Omitir navegación

artigo sobre o vocabulário comum de participação social

Ayuda

artigo sobre o vocabulário comum de participação social

Querid@s coralenses,

com base no que encontrei aqui na plataforma corais, escrevi um apanhado. Também achei por bem polir o OWL, completar as classes, propriedades e restrições com relação aa documentação que encontrei no blog. Também houve a expansão da ontologia com subclasses, algumas propriedades e restrições a mais, para exemplificar. Tangenciei o uso de ontologias fundamentais (ou de topo), mas deixei isso para um escrito em separado. Também citei a implementação em OWL da consulta pública, e também deixei para uma investida dedicada. Faltante, para publicação de fato (leia-se "passar por um crivo de especialistas, para aprendizado nosso também"), estão as figuras (diagramas) em ingles. Uma passada de revisões também é muito bem vinda.

O escrito está aquihttp://sourceforge.net/p/labmacambira/fimDoMundo/ci/master/tree/textos/vocabulario/paper.pdf?format=raw

E este post é tanto para repassar diretamente para a comunidade aqui no corais o escrito, quanto para colher comentários e contribuições, como melhores figuras ou sugestões de acréscimo ou correção de texto.

abraços!

PrevisualizarAdjuntoTamaño
paper.pdf979.81 KB

Comentarios

#1

Muito bacana o apanhado, Renato. Ficou bem organizado e fácil de ler. Vocês pretendem publicar em algum evento científico?

#2

Fred, a preferência é para publicar em um periódico. Sugere algo?

PS. devo retocar o artigo nos proximos dias, fazendo a traducao dos termos e implementando um endopoint SparQL, aproximando mais de uma versao final o escrito.

#3

Se descrever um pouco mais em detalhes o processo de colaboração que levou à construção do vocabulário e especular um pouco mais sobre como esse vocabulário será importante pra sociedade, seus possíveis usos, eu acho que tem chance no Computer Supported Cooperative Work (CSCW), que é bem rankeado. 

Tem uma edição especial com tema relacionado no International Journal of Public Information Systems, mas não é rankeado.

Tem também o Computers in Human Behavior, mas aí eu acho que o artigo teria que ser mais trabalhado no sentido da reflexão científica sobre o processo de construção da ontologia do que na publicação de seus resultados.

#4

Bem legal. Topo publicar no CSCW. Topo também trabalhar o artigo para uma versão no CHB, caso haja vontade de quem participou do processo (minhas contribuições são mais recentes).

Ocorre-me: termino essa tradução dos termos + endpoint SparQL e retorno com algo + encaminhado para o CSCW. Com esta em mãos, caso haja interesse, fica mais simples fazer a versão para a CHB.

O que acha?

#5

Eu topo participar, mas acredito que demorará uns 2 a 4 meses de trabalho pra ficar no shape dessas revistas, que são bem concorridas. A questão da validação pode ser que pegue na revisão cega, então seria prudente verificar se alguém já está adotando esse vocabulário num sistema. Caso não, a gente podia criar um sistema protótipo de demonstração. Ou mesmo rodar algum tipo de simulação baseada em agentes (políticos).

#6

O endopoint SparQL que pretendo levantar é exatamente por isso (para exemplificar o uso do vocabulário). Ninguém está usando o vocabulário ainda, certo? Acho bastante positivo que haja uma descrição cuidadosa do processo de construção do vocabulário. Estou vendo 3 versoes deste artigo:

1) Com o que tem, mas traduzido, com o endpoint SparQL levantado, mesmo que seja só para exemplificar, como sugeriu.

2) Com uma descrição cuidadosa do processo de construção do vocabulário. Talvez, neste caso, resumir bem a versão de 1) para algo enxugado, focar no processo que levou ao vocabulário.

3) Um aprofundamento sobre os propósitos e potenciais deste vocabulário, assim como do processo de contrução que já ocorreu e que está previsto.

Pretendo fazer 1) que é o que está ao meu alcance, incorporando contribuições na direção de 2) e 3) que forem possíveis, não quero que demore para ficar pronto, faltam dias de trabalho somente. As versões 2) e 3) dependem do empenho seu ou de + interessados, imho.

#7

Fred e demais, estou mudando a IRI da ontologia de http://lumii.lv/ontologies/Corais.owl para http://participa.br/ontologies/cosp.owl (Common Ontology of Social Participation),

de forma que conflua com outras ontologias e com o participa.br (portal federal de participação social)

ok?

#8

Perfeito, Fabbri!

Tenho interesse e disponibilidade para contribuir a partir de janeiro-fevereiro.

#9

Fabbri, ajusta meu email na nota da 1a página? Está rodrigoyellow@, mas é rodrigo [at] cidadedemocratica [dot] org [dot] br. Ab

#10

Vai ter um workshop interessante sobre o assunto em maio na França: Cooperative Technologies in
Democratic Processes - Beyond e-Voting
. Eles querem formar uma rede de pesquisadores para pleitear financiamento da União Européia. Eu posso escrever o artigo e ir lá apresentar, mas minha universidade não vai financiar a viagem, mesmo eu estando próximo (Holanda). O tema não é diretamente relacionado ao meu doutorado. Vou mandar um email pros organizadores pra ver se eles tem algum tipo de financiamento.

#11

Genial, Fred! Atualiza a gente por aqui sobre a sua possível ida para o workshop? Em tempo, quero compartilhar com vocês o projeto de mapeamento do ecossistema da participação social no Brasil que estamos botando em pé e tem tudo a ver com a ontologia.

Na minha visão, o mapeamento deve ter em conta quem usa a ontologia como forma de mostrar abordagens, visão e cultura.

O documento (descrição do projeto para financiadores) está avançado, mas em uma semana teremos algo mais robusto e compartilho aqui.

#12

Os organizadores do workshop me responderam dizendo que não há fundos. Mas eu vou continuar de olho em outras oportunidades.

¿Necesita ayuda?

Blog

El blog le permite a su equipo comunicarse por medio de publicaciones y discusiones en torno a preguntas. Es un gran lugar para compartir progresos, discutir cambios y explorar ideas.