Pular navegação

Sugestão de Pauta - Rio Potengui

Ajuda

Sugestão de Pauta - Rio Potengui

Olá coralinos e coralinas,

Sugerimos um passeio, a dez minutos do IFRN Cidade Alta, em torno do Rio Potengi, que abriga um contexto histórico muito importante daqui de Natal. É o rio que da o nome aos habitantes aqui de natal "potiguaras", comedores de camarão. O local tem um mirante, bela vista do rio (excelente por do sol) e um retrato das desigualdades sociais e impactos ambientais da cidade. (comunidade a beira da linha férrea). 

O Silvio, Luiz, Marcos e a Paula estiveram lá e já tem algumas ideias, a ideia deste post é compartilhar esta informação que pode ser alvo de pautas de outras equipes.

10 minutinhos de caminhada. Segue link com o mapa do tesouro:

http://goo.gl/maps/cjWSj

Comentários

#1

Um belo passeio pela cidade antiga, com casarões, ladeiras, igrejas, a linha do trem e água de côco a R$ 1,oo.

Dez minutos a pé saindo do IFRN Cidade Alta. Leve a máquina fotográfica.

#2

Manos e manas, estivemos por lá na comunidade que margeia-habita o Rio Potengui então na tarde de hoje, por menos de uma hora, e senti uma região e comunidade numa relação muito complexa. A vida ali é muita coisa, se passa entre uma linha de trem e um rio enorme, uma pequena faixa de casas que tem como quintal uma linha de trem... tem barcos, muito tempo e muita história, e grandes...

Penso que existe alguns motivos pra apoiar a idéia que surgiu aí com Jay, o que elenco como principal motivo é o (des) contato da TEIA com a comunidade que está ao lado da TEIA e isso parece ainda ser um ponto fraco do evento, tenho percebido a invisibilidade do evento para os próprios natalenses, conversei com alguns - inclusive um violeiro sertanejo e um professor de viola e rabeca que trabalha na IFRG - e eles nem sabiam do que se tratava a TEIA, conversei com os trabalhadores que estão armando as tendas lá na UFRN e eles não tinham muita idéia do que aquilo que estavam ajudando a armar se tratava, isso é comum, sempre é complicado envolver a comunidade e tal. Mas aí é que está um motivo bom pra gente ir lá e fazer uma ação-cobertura-vivência. Mas, não sei o que acham, pra mim é estranho um evento como a TEIA não envolver a comunidade, uma ação nossa diria-expressaria isso um pouco, é como um revelar esse buraco tão estranho e gritante... uma pequena militância que mostraria uma faceta problemática da TEIA: a de que estão trazendo agentes culturais e artistas de tantas comunidades do Brasil pra estarem aqui em Natal mas a própria comunidade de Natal nem sabe direito o que é a Teia quanto menos está mesclada a mesma. Posso estar enganado quanto a minha percepção, isso é provável, estou há poucos dias poraqui e posso não estar enxergando muitos lados sufientemente para compor um entendimento mais maior.

No entanto, entra o lado de que já estamos preocupados muito com várias demandas e que criar uma nova demanda talvez seja inviável. E penso assim também.  Mas, talvez essa nova demanda surgida pela sugestão de Jay revele  problemáticas que estão presentes em nossas dificuldades particulares, mais intimamente que gostaríamos que fosse.

Sei lá. É nóis.

Luis

#3

galeria de imagens do local, fotos: Silvio Smaniotto

http://corais.org/teia2014/node/80973

#4

Nada impede, é minha opinião, de que sejam comvidados para os eventos de forma bem calorosa e que o acesso para eles seja livre, ou seja possam receber um crachá de convidados. Acolher é sempre bom mas em especial pedir licença para adentrar a sua Cidade os pontos de Natal que acharam das idéias?  

#5

Estivemos por lá hoje de manhã, foi bem massa, hoje editaremos e tentaremos postar amanhã... logo passamos o link.

#6

Trata-se de um pequeno registro histórico e de memória obtido junto as tres moradores, um deles, fundador-testemunha de todo o processo de transformação do bairro e da região. 

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.