Pular navegação

sitemap e considerações para os wireframes

Ajuda

sitemap e considerações para os wireframes

para deixar registrado, já que essa conversa a tarsila e eu tivemos pelo gtalk:

decidimos quais serão os entregáveis, a tarsila mandou  algumas perguntas pra ONG e está fazendo o breafing.

eu fiquei de fazer o sitemap, que manda anexado no post (fiz no axure, mas, pra que vc possa abrir sem ter o programa, fiz um protótipo gerado e zipei. dessa maneira vc vai conseguir abrir).

alguns comentários sobre decisões no sitemap:

- os textos que estavam na seção 'quero adotar' eu coloquei junto das 'matérias', já que eram temas muito relacionados. mas agora chamei essa seção de 'cuidados com o seu gato'. ainda assim, é importante manter um link na tela 'quero adotar' para essa tela sobre cuidados.

- na tela 'cuidados com seu gato',  pensei em dividí-la em 3 módulos. assim, todas as matérias ficam na mesma página, mas fica mais fácil de achar. os módulos seriam (não precisa ser esses nomes, é só pra eu te explicar a minha ideia):

> "antes de adotar" - com os textos referentes à escolha do gato, que procedimentos se deve tomar antes... enfim, o que se deve saber antes da adoção em si

> "adotei. e agora?" - com os textos referentes a dúvidas posteriores dos donos, tipo castração, alimentação,...

> "saúde do seu gato e de quem vive com ele" - existem muitos textos sobre doenças de gato. então acho que vale uma seção só pra isso.

enfim, tudo isso na mesma tela de cuidados com o gato, só que divididos por assunto.

- também fiquei pensando se não deveria ter uma tela específica para a lista de gatos.... mas com uma chamada grande na home pra esse conteúdo (já que deve ser o mais acessado). aí, quando o usuário vai em "quero adotar" e entra na lista de gatos, ele não volta pra home. ele continuaria vendo o submenu da seção 'quero adotar'.

- algumas páginas são muito parecidas e tratam do mesmo conteúdo. esse conteúdo deveria ser juntado, enxugado, editado e colocado na mesma tela (isso não é nosso trabalho, mas só pra te explicar pq ignorei algumas páginas). por exemplo: existe mais de uma página explicando castração, mais de uma sobre toxoplasmose, e existe uma com 'critérios de adoção' e outra com 'política de adoção', essas duas últimas devem ficar uma só.

-coloquei a loja virtual dentro de 'como ajudar', mas isso não significa que não podemos dar um bom destaque pra isso na home.

aliás, acho que precisamos colocar na home:

- os vídeos da ONG. no site, suuuuper escondido, tem uma tela com 4 vídeos antigos. mas no youtube, no canal da ONG, tem mais de 60! e as pessoas amam vídeo de gatinhos fazendo qualquer coisa. isso manteria as pessoas mais tempo no site.

de repente poderíamos colocar um carrossel que mostrassem esses vídeos randomicamente.

- uma chamada pros produtos da loja virtual

- uma chamada pro livro da AUG

- a possibilidade de espaço para algum comunicado importante da ONG (como tem ali na home, à direita, perdido)

- uma chamada pra apadrinhar gatinhos E/OU para fazerem doações

- uma chamada super destacada pra lista de gatos a serem adotados

- chamada para a página sobre denúncia de maus tratos ("denuncie maus tratos")

- link pro orkut, facebook, twitter da ONG

- no rodapé, poderia ter link direto pras outras parte do site, como um mapa do site. tipo isso aqui (mas menos gigante): http://www.lynda.com/

isso facilita pros robôs de busca acharem o site e é uma segunda forma de navegação pelo site, para quem preferir.

sobre a navegação:

- acho que podemos ter o menu principal com os itens de primeiro nível (quero ajudar, como cuidar do seu gato, como ajudar a AUG, sobre a AUG, comunicação - repetindo, podemos mudar esses termos) e aí cada item tem um menu de 2º nível, exceto o 'cuidados com o seu gato', que já teria todas as chamadas pros textos nessa tela mesmo.

