Pular navegação

Criar os primeiros REA (slides)

Criar os primeiros REA (slides)

Isadora e Alexandre, chegou a hora de criarmos nossos primeiros REA :) A ideia é que:

...o Alexandre elabore alguns slides baseados um trecho sobre educação em Álvaro Vieira Pinto no seu livro "Sete lições sobre Educação para Adultos", na qual ele pontua elementos para entender a Educação. Mais do que só fazer slides para explicar as ideias de AVP expostas esta parte do livro, a ideia é elencar também como os REA podem ajudar em cada uma das facetas da educação (educação como atividade teleológica, trabalho social, processo exponencial, processo econômico, fenômeno cultural, etc), por exemplo, pela questão do remix, Educação Aberta, uso e reuso, aprender conhecendo, distribuição e redistribuição, políticas públicas, aprendizagem colaborativa, relação autoria alunoxprofessor, etc.  Veja também o que foi publicado aqui.

... e a Isadora, a ideia é elaborar slides sobre a história das interfaces de "lançamento de chamadas para professores e professoras da PUCPR", a partir da perspectiva de história da técnica de Álvaro Vieira Pinto. Isso significa coletar capturas de tela dos sistemas digitais, mas buscar ver como são e como eram as cadernetas (em papel) e as práticas em torno desta atividade (do lado dos profs. e dxs alunxs tbm, assim como pessoal de secretaria, e outrxs atores etc), ou seja, envolve uma investigação para vermos a história do 'lançamento de chamadas" não só como uma história de mudanças de artefatos, mas de negociação, conflito, acordos e de relações entre pessoas. Para fundamentar teoricamente, veja também o que foi publicado aqui.

Importante lembrar que, para montar estes REA, vamos nos preocupar com os 2 princípios para criar REA: "O conceito de REA tem foco em dois princípios: licenças de uso legal de recursos didáticos e abertura técnica e tecnológica no sentido de favorecer formatos que sejam fáceis de abrir ou fazer adaptações. Didaticamente, o REA vai além desses princípios quando há um processo de engajamento com os recursos didáticos. (...)" trecho de PICONEZ, NAKASHIMA e FILHO, 2013. In. Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais,  p.282 disponível em http://libeprints.open.ac.uk/39236/1/OER-completo-final-05-07.pdf#page=280

Portanto, utilizem o LibreOffice Impress para criar estes slides e vejam as licenças Creative Commons o/

Responsáveis: 
gonzatto
Responsáveis: 
isadora floriano
Responsáveis: 
Nascimento

Comentários

#1

A Isadora me alertou que eu havia conversado com ela semana retrasado e combinado de, antes de pesquisar a interface de lançamento de presenças, para pesquisarmos o botão de ligar/desligar o computador como interface. Coloquei referências sobre o assunto nesta publicação sobre referências para pesquisa :)