Omitir navegación

Ferramentas para o projeto

Ayuda

Ferramentas para o projeto

Caros,

Sem querer adiantar muito as coisas, mas o que acham de discutirmos e fecharmos uma lista de ferramentas que iremos usar no projeto? A idéia é que tanto o produto final quanto o próprio processo sejam feitos a várias mãos de maneira interoperável. Hoje se temos uma idéia que estende algo enviado numa imagem, por exemplo, precisamos ou explicar textualmente (com risco de menor entendimento pelos demais ou perda de informação) ou fazer um desenho do zero.

Então, questões que eu levanto:

1) quais tipos de ferramentas precisaremos ou podemos usar?

2) para estes tipos, quais são as mais indicadas?

PS: software livre sempre, certo? :-D

Abraço!

Comentarios

#1

Você quer dizer as ferramentas pra modelar a Ontologia, Berto?

Eu passei pro Henrique e Poppi há algum tempo atrás o Neologism, que roda no Drupal também. Eu posso tentar instalar no Corais como mais uma ferramenta colaborativa (ícone no topo), mas não sei se vai dar certo. Parece um módulo bem complicado. Só iria tentar se vocês realmente forem usar.

Outra opção usando o Drupal (base do Corais) é o OpenStructs, mas ele não parece ser tão colaborativo.

#2

Que acham do Protege?

#3

Desculpem a demora na resposta. Estava me referindo a levantarmos todas as ferramentas que teoricamente precisariamos para o projeto todo, inclusive as de edição de ontologias. A idéia é deixarmos junto ao texto introdutório essa lista das ferramentas para orientar as pessoas a prepararem seus ambientes. Ferramentas como:

1. Edição de imagens

2. Edição de ontologias

3. Criação de mapas mentais 

4. Editores UML, caso desejemos uma versão do modelo nesta linguagem

5. Plugin do webinário

O que mais acham que poderiamos usar?

Fred, uma editor de ontologia é algo bem específico, não seria usado em todos os projetos do Corais. Por isso, não sei se vale a pena o esforço de incorporar alguma ferramenta desta natureza aqui. 

#4

Caros, acho ótima a ideia e já vou incorporar nos próximos documentos com a versão 2.

Quanto à edição de ontologias, me parece que o Protege é uma boa alternativa. O que acham?

Para edição de mapas mentais estanos usando o XMind e para outros mapas com estrutura mais solta uso o CMapTools.

Abraços do Rodrigo

#5

Gente, eu não tenho muita experiência na área, mas pelo que vi do Protege ele é muito mais poderoso do que precisamos.

Embora a gente esteja pensando sobre nosso assunto em termos de ontologia, o que nós precisamos entregar no final do projeto é um vocabulário pra RDF certo?

Uma das intenções é que essa modelagem do vocabulário seja participativa inclusive depois que estiver pronto, facilitando atualizações. Uma ferramenta complexa como o Protege diminui a possibilidade dessa participação, pois exige compreender um monte de conceitos. Além disso, é uma ferramenta single-user desktop.

Eu acredito que o Neologism tem o mínimo que a gente precisa. Vejam esse vídeo de demonstração:

Se a gente for por esse caminho, a gente tem duas opções: podemos tentar plugar ele no Corais como se fosse uma ferramenta colaborativa (esses ícones aí de cima) ou instalar num servidor específico para o projeto. A questão é: quem é que vai cuidar disso? Se a gente conseguir instalar no Corais, podemos cuidar, mas será que isso faz sentido em termos de relações institucionais? Podemos também usar a ferramenta apenas para modelagem e publicar o vocabulário num outro endereço.

Da parte do Corais, nós temos interesse em tentar desenvolver internamente, pois acreditamos que existam outros domínios no futuro que mereçam ter vocabulários construídos colaborativamente assim como esse está sendo.

Que vocês acham?

#8

Fred, concordo que o Neologism é mesmo melhor que o Protege e confio na decisão de vocês sobra a melhor forma de disponibilizar o Neologism para o projeto.

Abraços a todos!

#10

Beleza. Vou tentar plugar no Corais. Se não conseguir, a gente parte para uma instalação solo.

#11

Fred, se você tiver dificuldade pra instalra no Corais, podemos instalar aqui no Ministério. Na verdade já estávamos cogitando utilizar o Neologism como parte do projeto e-VoG. E o legal é que ficaria embaixo de uma URL gov.br!

#6

Nossa, muito legal esse Neologism, foi o mais fácil de usar que ví até agora. Da pra importar outros vocabularios também então poderá ser importado um vocabulário FOAF por exemplo para modalar como linked data  http://neologism.deri.ie/tutorials#Importing_vocabularies
Ví lá nos artigos que quando você instala ele já vem com uma instalação do drupal, então é facinho instalar (http://drupal.org/documentation/install/run-script)  e mais rápido subir uma instalação em um servidor qualquer do que integrar como um plugin no Corais. E o arquivo gerado da ontologia poderia estar sempre atualizado em um Texto Colaborativo do Corais. Só o ruim é ficar com login em dois lugares.

#7

Gente, que tal publicarmos a ontologia, e sua documentação, no repositório de vocabulários e ontologias de governo eletrônico e-VoG. Pra quem não conhece: http://vocab.e.gov.br/ Que acham?

#9

Nita, por mim tá topado!

#12

Pessoal,

A questão levantada pelo Fred é crucial e confesso que não estou seguro da resposta: "Embora a gente esteja pensando sobre nosso assunto em termos de ontologia, o que nós precisamos entregar no final do projeto é um vocabulário pra RDF certo?". O meu entendimento até o momento era que iriamos modelar uma ontologia, disponibilizando-a em diversos formatos e linguagens (OWL principalmente) para interoperabilidade de plataformas e aplicações e visando conceitos da web semântica. Se assim fosse, o Neologism não nos atenderia, conforme a sua própria documentação: http://neologism.deri.ie/about (What Neologism is not).

Entendo que a facilidade da ferramenta ajuda na colaboração com o projeto e não inibe a participação, mas pretendemos construir um vocabulário controlado apenas ou pretendemos modelar o domínio da Participação Social através de uma ontologia? Isso precisa ficar claro a todos e ser incorporado à descrição do escopo e objetivos do projeto, bem como quando definido tudo isso, padronizarmos a forma de nos referirmos aos conceitos e produtos que pretendemos produzir. Isso ajudará bastante, principalmente quem se juntar a nós posteriormente.

Abraço!

¿Necesita ayuda?

Blog

El blog le permite a su equipo comunicarse por medio de publicaciones y discusiones en torno a preguntas. Es un gran lugar para compartir progresos, discutir cambios y explorar ideas.