Omitir navegación

Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil

Ayuda

Mapeamento do Ecossistema da Participação Social no Brasil

Mapear as pessoas envolvidas em iniciativas brasileiras que atuam no campo da participação social conectadas com os modelos mentais fomentados pela web, é um sonho acalentado há tempos e que, tendo recebido contribuições incríveis de colegas e parceiros, começa a se tornar realidade.

Essa iniciativa, que temos o prazer de dar início com o apoio recebido pelo  Instituto Cidade Democrática do Instituto Betty e Jacob Lafer, tem a ambição de identificar sinergias a partir das competências e valores culturais dessas pessoas e organizações, possibilitando conhecer este ecossistema e evidenciar possibilidades de ampliação da capacidade de incidência de suas ações políticas e investimentos públicos.

Sobre o Mapeamento

Este projeto tem razão de sociedade civil e objetiva ampliar o conhecimento sobre os atores envolvidos em iniciativas de participação social, conhecendo melhor seus valores e competências, para fortalecer esse setor social emergente.

Tendo como princípio a transparência, os dados finais e análises dos resultados desta pesquisa serão disponibilizados para todos os envolvidos.

A participação de cada um de nós permitirá que, juntos, tomemos consciência desse ecossistema complexo e possamos contribuir para que o sistema político, modelo democrático e os canais de participação social possam responder de acordo com as formas de relacionamento entre os cidadãos e o governo possibilitadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

Temos identificado grandes desafios para que o setor da participação social possa ampliar sua capacidade de articulação e sinergia entre as iniciativas existentes, fortalecendo essas iniciativas, ganhando legitimidade e melhorando seus resultados que são críticos para o desenvolvimento da democracia brasileira.

PARTICIPE

As fases desse projeto

1) Delimitação conceitual do setor da participação social no Brasil;

2) Identificação dos valores culturais e competências necessários para maior efetividade do ecossistema;

3) Identificação das pessoas atuando no Brasil em iniciativas desta natureza;

4) Identificação de possíveis comunidades de colaboração em torno de temas críticos da agenda da participação social no Brasil.

Instituto Cidade Democrática é uma OSCIP que tem a missão de alavancar a influência da sociedade tornando realidade sonhos coletivos. Realiza concursos de inovação aberta que promovem a cidadania em territórios específicos e desenvolve projetos estruturantes como o da Ontologia da Participação Social na América Latina (bit.ly/1fOs8S5 e bit.ly/Q8IKYh), visando à maior efetividade das ações no campo da participação social e articulando forças dos setores privado, público e cidadão para atender integralmente as necessidades das pessoas.

Comentarios

#1

Estamos na terceira semana da pesquisa online e centenas de pessoas já responderam, identificando seus atributos e competências, indicando sua visão de futuro sobre o campo da participação e incluindo suas organizações neste mapa que terá seus resultados publicados e compartilhados por todos nós.
Acreditando que estamos unidos a você nesta causa, reforçamos o convite para que possa participar!

A estimativa é de cinco minutos para responder:
http://www.surveygizmo.com/s3/1711088/Ecossistema-Brasileiro-de-Webcidadania

Na última página da pesquisa, há um convite para que também contribua na construção do Manifesto do Ecossistema Brasileiro da Participação Social. Basta clicar no link para consultar o documento.

A pesquisa vai até dia 05 de agosto e você pode encaminhar o link para outras lideranças sociais.

¿Necesita ayuda?

Blog

El blog le permite a su equipo comunicarse por medio de publicaciones y discusiones en torno a preguntas. Es un gran lugar para compartir progresos, discutir cambios y explorar ideas.