Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil

Mapear as pessoas envolvidas em iniciativas brasileiras que atuam no campo da participação social conectadas com os modelos mentais fomentados pela web, é um sonho acalentado há tempos e que, tendo recebido contribuições incríveis de colegas e parceiros, começa a se tornar realidade.

Essa iniciativa, que temos o prazer de dar início com o apoio recebido pelo  Instituto Cidade Democrática do Instituto Betty e Jacob Lafer, tem a ambição de identificar sinergias a partir das competências e valores culturais dessas pessoas e organizações, possibilitando conhecer este ecossistema e evidenciar possibilidades de ampliação da capacidade de incidência de suas ações políticas e investimentos públicos.

Sobre o Mapeamento

Este projeto tem razão de sociedade civil e objetiva ampliar o conhecimento sobre os atores envolvidos em iniciativas de participação social, conhecendo melhor seus valores e competências, para fortalecer esse setor social emergente.

Tendo como princípio a transparência, os dados finais e análises dos resultados desta pesquisa serão disponibilizados para todos os envolvidos.

A participação de cada um de nós permitirá que, juntos, tomemos consciência desse ecossistema complexo e possamos contribuir para que o sistema político, modelo democrático e os canais de participação social possam responder de acordo com as formas de relacionamento entre os cidadãos e o governo possibilitadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Temos identificado grandes desafios para que o setor da participação social possa ampliar sua capacidade de articulação e sinergia entre as iniciativas existentes, fortalecendo essas iniciativas, ganhando legitimidade e melhorando seus resultados que são críticos para o desenvolvimento da democracia brasileira.

PARTICIPE

As fases desse projeto

1) Delimitação conceitual do setor da participação social no Brasil;

2) Identificação dos valores culturais e competências necessários para maior efetividade do ecossistema;

3) Identificação das pessoas atuando no Brasil em iniciativas desta natureza;

4) Identificação de possíveis comunidades de colaboração em torno de temas críticos da agenda da participação social no Brasil.

Instituto Cidade Democrática é uma OSCIP que tem a missão de alavancar a influência da sociedade tornando realidade sonhos coletivos. Realiza concursos de inovação aberta que promovem a cidadania em territórios específicos e desenvolve projetos estruturantes como o da Ontologia da Participação Social na América Latina (bit.ly/1fOs8S5 e bit.ly/Q8IKYh), visando à maior efetividade das ações no campo da participação social e articulando forças dos setores privado, público e cidadão para atender integralmente as necessidades das pessoas.

Comentarios

#1

Estamos na terceira semana da pesquisa online e centenas de pessoas já responderam, identificando seus atributos e competências, indicando sua visão de futuro sobre o campo da participação e incluindo suas organizações neste mapa que terá seus resultados publicados e compartilhados por todos nós.
Acreditando que estamos unidos a você nesta causa, reforçamos o convite para que possa participar!

A estimativa é de cinco minutos para responder:
http://www.surveygizmo.com/s3/1711088/Ecossistema-Brasileiro-de-Webcidadania

Na última página da pesquisa, há um convite para que também contribua na construção do Manifesto do Ecossistema Brasileiro da Participação Social. Basta clicar no link para consultar o documento.

A pesquisa vai até dia 05 de agosto e você pode encaminhar o link para outras lideranças sociais.