Estimando o tempo de cada fase do UX Cards com o Planning Poker

Planning Poker Deck

Estava acompanhando o processo de criação do UX Cards de longe e fui apresentado oficialmente ao mesmo pelo Frederick van Amstel na semana passada.

Durante nossa conversa sobre o UX cards, ambos mencionamos sobre a possibilidade futura de transformar essa ferramenta (o UX Cards) em um gantt chart do planejamento do projeto. Mas para tanto, seria preciso que as fases do projeto de UX fossem estimadas.

Para isso pensei que no mesmo espírito do UX Cards de colaboração (e uso de cartas) o Planning Poker seria o método ideal para realizar estimativas para o projeto.

Traduzi parte do conteúdo da Wikipédia explicando seu funcionamento e utilização. Acredito que funcione bem para agregar a processo de planejamento de UX com UX Cards.

Mas o que é o Planning Poker?
O Planning Poker é uma técnica consensual para estimar, usualmente utilizada para estimar esforço ou tamanho relativo de estórias de usuário no desenvolvimento de software utilizando métodos ágeis de gerenciamento. Segundo a Wikipédia é uma variação do Wideband Delphi.

Como funciona?

Normalmente se utiliza um baralho de cartas com uma sequência numérica, algumas vezes utilizando Fibonacci ou derivações do mesmo. É comum como na foto, que existam cartas de "?" ( para dúvida, quando existe muita incerteza ou talvez seja grande demais e precise ser reduzida) e uma de "café" para fazer uma pausa. A unidade pode variar, podem se considerar como dias de duração, pontos da estória ( que podem ser convertidos em alguma outra medida ) ou qualquer que seja a medida.

Procedimento

É realizada uma reunião de estimativa, onde cada participante terá seu deck de cartas identico para o processo de estimativa.
  1. Um moderador organiza a reunião.
  2. O gerente de produto ou product owner faz uma apresentação curta sobre a user story. É dada ao time a oportunidade de realizar perguntas e esclarecer riscos e suposições.
  3. Cada participante coloca sua carta de estimativa virada para baixo.
  4. Todos viram suas cartas simultâneamente.
  5. Pessoas com estimativas altas e baixas, tem um tempo para justificar suas estimativas
  6. Repita o processo até que se chegue a um consenso. O participante que for responsável pela entrega terá uma porção maior do voto de consenso, mas o Moderador pode negociar isso.
  7. Uma ampulheta/cronometro pode / deve ser utilizado para garantir que a discussão seja estruturada e o Moderador pode virar a ampulheta a qualquer momento e quando se encerra uma discussão para iniciar outra rodada de poker.

Um contador de tempo online bacana é http://www.online-eggtimer.com/. Mas você pode usar qualquer temporizador que funciona muito bem.
Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
UX Cards

Comentários

#1

Interessante a idéia. Percebo que no caso da agência onde trabalho os UX Cards estão mais para o lado de planejamento do projeto e para treinamentos.

Para o planejamento, acabo estimando as etapas após terminar a configuração de um projeto com os cards para ver o que pode ser feito simultaneamente em termos de tempo e por isso ter cartões destinados às estimativas seria muito bom, mesmo que seja um grupo de cartões separado para uso após a configuração do plano do projeto, quando a dinâmica de uso possivelmente será diferente.

#2

Achei muito boa a idéia, Gawry. Acredito que o planning poker possa acontecer após o planejamento das etapas do projeto, criando um ritual de comprometimento: a equipe divide as tarefas e cada um estima seu prazo. O legal de estar numa reunião é que uma estimativa de prazo incorreta pode ser detectada rapidamente pelo feedback dos colegas.

Agora não acho que seja necessária cartas com os valores de tempo pré-definido, como na foto acima. As cartas de tempo dos UXCards são genéricas, em branco, permitindo ser customizadas para qualquer valor com a caneta de quadro-branco.

#3

Quando poderei adquirir o baralho original? Ainda estou aguardado ;) Adoraria testa-lo no P.Poker que estamos realizando aqui em um projeto-piloto.


Há pouco tempo aderimos ao SCRUM para o desenvolvimento de um sistema de gestão eletrônica de documentos para o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Sendo um projeto grande, este foi dividido em pequenos escopos, onde no início de cada pacote são realizadas sessões de P.Poker organizadas pelo Product Owner. Como ainda estamos indo para o segundo pacote, tinha muito interesse em obter o baralho para depois poder relatar a minha experiência com ele aqui na empresa.


Já está a venda?


Att,
 

#4

Então Danielle, a gente ainda está no programa beta, aguardando as experiências dos participantes, que não tiveram a oportunidade de testar ainda. Planejamos em breve lançar um crowdfunding pra primeira leva de cards..

#5

Algum report sobre os cards? Conheci a pouco o projeto.. mas fiquei muito empolgado... trabalho numa empresa de desenvolvimento do software em Manaus e estamos buscando inserir métodos de UX dentro do processo de toda empresa que eh certificada ISO... procurei por todo o site.. mas não encontrei por completo o baralho... Seria interessante aplicá-lo por aqui e dividir com vocês o que constatamos e colaborar com o projeto...

att