Pular navegação

Sobre a Plataforma Corais

Sobre a Plataforma Corais

Corais é uma plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos. Assim como um recife de corais oferece infra-estrutura propícia para diferentes formas de vida marinha, esta plataforma visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum.

Origem

O Instituto Faber-Ludens criou essa plataforma em 2011 para apoiar o desenvolvimento de projetos abertos em outras organizações, sem necessariamente haver vínculos formais com o Instituto, seguindo a estratégia de Inovação Aberta. Em 2012, o Corais tornou-se independente do Instituto Faber-Ludens e, em 2013, mudou-se para o Instituto Ambiente em Movimento. No IAM, a plataforma é desenvolvida por Frederick van Amstel. A plataforma é hospedada com o apoio das cooperatives EITA e Cantrust.

A história do Corais está documentada no artigo Design Livre: Cannibalistic Interaction Design, publicado no Fórum Internacional de Design como Processo. O artigo recupera a noção de antropofagia desenvolvida pelo Modernismo brasileiro e recentemente pelo movimento de Cultura Digital.

Conceito

Membro da Rede EuropeiaO Corais é um Living Lab filiado à Rede Europeia de Living Labs. Living Lab é um espaço de desenvolvimento de projetos compartilhado por várias organizações públicas e privadas que desejam colaborar para inovar em conjunto. O Living Lab facilita a troca de conhecimento e oferece infraestrutura para cocriação e teste de novos produtos. O Living Lab enfatiza que os produtos sejam criados e testados em contextos reais, não em laboratórios antissépticos, por isso o nome living (vivo) e lab (laboratório). Saiba mais na Wikipedia.

O Corais é, portanto, um ecossistema que envolve laboratórios, salas de aula, comunidades e startups que acreditam no aprender fazendo, fazer aprendendo.

Conhecimento aberto

No Corais tudo que é postado no sistema fica disponível para os participantes do projeto e também para qualquer pessoa que esteja logada no Corais, criando assim  uma base de conhecimento para futuras consultas, a tão aclamada documentação exigida pelos gerentes de projetos gerada instantaneamente com o desenvolvimento do projeto. 

Além disso, pessoas fora do projeto podem contribuir com comentários ou se juntar ao projeto e contribuir mais ativamente. A cada atualização no projeto os membros do grupo recebem uma notificação por e-mail, mantendo uma dinâmica colaborativa em que todos estão a par do que está acontecendo.

O conhecimento gerado é licenciado por Creative Commons, uma licença que permite o uso por projetos futuros sem precisar pagar direitos autorais ou pedir autorização.

Ferramentas Colaborativas

O Corais conta com diversas ferramentas que permitem a colaboração e o desenvolvimento de projetos remotamente. Conheça as ferramentas disponíveis.

Com estas ferramentas em mão os participantes podem fazer suas reuniões, debater questões, fomentar o projeto com informações de forma colaborativa e livre. Quanto maior a dialética mais transparente se torna a caixa preta, permitindo a apropriação do conhecimento e a futura validação do projeto, já que todas as etapas de pesquisa e concepção estarão documentadas. O Corais adquire as comunicações dentro do projeto e a torna disponível a todos, gerando uma documentação de projeto.

Esta validação é importante para se mostrar o caminho percorrido para chegar àquele resultado considerado final, quantas ideias foram deixadas de lado, quantas se juntaram e se tornaram uma. Mostrando o valor do design como processo de inovação social.

Árvore do Conhecimento

imagem1.pngO Corais possibilita o aprendizado continuado mesmo que o projeto que estava sendo desenvolvido tenha acabado. Através da Árvore do Conhecimento, que representa descrição de metodologias design de forma colaborativa como em um wiki, todos podem dar sua contribuição expandindo o conhecimento para a comunidade.

Ao utilizar um dos métodos da Árvore em um projeto, é criado um link que adiciona o método como referência no projeto. Assim se cria uma base de exemplos de forma orgânica para cada um dos métodos disponíveis.

Pelo processo de realização de projetos no Corais ser público, o participante acaba criando uma espécie de portifólio online. É uma forma de expor seus trabalhos de forma rápida. O grande diferencial deste portifólio gerado pelo Corais para os portifólios comuns, é que não se exibe só o resultado final mas sim todo o processo criativo que levou àquele resultado. Assim, dando maior respaldo a pesquisa e concepções realizadas no decorre do trabalho, já que tudo está documentado automaticamente. E como forma de estímulo a produção o participante ainda ganha pontos na comunidade.

UXCards

É um baralho de métodos em desenvolvimento na plataforma livre Corais. Através do brainstorming colaborativo os UX Cards podem ser utilizados de diferentesmaneiras com a finalidade de resolver problemas de Design, planejamento de projetos em User Experience (UX) e revisão do workflow (processo de trabalho).

Saiba mais sobre o projeto.

Design Livre

O Corais foi desenvolvido inspirado na filosofia do Design Livre, descrita no livro de igual nome. Este livro foi escrito em uma semana por 12 colaboradores, que utilizaram o Corais para se organizar. O livro está publicado em PDF com projeto gráfico aberto e pode ser impresso sob demanda no Clube dos Autores. Da sinopse:

Design Livre é uma atitude, uma forma de conceber o design e buscar um olhar abrangente e inclusivo, reconhecendo o design feito pelas pessoas. Quebrando códigos, abrindo caixas-pretas e unindo tecnologia e canibalismo, este é um livro fundamental para entender como o design está intimamente ligado as discussões sobre liberdade, ética, política, cultura, pedagogia na atualidade.

Você pode fazer o download do livro gratuitamente.

Software Livre

A Plataforma Corais é baseada no software livre Open Atrium que, por sua vez, é baseado no Drupal. O Open Atrium vem com funcionalidades básicas de colaboração (blog, tarefas, calendário), mas a grande vantagem é plugar novas funcionalidades desenvolvidas pela comunidade. Devido à arquitetura ser orientada ao desenvolvimento colaborativo, a quantidade de módulos e features adicionais é muito grande. Para montar o Corais, foram customizadas as funcionalidades que seriam úteis para projetos de design. Veja a lista dos módulos utilizados no Corais.

atrium_drupal_open_source.png

Identidade Visual

A logo do Corais foi criada em 5 minutos no Microsoft Paint por Gabriela Silvares. A proposta era justamente criar uma logo temporária, convidando os participantes da plataforma a redesenhá-la. Você pode participar se quiser!

corais_logo_transparente_grande.png

Pré-visualizarAnexoTamanho
corais_logo_transparente_grande.png
corais_logo_transparente_grande.png7.93 KB