Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

PROJETO PONTÃO DE CULTURA DO CEC

 

 

a) OBJETIVO oferecer estrutura física, de recursos humanos, de equipamentos, e de novas tecnologias, e atuar fomentando atividades de capacitação e formação de habilidades na área de cultura e sua interface, arte, educação, patrimônio e memória para agentes de cultura vinculados aos pontos de cultura e coletivos de cultura.  

 

Outro objetivo é promover ação de responsabilidade social, dando oportunidade aos jovens para ingressar no mercado de trabalho, seja  através de  estágio e o primeiro emprego, além de possibilitar  sua atuação na execução do projeto, seus eventos e desdobramentos

 

b) JUSTIFICATIVA

 

 

No universo das organizações não governamentais - localizadas no raio da Salvador e Região Metropolitana incluindo os pontos de cultura - registra-se uma demanda de atividades voltadas para a formação, tanto no campo da gestão do terceiro setor, quanto no que se refere ao público que são atendidos pelas atividades das mesmas. As áreas de cultura e arte nas suas mais variadas linguagens e todo o campo que faz a interface com a cultura requerem de habilidades para que possa atender um público cada vez mais exigente e um mercado cada vez mais competitivo. Habilitações técnicas e desenvolvimento de capacidades humanas específicas para estas áreas nas instituições acadêmicas ainda é pouco acessível. Estas mesmas habilidades no nível técnico que possa garantir a iniciação profissionalizante comparando com a demanda existente é quase nula, sendo legado inclusive às instituições particulares e às de características não governamentais que somam um número muito pequeno. 

 

No aspecto do foco temático

 

Estamos vivenciando momentos de conflitos entre a concepção da globalização e da identidade. Novas formas de organização da sociedade emergiram a partir do surgimento de novas tecnologias com ênfase nas tecnologias da informação.  As redes virtuais  passam a competir   tanto na sua forma de organização como as formas presenciais dos grupos humanos, um modo de organização que  delimita uma condição ou grau de competitividade.

 

Nestes espaços das redes vivencia-se um processo de aceleração do tempo, da comunicação, do espaço e de resultados. Seria o espaço por excelência do tempo instantâneo, onde as idéias de memória e de cultura, como patrimônio, tomam outro sentido ou são ameaçadas. No entanto, indivíduos e grupos se organizam para garantir a reconstrução de identidades sejam elas de qualquer tipo.

 

Os movimentos sociais buscam manter nas suas ações coletivas o propósito da ética e dos valores para com o principal bem de memória da humanidade: próprio ser humano.

 

Nesse bojo, está à preocupação com as gerações futuras quão necessárias será reconstruir a história da geração passada como referenciais humanos sobrepondo ao risco do referencial máquina.

 

Intervir de forma sutil, mas consistentes nesta realidade é o propósito quando propomos focar nosso trabalho formativo na questão dos bens patrimoniais e de memória, bem como de direitos culturais,  para que pelo menos possamos instigar o desejo, a consciência cultural, crítica e a vontade de contribuir para um resultado diferente.

 

- desenvolvimento de atividades voltadas a transmitir os conhecimentos sobre a salvaguarda do patrimônio cultural e sua proteção;

 

- o fomento ao diálogo entre as gerações;

 

 - fomentar a noção da compreensão de patrimônio imaterial, como componente essencial da identidade cultural;

 

-  fomentar ações de defesa aos direitos da cidadania cultural e inclusão dos grupos menos favorecidos no processo de emancipação da cultura brasileira;

 

 

d) Descrição Metodológica

 

 

A orientação metodológica que o sustenta, como base as práticas que permitam a construção coletiva do conhecimento, práticas dialógicas e operativas uma combinação que permite que a realidade possa ser desvelada e problematizada, permitindo uma clara visão das possibilidades de transformação e uma postura protagonista na questão de superação das dificuldades, mas principalmente a possibilidade criativa.

 

Serão usadas técnicas de Grupo Inovadoras que constituem instrumentos eficazes para a aprendizagem e permite que os agentes de cultura e demais público alvo se aproprie de habilidades e consiga formar atitudes protagonistas, acessíveis e colaborativas  além de promoverem atitudes ativa e crítica frente às situações, enfrentá-la e encontrar alternativas viáveis a novos rumos, sonhar, projetar a vida e buscar a realização.

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia de Formação Aspectos gerais a serem contemplados por todos os cursos e oficinas que são realizadas pelo Pontão CEC:

 

A proposta de formação para a iniciação profissional dos participantes do Projeto sugere uma estrutura prática que busca contemplar três das principais necessidades dos agentes: a) educação e cultura geral; b) habilidades técnicas  e c) desenvolvimento pessoal.

