Pular navegação

Edição e upload do áudio do debate CineMAC Tear #8

Edição e upload do áudio do debate CineMAC Tear #8

Primeiro de tudo: vi q Heitor captou áudio em seu gravador, mas vi tb uma movimentação c/ o tablet de Vinicius. Pergunto, há material do áudio do debate nos dois equipamentos ou apenas no gravador de Heitor?

De qualquer forma, sugiro que o material bruto seja anexado aqui nesta tarefa e nós todos irmos nos comentários colocando os pontos que devemos cortar ou melhorar. Uma vez que tenhamos o material editado e pronto para a publicação, pensamos na publicação e a organizamos nesta mesma tarefa.

Estão de acordo ou gostariam de outra metodologia para esta tarefa?

Prazo: 
26/08/2014 - 09:00 - 02/09/2014 - 22:00
Prioridade: 
Alta
Responsáveis: 
Carlos Lunna

Comentários

#1

o tablet gravou apenas 4min, foi uma precaução de heitor caso a pilha do gravador dele acabasse, mas pelo o q entendi todo o material tá com ele. mas qualquer disponibilizo esses 4min

#2

Acho a metodologia uma boa. Tirei algumas fotos com meu celular e fiz uma pequena gravação de video que pode ser usada (sei que não tem a ver com essa thread, mas só avisando que em breve subo)

#3

Subindo o vídeo: https://nuvem.pelivre.org/cloud/public.php?service=files&t=d23be08b2dea4... Não está em alta qualidade mas... vai que dá para ser usado.

#4

Bacana Isaac, baixei aqui.

O que acham de subir essa parte de Isaac  pro iTEIA e divulgarmos como prévia para o áudio geral do debate?

#5

cadoca, acho uma ideia, legal, diferente, dá uma dinâmica. se vcs quiserem fazer isso com logo, sem marca d'água apenas com o texto dizendo q é uma prévia, tudo bem!

#6

Tô normalizando o audio e subo os mp3 por aqui já já. (OS mp3 por que eu interrompi algumas vezes a gravação pq a bateria do gravador tava baixa.)

Na próxima vez, ligarei o gravador no notebook que será usado na exibição e usarei ele como interface para gravar o audio direto no audacity em um único arquivo e sem problemas quaisquer.

#7

Nos primeiros segundos tem os ruídos deu estar ainda configurando o gravador e ajeitando o tripé.

Nos primeiros 10 mins tem um ruído constante que é do ventilador, que se atenuou depois q coloquei na velocidade 1, mas n desliguei pra n fazer calor. Existe um pouco de reverb e um ruído constante ainda do ventilador, mas é normal.

Os cortes são no minuto 37 e no 59. Sugiro a gente dar uma enxugada nisso pra não ficar tão grande.

Se for o caso, pra neutralizar esses primeiros segundos de ruídos, eu poderia gravar, com a voz de meire, um texto tipo "Neste audio se ouvirá a discussão ocorrida no dia tal... com os participantes x, x, e x E foi trazido Clark para poder mediar a conversa entre o tear e Lucas e etc etc.."

#8

Valeu Heitor, vou dar uma sacada e tento dar uma contribuída nessa enxugada.

#9

Dei uma editada no material de Isaac, editei o começo que tava começando meio do nada, e no final tb dei um pequeno corte pra fechar a linha de raciocínio do Clarck, meti um pequeno fade out tb no final pra suavizar. Eu queria subir pra um lance tipo owncloud, mas instalei no meu notebook e não soube usar. Rola um mini tutorial aqui? Queria subir pra vcs verem antes de ir pro iTEIA.

#10

A qualidade está bom. Seria massa arrumar algum plugin para tirar um "ruído de som ambiente" e esse cachorro latindo ahahah.

#11

Pensando na ideia de enxugar, proponho os possíveis cortes:

Logo no inicio, acho que dá pra cortar tudo até 2min.13seg. A apresentação de Clarck é legal pra quem tá na hora, mas acho muito massante pra quem vai ouvir o áudio. Por isso, proponho começar nesse tempo quando ele fala "o interessante quando..."

Cortar entre 33min. e 36min.32seg. por aí.Que é quando Clarck começa a falar de um pâtano no Amapá etals. Aí 36min.32seg. volta com o Lucas, proponho fazer o corte e voltarcom o Lucas.

Em 38min.52seg. gito conclui o raciocínio sobre visões diferentes da Sé, depois disso ele fala em medo de altura e eu emendo falando do elevador da sé. Pode cortar isso,e retomar já com a fala de Lucas em 39min.32seg.

Talvez eu não esteja sendo exato com o tempo, por isso falei o que está sendo dito na hora. Mas creio que é isso,no mais está um material muito rico de conteúdo e muito bem gravado. 

#12

Rapazes, acho que meu comentário #11 passou batido, hehehhehehe....Em q pé está a edição?

#13

Acho que ainda não está em muito pé heheheh eu tava falando com meire que acho interessante a gente pegar um fds desses e roteirizarmos os cortes. O trabalho de cortar os audios eu mesmo posso fazer, mas o que cortar tem de ser decidido coletivamente.

#14

Sim, coletivamente com certeza, conforme propus na descrição da tarefa. E lá eu dizia que poderíamos cada um comentar com seus cortes e aí decidirmos.

Mas se quiser fazer coletivamente e presencialmente, beleza tb. Só marcar horário e local q a gente faz.

