Plano para o primeiro encontro

Oi pessoal!

Essa semana teremos um primeiro encontro da turma de Fotografia Panorâmica Imersiva. Vocês vão ver que eu vou procurar ser o mais prático possível, passando conceitos pra vocês à medida em que realizam tarefas. Nessa primeira aula vamos ver a primeira das 5 etapas nas quais gosto de dividir o processo:

  1. Fotografando
  2. Tratando as imagens
  3. Costurando as imagens
  4. Ajustando o resultado (manipulação de imagens)
  5. Publicação de uma visita virtual

Antes de começar a fotografar, porém, vou fazer uma introdução geral ao tema, mostrando do que se trata e algumas possibilidades.

É interessante que levem, se possível, suas câmeras (quem tiver) ou celulares com câmeras (também quem tiver). Teremos equipamentos disponíveis, mas não temos um para cada aluno e é interessante, para passar alguns conceitos, que tenhamos equipamentos diferentes na aula.

O principal objetivo da aula é que vocês aprendam o que é preciso para fotografar uma foto desse tipo e que aprendam alguns conceitos para que sejam capazes de ensinar outras pessoas a fotografar também, bem como que tenham uma noção dos equipamentos disponíveis para isso, como câmeras, tripés, mastros e outros acessórios mais específicos.

Minha intenção é seguir o seguinte roteiro:

  • Apresentação e introdução
  • Início das atividades: apresentando o material online
  • Encontrando o ponto SEP nas câmeras ensaiando algumas fotos
  • Apresentando os aplicativos Camera Google e Photo Sphere
  • Dividindo os equipamentos e saindo para fotografar
  • Retorno à sala de aula, compartilhando dúvidas, esclarecendo possíveis problemas, consolidando o conhecimento do dia

Dentro das atividades no horário de aula, minha intenção é que façamos nessa saída fotográfica fotos que sejam usadas para um tour virtual com boa qualidade, que, se possível, já possa ser utilizado como portfólio futuramente (uma mostra de trabalho já realizado).

Dentro das possibilidades que analisei, pensei no Convento de Santo Antônio. Vamos planejar que fotos faremos, pois é interessante fotografar pelo menos uma panorâmica (e talvez uma baste) para cada aluno montar e dar seguimento a todas as próximas etapas do curso com ela. No final juntamos numa visita virtual só.

Abs, Cartola.

Comentários

#1

Ciente, sobre essa primeira aula.