 

     1. Educação e Cultura geral - levá-los a conhecer : suas origens, cultura; Situações ambientais, história e equipamentos da cidade, movimento sócio-econômico, estrutura política, manifestações culturais de forma geral.

 

2. Desenvolvimento pessoal - diz respeito a promover a competência pessoal e interpessoal, e abrange aspectos cognitivo, físico, afetivo, de interação grupal, além de organizativos, e o espírito empreendedor, colaborativo e noções plenas da economia solidária aferindo suas práticas. 

 

 

3. Habilidades Técnicas – inerentes a cada área a ser estudada promovendo também o exercício prático necessário para o desenvolvimento de suas capacidades para o trabalho na área escolhida.

 

 

Estrutura Programática em Módulos

 

   1, MÓDULO BÁSICO

 

Todos os cursos e/ou oficinas estarão incorporando as dimensões  (a,b e c) – que corresponde a contribuir com o desenvolvimento pessoal e social que possibilita a formação da cidadania.

 

Conteúdos:

 

- Leitura e interpretação de textos;

- Desenvolvimento da expressão e comunicação

- Cálculos matemáticos/raciocínio lógico;

- Higiene e saúde

- Exercício da Cidadania

- Sociabilidade

- Relações interpessoais e grupais

- Empreendedorismo

- Gestão Colaborativa

- Consciência crítica

 

 

2. MÓDULO(s) ESPECÍFICO(s) - Que consiste no desenvolvimento da capacidade profissional. Os alunos recebem as informações básicas e necessárias para aquisição de habilidades específicas.

 

Além destas informações inerentes a cada profissão incluir o entendimento de conceitos, como: abordagem histórica da atividade, dados sobre produtos e equipamentos utilizados, cálculos de produtos e serviços, Importância, qualidade, postura profissional, higiene e segurança no trabalho, ética, relações de trabalho, planejamento estratégico e gestão colaborativa, organização e  comunicação.

 

 

 

Metodologia de Formação Aspectos Específicos de cada área a ser desenvolvida, através de cursos e oficinas:

 

 

Resultados esperados e forma de análise destes resultados

 

 

CRONOGRAMA

 

 

CUSTOS

 

 

TEMÁTICAS GERAIS / ABRANGÊNCIA:

 

Gestão

 

- Operatividade Grupal

- Planejamento Estratégico

- Gestão Colaborativa

- Elaboração e gestão de projetos

- Controles financeiros

- Gestão Cultural

 

Patrimônio e Memória

 

- Pesquisa

- História e preservação de bens patrimoniais imateriais,

- Gestão da cultura patrimonial,

- Cultura digital - aplicabilidade na preservação documental;

- Preservação digital e gestão eletrônica de documentos;

- Tecnologias para registros e comunicação integrada para a difusão de bens

   patrimoniais.

 

 

Estratégias

 

Para difusão das práticas e serviços o projeto estará criando eventos específicos contemplando, mostras artísticas, oficinas e encontros de trocas de conhecimentos, que possam estar trazendo experiências de outras iniciativas, além de proporcionar oportunidades para divulgar  os talentos  e trabalhos desenvolvidos.

 

         

 

 

Portanto:

 

Uma administração transparente – tomando na prática a seriedade e honestidade na gestão dos bens comuns, nas prestações de serviços de forma geral.

 

Participativa – que garanta a contribuição de todos; a participação ativa e operativa do grupo a que pertence nas resoluções de seus problemas, mas também sua integração com outras realidades.

 

Em atitude permanente de respeito pessoal e profissional pelo outro – nas relações internas de trabalho e fora delas;

 

Eficiente, eficaz e de excelência na qualidade os seus serviços – que sejam estabelecidos padrões de eficiência, e qualidade no atendimento.

 

Inovadora – que possa estar sempre buscando formas criativas para dinamizar seus propósitos. Que se interesse pela capacitação profissional bem como interação com assuntos e temas atuais que demonstrem aplicabilidade em todos os seus setores e setores da sociedade.

 

Busca constante - de evolução na cultura e conhecimentos gerais para que possa servir de instrumento na construção do conhecimento coletivo.

 

Somam-se aos princípios aqui sugeridos, os que norteiam modelo de  filosofia  adotado para os bons propósitos das ações.

 

Plano de educação

 

Planejamento Educacional será a ordenação e sistematização de atividades executivas que contribuirão para suprimir as demandas de formação profissional da comunidade alvo.

 

Representará:

 

Abordagem racional e científica dos problemas concernentes à postura e profissionalização ideal da comunidade alvo supondo sobretudo a fixação de objetivos a alcançar.

 

Os objetivos decorrentes de:

 

1)    de adesão à perspectiva filosófica (da comunidade alvo)

2)    do conjunto de informações sobre a realidade:

3)    socioeconômica (situação do mercado); 

4)    disponibilidade de recursos  ou alcance destes recursos; sobre os recursos humanos (parceiros na capacitação técnica do conjunto).