#15

Desculpa, Carlos! Eu quis dizer presencialmente hehehehe coletivamente sempre, mas acho legal a gente fazer isso presencialmente.

Ou... ou.. a gente poderia traçar, num texto colaborativo, a linha do tempo que o audio deve ter. E eu mesmo faria o corte e subiria pra cá.

E ae?

#16

Seu comentário #11 passou batido mesmo, Carlos. Mil desculpas. Eu aprovo seus cortes. Gostaria que Meire, Isaac e alguém mais se pronunciasse pra eu mandar esse audio já cortado ou com os cortes que os amigos sugerirem.

#17

Neste exato momento estou sem puder dar maiores sugestões... :(

#18

heitor, meu pitaco é q seria bom conciliar esse áudio com tua sugestao sobre o vídeo

#19

Refresque minha memória, meu querido pq eu não tô lembrando bem do pitaco que dei sobre o video.. Vc fala com relação a suprir a falta de video com fotos em movimento? Eu acho que ficaria massa. Aonde tiver video, a gente sincronizava, aonde não tivesse a gente colocaria fotos em movimentação suave. Suave debaixo pra cima. Suave de um lado pro outro. Acho que pode ficar legal. @vinicius

#20

heitor, vc tinha sugerido, vc pode me corrigir rs, de aumentar o vídeo do debate, não fazendo cortes como fiz, mas fazer um bom tempo de vídeo com vários momentos e preencher isso com fotos..

daí o q to sugerindo é isso, se poderíamos aumentar o tempo de vídeo, isso podia também ser um produto parecido com o áudio, ao invés de fazermos o áudio na íntegra

mas a sugestão na verdade é tua ne, ficou parecendo que você mudou de ideia e acho que até pega mal eu ficar aqui falando o q tu falou

#21

hahahahaha rlx, meu querido. é q minha memória é falha, mesmo.

mas a ideia do audio q cadoca deu já não aumenta, por si, o tempo do video? o chato é que eu não tô conseguindo achar o link do video para vê-lo. alguém tem?? se tu tiver, me passa, meire. n tô conseguindo achar aqui no tear n.

#22

Finalmente, o audio da última  sessão com os cortes feitos. Por favor apreciem e digam se há algo mais a ser cortado. Se for para editar isso novamente, que seja em grupo, pq pra upar isso pro corais com minha internet demora bem uma hora.

Pessoalmente, ainda acho que se deveria tentar cortar algo mais pq esse audio tem 54', quase uma hora. Eu não ouviria um audio de mais de 20 mins a não ser que eu estivesse muito interessado na produção daquele local ou interessado no que aquelas pessoas daquele local acham de determinadas coisas. Porém, acho que não dá mais pra tirar nada, as falas (questionamentos, relatos, experiências..) contidas nesse audio são muito importantes e acho que cortar mais seria superficializar um debate que foi relativamente profundo.

Fico na dúvida hahahaha Mas segue aí pra apreciação.

Enfim..

#23

Acho uma boa colocar esse mesmo de 54min. Concordo que fica grandão, mas realmente, tentei encontrar outros pontos de corte e não consegui.

Não vou voltar pra casa antes da segunda-feira e estou sem o meu fone. Mas segunda de noite eu dou uma olhada. A gente já sobe ele finalizado pro iTEIA no inicio da semana que vem e faz um post no site divulgando.

Valeu!

#25

Heitor eu ouvi essa versão e está pronto pra ser vinculado. Parabéns pelo trabalho!

Agora vê só, eu preciso subir pro iTEiA, tem como disponibilizar em algum lugar pra download ou tenho como baixar a partir desse link q tu anexou?

#26

@Heitor, falei com @Isaac e ele me falou pra clickar com botão direito > salvar link como. Daí resolvi, subindo pro iTEIA.

#27

Acho que qd comecei a usar o corais, essas citações com @ funcionavam, mas, hj em dia, acho q tiraram..

Massa, Cadoca, valeu mesmo :D

É, pô.. qualquer conteúdo q a gente hospeda aqui, é público, é só baixar ^^

Clico em tarefa completa?

#28

Tô subindo pro iTEIA, aí quando terminar eu posto o link do iTEIA aqui e a gente conclui.

#30

O iTEIA só recebe até 20MB de Audio. Este arquivo tem 131,8 MB. Comprimi, ficou com 127,8. Vou dividir em 5 partes no Audacity e subo.

#31

Talvez n fosse melhor subir pro tear n?

#34

Heitor, o tear está dentro do servidor do pelivre. Como temos muitos projetos o espaço fica muito limitado. Infelizmente não rola.

#32

Acho melhor no iTEIA mesmo, pq daí não carrega muito o site e mantém a organização de todos os audios irem pra o link do iTEIA. Daí depois de publicado criamos um post no site pra destacar.

Só não tô dividindo em partes agora, pq o netbook linux q tenho aqui no escritório está com a tecla delete bixada, daí fica mal pra fazer os cortes, hahahhahha...mas em casa eu faço direitinho.

#33

hahahahahahahaah q massa

#35

Finalmente subi o áudio do debate pro iTEIA http://www.iteia.org.br/audios/audio-do-debate-cinemac-tear-8

Podemos dar por finalizada esta tarefa.

Peço somente que @Isaac fça um post no blog quando puder dando destaque a este áudio.

E peço a todos que divulguem.