- não precisamos fazer uma tela para cada item ali do menu principal e dali o cara escolhe para que item do submenu ele vai. ele pode já entrar numa tela do submenu. tipo esse site aqui http://www.muitobemvindo.com.br/Default.aspx . se você entra em 'artriter reumatoide', você já está na tela "o que é". entende? acho que no caso do "como ajudar" podemos fazer isso. o usuário já entra na tela de doações ou na de apadrinhamento. o que tu acha?
 
bom, coloquei mil coisas aqui hehe
me diz o que achou do sitemap :)
 
beijo!
Pré-visualizarAnexoTamanho
prototipo_aug.zip211.61 KB

Comentários

#1

tarsila,

esquece aquele arquivo que eu te mandei. exportei de novo como imagem. agora tá facinho de ver :)

já terminou o breafing? eu queria que vc olhasse logo o sitemap pra gente fazer uma versão final pelo menos dele... pra ter alguma coisa pra mostrar amanhã. pra saber o que os professores acham do trabalho até agora.

#2

Oi Liza!

Coloquei o Briefing aqui na quinta mesmo, você consegue ver? http://corais.org/adoteumgatinho/tasks

Se não, anexei aqui mesmo.

Termino o Wireframe hoje, e o que precisamos entregar é um pdf com toda a documentação, certo?

Bjs

Tarsila

#3

Oi Liza,

Então, seguem meus comentários abaixo em amarelo:

alguns comentários sobre decisões no sitemap:

- os textos que estavam na seção 'quero adotar' eu coloquei junto das 'matérias', já que eram temas muito relacionados. mas agora chamei essa seção de 'cuidados com o seu gato'. ainda assim, é importante manter um link na tela 'quero adotar' para essa tela sobre cuidados. OK, concordo.

- na tela 'cuidados com seu gato',  pensei em dividí-la em 3 módulos. assim, todas as matérias ficam na mesma página, mas fica mais fácil de achar. os módulos seriam (não precisa ser esses nomes, é só pra eu te explicar a minha ideia):

> "antes de adotar" - com os textos referentes à escolha do gato, que procedimentos se deve tomar antes... enfim, o que se deve saber antes da adoção em si

> "adotei. e agora?" - com os textos referentes a dúvidas posteriores dos donos, tipo castração, alimentação,...

> "saúde do seu gato e de quem vive com ele" - existem muitos textos sobre doenças de gato. então acho que vale uma seção só pra isso.

enfim, tudo isso na mesma tela de cuidados com o gato, só que divididos por assunto. OK, vejo que é legal fazer isto, segue minha sugestão da hierarquia disto:

A) "antes de adotar"

- a importância da castração, telas nas janelas, preparado para adotar, um ou dois gatinhos, 

B) "adotei. e agora?"

a importância da castração, adaptação, chegando em casa, alimentação, brincando com seu gato, plantas, 

C) "saúde do seu gato e de quem vive com ele"

- doentes, taxoplasmose, leucemia felina, câncer de pele, florais para quatro patas*, gatos e crianças*

*Não encontrei estas páginas no Sitemap.

Só uma dúvida, "Alimentação" tem referência à esta página, certo? http://adoteumgatinho.uol.com.br/vetresponde/160506.htm

- também fiquei pensando se não deveria ter uma tela específica para a lista de gatos.... mas com uma chamada grande na home pra esse conteúdo (já que deve ser o mais acessado). aí, quando o usuário vai em "quero adotar" e entra na lista de gatos, ele não volta pra home. ele continuaria vendo o submenu da seção 'quero adotar'. Então, eu acho bem importante sim, destacar uma parte da lista de gatos para a adoção (os mais recentes) já na Home e mais algumas áreas do site.

- algumas páginas são muito parecidas e tratam do mesmo conteúdo. esse conteúdo deveria ser juntado, enxugado, editado e colocado na mesma tela (isso não é nosso trabalho, mas só pra te explicar pq ignorei algumas páginas). por exemplo: existe mais de uma página explicando castração, mais de uma sobre toxoplasmose, e existe uma com 'critérios de adoção' e outra com 'política de adoção', essas duas últimas devem ficar uma só. OK, é, essa parte já não seria com a gente mesmo, vamos considerar só a categoria com o nome que está no Sitemap.

-coloquei a loja virtual dentro de 'como ajudar', mas isso não significa que não podemos dar um bom destaque pra isso na home. Sim, penso que poderíamos destacar os gatinhos que é a lista do "Quero Adotar"*, A Loja Virtual, "Quero Ajudar" (ou até uma página diretamente desta parte como Apadrinhamento), "Denuncie Maus Tratos"*

*Poderíamos traçar o caminho já no sitemap da página à Home, o que acha?

aliás, acho que precisamos colocar na home:

- os vídeos da ONG. no site, suuuuper escondido, tem uma tela com 4 vídeos antigos. mas no youtube, no canal da ONG, tem mais de 60! e as pessoas amam vídeo de gatinhos fazendo qualquer coisa. isso manteria as pessoas mais tempo no site. A gente poderia colocar um vídeo puxando diretamente do Youtube randomicamente. Olhei, e a maior parte dos vídeos tem uma qualidade legal para ser colocada no site e porque são feitos por eles mesmos.

de repente poderíamos colocar um carrossel que mostrassem esses vídeos randomicamente. Então, talvez fosse legal um vídeo diferente a cada visita?