 

 

VIABILIZAÇÃO DO PROJETO

 

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO

O Pontão estabelecerá participações nas seguintes modalidades:

 

Parceiros de pontos de cultura que possam ser instrumentalizados com as atividades do Pontão;

 

Parceiros pontos de cultura que de forma colaborativa nos ofereçam produtos e serviços que complementem nossa estrutura operacional em troca da formação ou outros serviços dentro do nosso alcance.

 

Coletivos de cultura que tenham desempenhos similares aos pontos de cultura e que sejam desprovidos de equipamentos, bens, serviços e recursos técnicos e humanos para desenvolverem sua gestão.

 

Profissionais empreendedores na área de cultura, arte, educação, patrimônio e memória, comunicação e áreas que fazem a interface com a cultura com experiências em projetos culturais e intercâmbios.

 

Também estará aberto às parcerias com programas municipais, estaduais e nacionais cujas finalidades estejam condizentes com as finalidades do Pontão.

 

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

 

 

Exercer uma Gestão colaborativa – com postura de Responsabilidade Social. 

 

O Pontão será administrado por um colegiado formado pelo representante legal dos parceiros diretos e/ou projetos e setores específicos cujos perfis e competências possam estar condizentes com as necessidades, objetivos e finalidades.

 

 

O colegiado estará sendo subdividido em coordenações respectivamente: Coordenação Geral; Coordenação Administrativa; Coordenação Financeira; Coordenação Técnica-Pedagógica; Coordenação de Comunicação, Eventos que por sua vez se organizam em vários núcleos e/ou setores de apoios técnicos e complementam sua estrutura funcional com parcerias nas modalidades especificas quando necessárias.  

 

 

 

Atividades a serem desenvolvidas

 

 

O Pontão Cec trabalha com um elenco de cursos e oficinas que são demandados pelos territórios de sua abrangência mas podendo este elenco ser ampliado em conformidade com as realidades e parcerias.  

 

 

Cursos  com, no mínimo, 100 horas e  máximo de 720  horas.

 

 

CAPACITAÇÃO  PARA ORG. DO TERCEIRO SETOR

 

 

1. GRUPO OPERATIVO                                    100 HORAS

 

2. PLANEJAMENTO E GESTÂO

  COLABORATIVA                                            100 HORAS

 

3. GESTÃO CULTURAL                                    360 HORAS

 

4. SEMINARIOS TEMÁTICOS                          06  EVENTOS

 

5. ELABORAÇÃO DE PROJETOS                  100 HORAS

 

6. FINANÇAS/PRESTAÇÃO DE CONTAS           100 HORAS

 

 

 

PROFISSIONALIZANTES

 

 

1. FOTOGRAFIA                              720  HORAS  X  02 TURNOS  X  3 AÇÕES

 

2. VÍDEO                                          720  HORAS  X  02 TURNOS  X  3 AÇÕES

 

3. PRODUÇÃO ARTÍSTICA          720 HORAS X 02 TURNOS X  3 AÇÕES

 

4. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 720  HORAS X 02 TURNOS X 3 AÇÕES

 

5. EDITORAÇÃO ELETRÕNICA          720 HORAS X 02 TURNOS X 3AÇÕES

 

6. DESENHO GRÁFICO                        720 HORASX 02 TURNOS X 3 AÇÕES

    ILUSTRAÇÃO E ANIMAÇÃO 

 

 

7. WEB DESIGNER E WEBSITE         720 HORAS X 02 TURNOS X 3AÇÕES

 

8. LOCUTOR COMUNIT ÁRIO            360 HORASX 02 TURNOSX 03 AÇÕES

 

9. CANTO                                                 360 HORASX 01 TURNO X 03 AÇÕES

 

10. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS   360  horas  X  02 turnos  X  3

      DE COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

OFICINAS

 

 

1. FOTOGRAFIA                                                            360 HORAS

 

2. VÍDEO                                                                          360 HORAS

 

3. COMUNICAÇÃO INTEGRADA                              360 HORAS

 

4. CULTURA DIGITAL 

 

5. DESENHO GRÁFICO                                               360 HORAS

 

6. DIREÇÃO TEATRAL                                                  360 HORAS

 

7.IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM DANÇA     400 HORAS

 

8. BASICO DE ILUMINAÇÃO CENOTÉCNICA            160 HORAS

 

9. CURSO BÁSICO DE TEATRO                                 400 HORAS

 

10. CURSO BÁSICO DE FIGURINO E ADEREÇOS       360 HORAS

 

11. TEATRO DE BONECOS                                         360 HORAS

 

12. TEATRO INFANTIL                                                 360 HORAS

 

        

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.