Omitir navegación

Proyecto mira "Metodología 101" para la creacion de Ontología

Ayuda

Proyecto mira "Metodología 101" para la creacion de Ontología

El proyecto "Vocabulario Común de la Participación" va a crear un modelo de datos que representa la participación social, organizada por conceptos y sus relaciones y que se desarrollará, en su mayoría, en un entorno virtual, distribuido y abierto. Nuestra visión de futuro es de tener, con este vocabulario, un mapa de los principales temas, personas y territorios mostrando sus conexiones y zonas de influencia, generando una inteligencia colectiva alrededor de las causas públicas y colectivas.

Usted puede participar en la construcción del "Vocabulario Común de la Participaciónen la página wiki del proyectoParticipantes con menos experiencia en el tema pueden ver ejemplos de uso de este vocabulario. También necesitamos su apoyo en la Encuesta del Proyecto. Los detalles del proyecto están abiertos aquí en la comunidad, así como el proceso de diseño.

Para la construcción de este proyectoutilizaremos la metodología 101 para la creación de ontologíasElla predica la construcción de ontologías en un proceso interativo de siete pasos:

  1. Identificar el dominio y el alcance de la ontología

  2. Verificar las ontologías existentes

  3. Enumerar los términos importantes en el campo considerado

  4. Definir las clases y la jerarquía de clases

  5. Definir las propiedades de las clases

  6. Definir los valores de la propiedad

  7. Generar instancias

La versión en español e Inglés se adjuntan en esta página para descarga abajo.

Aprende más

Un vocabulario o ontología es un esquema conceptual o un modelo de representación que define los conceptos y las relaciones entre ellos para describir y representar cierta área del conocimiento. Sirve para facilitar el uso compartido y la reutilización del conocimiento. 

Otros usos y definiciones pueden encontrarse en estos enlaces de links Wikipedia y artículo clásico de Stanford: Desarrollo de Ontologías-101: Guía Para Crear Tu Primera Ontología.

Comentarios

#1

Parra,

Show de bola este artigo! Fechamos a metodologia de desenvolvimento na 101 mesmo? Caso eu encontre materiais sobre outros processos de desenvolvimento de metodologia que sejam interessantes, mas não necessariamente relacionados a 101, devo postar aqui? Não quero embaralhar o meio-de-campo! ;-)

Abraço

#2

Berto, não fechamos nessa! De verdade, ahco que teremos que responder e decidir uma série de questões ainda! Sobre linguagens, por exemplo! COmeçamos debatendo a licença e podemos avançar para essa depois!

Sobre a 101, parece ter bastante consistência e responder a boa parte de nossas demandas! Se mapear algo que acrescente, bora trazer! Parece?

abração!

#3

Legal. Vou deixa aqui um artigo que compara as principais metodologias. Concordo com você, a 101 atende perfeitamente nossas necessidades, o artigo servirá apenas de base caso precisemos adotar algo específico de alguma outra. Também serve para quem quiser se aprodundar no assunto da semântca e metodologias de contrução de ontologias, ciências da informação, etc. A grande sacada do Corais que eu curto muito é esta possibilidade de se aprender ao fazer, e vice-versa. 

Segue o resumo do aritgo para quem tiver interesse:

"O artigo se propõe a apresentar um estudo analítico sobre metodologias e métodos para construção de ontologias e vocabulários controlados mediante análise da literatura sobre metodologias para construção de ontologias e de normas internacionais para construção de software e de vocabulários controlados. Por meio de pesquisa teórica e empírica, foi possível construir um panorama comparativo que pode servir de apoio na definição de padrões metodológicos para construção de ontologias através da integração de princípios teóricos e metodológicos da ciência da informação da ciência da computação, bem como de contribuições de metodologias e métodos conhecidos para construção de ontologias."

Abraço,

#5

Muito legal este artigo, Frederico! A 101 que o Parra apontou é legal, mas este artigo realmente reuniu bastante das metodologias que vi citadas.

Estou encantado com a BFO (Basic Formal Ontology): http://www.ifomis.org/bfo

e eles descrevem um roteiro próprio com indicações próprias para obtenção de uma "boa" ontologia.

Abraço,

#4

Olá rfabbri,

Estou desenvolvendo meu trabalho de mestrado na área de Engenharia de Ontologias, já disponibilizei minha dissertação, na versão que submeti para o exame de qualificação, para quem quiser dar uma olhada. Está bastante crua ainda, mas creio que a parte da revisão bibliográfica sobre os assuntos - Web Semântica, Ontolofias e Engenharia de Ontologias - possam lhe interessar.

Criei uma ambiente aqui mesmo no Corais para meu trabalho, se tiver curiosidade, está aberta aqui: http://corais.org/ontolegissp/

Abraço,

Fred.

#6

Fred, já entrei no ambiente corais do trabalho e dei uma sapeada na dissertação. É um belíssimo escrito, muito obrigado pelo repasse! E já foi de grande ajuda, só esta olhada. Verei ele mais vezes, com certeza.

Abraço,

Renato

¿Necesita ayuda?

Blog

El blog le permite a su equipo comunicarse por medio de publicaciones y discusiones en torno a preguntas. Es un gran lugar para compartir progresos, discutir cambios y explorar ideas.