenta de desenho no comentário da Corais. Não é preciso ter nenhum dom pra usar essa ferramenta e os demais podem continuar uma ideia inicial. Quem se anima? Veja ao lado possíveis ilustrações ou então invente a sua à partir do texto!

projeto_grafico8f.png

projeto_grafico8e.png

#12

Eu vou arriscar algumas coisas :D

à noite faço uma brincadeira.