- uma chamada pros produtos da loja virtual 3

- uma chamada pro livro da AUG 5

- a possibilidade de espaço para algum comunicado importante da ONG (como tem ali na home, à direita, perdido) 7 - não sei qual a periodicidade de comunicados que a ong envia como este caso. Então, como não encontrei um link para o blog, poderíamos inserir na home, uma chamada para o blog (que pelo que vi é atualizado) e quando houvessem comunicados como este direcionar ao posto do blog. Não vejo necessidade de uma página para estes comunicados já que a página que está lá tem o mesmo conteúdo do post que fala deste assunto no blog, sabe?

- uma chamada pra apadrinhar gatinhos E/OU para fazerem doações 2

- uma chamada super destacada pra lista de gatos a serem adotados 1

- chamada para a página sobre denúncia de maus tratos ("denuncie maus tratos") 6

- link pro orkut, facebook, twitter da ONGv 4*

Só enumerei por ordem de importância , dá uma olhada. 

* O que você acha que colocar estes links também na Home do Sitemap?

- no rodapé, poderia ter link direto pras outras parte do site, como um mapa do site. tipo isso aqui (mas menos gigante): http://www.lynda.com/ Gostei, legal.

isso facilita pros robôs de busca acharem o site e é uma segunda forma de navegação pelo site, para quem preferir.

sobre a navegação:

- acho que podemos ter o menu principal com os itens de primeiro nível (quero ajudar, como cuidar do seu gato, como ajudar a AUG, sobre a AUG, comunicação - repetindo, podemos mudar esses termos) e aí cada item tem um menu de 2º nível, exceto o 'cuidados com o seu gato', que já teria todas as chamadas pros textos nessa tela mesmo.

OK, Nesta parte o termos "Comunicação" não ficou claro para mim, achei que era algo como "Contato", talvez poderia ser só "Na mídia" ou "Impresa" algo assim e nesta parte pensei em inserir uma galeria de fotos de artistas que apóiam a causa, com o termo "Eles apóiam" de alguma forma vejo que isto gera credibilidade para a ONG. Além de ter o "Release" e o "Boletim". Na págian do Boletim poderíamos inserir um campo para inserir e-mails: "Quer receber novidades da AUGem seu e-mail?".

A área do prestação de contas vejo que poderia entrar no "Sobre a AUG" por se tratar de uma publicação financeira da ONG, além de poder distrair o usuário já que está na categoria focada em doações para a ONG. É na página "Sobre a AUG" que está no sitemap que vamos inserir o conteúdo da atual página do "Quem Somos"? http://adoteumgatinho.uol.com.br/somos.htm se sim, acho interessante colocar um link para o release na área de imprensa (para achar mais fácil a informação já que o "Sobre a AUG" está em um nível acima do "Release", entende?

- não precisamos fazer uma tela para cada item ali do menu principal e dali o cara escolhe para que item do submenu ele vai. ele pode já entrar numa tela do submenu. tipo esse site aqui http://www.muitobemvindo.com.br/Default.aspx . se você entra em 'artriter reumatoide', você já está na tela "o que é". entende? acho que no caso do "como ajudar" podemos fazer isso. o usuário já entra na tela de doações ou na de apadrinhamento. o que tu acha? Sim, acho bem importante pelo menos fixar em todas as páginas o conteúdo do: "Como Ajudar" (porque vi que esta informação se repete diversas vezes na área de conteúdo de diferentes páginas), "Quero Adotar" neste caso, poderia estar em um espaço bem menor que o da Home em diversas outras telas, como se fosse um pequeno banner, penso em trazer fotos randômicas de gatinhos que estão para Adoção no canto direito da página, que você acha? 
 
 
Por enquanto é isso.
Já vou fazendo o wireframe pelo menos da Home para hoje, ok?
 
Bjs
 

#4

legal!

levei todos os nossos comentários ali pro texto colaborativo. como eu só posso marcar as coisas numa cor só ¬¬ , eu coloquei os teus comentários aí em negrito. os meus novos comentários tão em azul. aí tu pode alterar os teus comentários pra outra cor.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.