Pular navegação

Perfil no Escambo.org: Ofertas, Saberes e Interesses

Perfil no Escambo.org: Ofertas, Saberes e Interesses

Pontos: 2

O Escambo.org é um site cujo o objetivo é balizar trocas de serviços entre pontos de cultura. Pontos de cultura nos dizeres do Escambo, seriam não só os pontos de cultura "oficiais" aqueles financiados pelo programa Mais Cultura do governo federal, mas qualquer instituição, coletivo ou artistas e agentes culturais individualmente. Criei um perfil do Tear http://escambo.org.br/profile/tear-audiovisual durante a oficina de Gestão Colaborativa e Produção Cultural Comunitária http://www.corais.org/tear/node/79656.

Inicialmente coloquei a oferta de infraestrutura para a ação cineclubista, em que podemos oferecer a parte de equipamentos, curadoria, apoio a divulgação, cobertura fotográfica e realização de debates. Naturalmente cada serviço pode ser oferecido individualmente tb.

Precisamos fazer, para divulgar nosso perfil e instigar as trocas, uma lista de mais serviços que podemos oferecer (sessão ofertas), serviços e produtos que precisamos para serem trocados conosco (sessão interesse) e saberes que podemos ofertar (sessão saberes).

Eis uma breve lista que pensei pra cada sessão do site:

Ofertas - Apoio a extensão universitária (apoio a divulgação com teaser, cobertura fotográfica de eventos, registro das ações). Uma parte disso já fazemos com o Ciranda Filosófica, sobretudo a parte de apoio a divulgação; Ação Cineclubista em Eventos (conforme fazemos no Palco Livre e fizemos no projeto Reciclados, por exemplo); Apoio a produção cinematográfica (dentro dos nossos limites de equipamentos e caso haja alinhamento de idéias com os demandantes, ajudar a produzir curtas e curtas documentias basicamente).

Interesse - Priscila, Computador (robusto para edição), Cadeiras, Microfone (sempre bom ter vários e de tipos diferentes), Gravador de Voz, Girafa, Cartão de Memória pra Máquina Fotográfca (pra alongar o tempo de filmagem dela), Impressora, Serviços de Impressão, Serviços de Designer, Banners, Máquina Filmadora.

Saberes - Podemos oferecer oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais (Carlos Lunna, Oficina de Fotografiia (Vinicius), Oficina de uso de Programas Livres em Projetos Culturais (Isaac, Vinicius, Carlos Lunna), Oficina de Introdução a Economia Solidária (Isaac, Carlos Lunna), Oficina de Utilização de Ferramentas de Gestão Cultural (Escambo, iTEIA, Corais, Pernambuco Nação Cultural).

Pensei basicamente nisso. Aí vcs acrescentam o que vcs acharem que pode ser agreagdo. O Escambo permite que se coloque valor monetário por moeda oficial (real), por moedas sociais (ex: Conchas) ou para a troca direta, sem contrapartidas, de uma coisa por outra. Como ideológicamente nos apetecem os preceitos da conomia solidária, sugiro que coloquemos o valor do que vamos ofertar com calculo em preço aberto para os demandantes observarem com mais transparência o processo. Eis um exemplo simples de calculo de preço aberto de um projeto aqui do Corais, este é um projeto que oferece hospedagem colaborativa em salvador http://www.corais.org/nossabarroca/node/79922. Tem exemplos mais complexos como o da Universidade de Teatro Vila Velha, mas partamos de um simples, pois este serve de referência para nós.

Esta NÃO é uma prioridade muito urgente, até pq é legal que façamos com calma passao a passo. Podemos ir construindo aos poucos este perfil do escambo para quando estiver pronto agregarmos ao site, divulgar e quem sabe conseguir trocas vantajosas para nós ou captar algum recurso em espécie para o caixa do coletivo.

Comentários

#1

Gostei muito da ideia. Acho que o que você propôs ilustra bem o que queremos e o que oferecemos. Está massa demais!

Se lembra que quando mostrei o Corais ao Tear eu dei uma passada pelo Escambo? Eu sabia que em breve o Tear iria estar nessa também.

#2

Lembro sim cara....muito massa!

Vou começar a ir elaborando devagarzinho o preço com calculo aberto do que está listado aí. Vamos construindo.