Pular navegação

Pesquisar e definir o que são REA

Pesquisar e definir o que são REA

O que são os Recursos Educacionais Abertos? Quais as abordagens, as conceitualizações, e as definições utilizadas?

Responsáveis: 
gonzatto
Responsáveis: 
isadora floriano
Responsáveis: 
Nascimento

Comentários

#1

Fiquei um pouco em dúvida, é aqui para se postar a parte sobre REA? bem...aproveito e coloco aqui meu texto

REA

Um recurso educacional constitui-se como um determinado material que participa da relação de ensino aprendizagem como um facilitador do processo, ou seja, possui estratégias que objetivam a transmissão de informações de forma mais organizada e comprometida com a construção do saber. Considera-se que um recurso educacional seja na mídia que for não resume a questão da formação por si só, já que se considera para tal condição um educando e educador ativos.

Um Recurso Educacional Aberto carrega consigo o conceito de material educativo, entretanto se alia a tendências modernas na educação com colaboração e interatividade comuns a internet. Geralmente um recurso educacional se encontra sujeito a licenças de uso, que padronizam a forma como determinado material produzido por um individuo pode ser distribuído e utilizado, assegurando os direitos do autor em uma situação de mercado, entretanto podemos falar em recursos educacionais como um produto que não está sujeito a condições limitadoras de oportunidades, um Recurso Educacional Aberto ou REA abre o campo de oportunidades que um determinado material educativo pode contemplar, ao garantir ao usuário a oportunidade de apropriação, edição e redistribuição livre desse material. O acesso à educação e a liberdade de utilizar um determinado material em domínio público compõem princípios que unem professores, pesquisadores e interessados.

Todo e qualquer conteúdo utilizado na relação ensino aprendizagem pode ser REA, então livros, softwares, jogos, vídeos, imagens, textos e outros materiais desde que se proponham a permitir não apenas o uso livre, mas também a edição e a redistribuição, princípios fundamental de um REA.  A ideia de que a construção da educação não está limitada a uma pessoa nem a um determinado lugar impulsiona essa iniciativa, a todos confere o poder para participar da produção do conhecimento e de poder também retransmitir esse conhecimento agora adaptado a uma visão de mundo diferente da que imperava sobre os materiais didáticos. 

#2

Oi Alexandre!! Do seu texto, está bem legal, mas senti falta das referências que você utilizou para elabora-lo.

Abri um texto colaborativo e editável com alguns comentários :) aqui: http://corais.org/readi/node/82752

#3

Segue meu texto sobre o que é REA:

A educação aberta pode ser entendida de várias formas, a partir de práticas ela pode ser definida. Essas dependem do contexto, do sistema de aprendizagem e do momento histórico. Algumas delas são: “práticas pedagógicas centradas no aluno, a utilização de materiais educacionais criados por estudantes, o acesso aberto a repositórios de pesquisas científicas e a utilização de software de código aberto para fins educacionais”. Um dos contextos que a educação aberta utiliza são os recursos educacionais abertos. (SANTOS, 2012)

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) foi criado no Forum on the Impact of Open Course Ware for Higher education in Developing Countries, em um evento promovido pela UNESCO. Para a UNESCO os REA são “[...]recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estejam em domínio público, ou que tenham sido disponibilizados com uma licença de propriedade intelectual que permita seu uso e adaptação por terceiros”. Ou seja, qualquer material que esteja gratuitamente na internet e não possui uma licença aberta não é um REA. (SANTOS, 2013)

Para que os recursos sejam considerados um REA é necessário apresentar, pelo menos, uma das quatro liberdades, os “4Rs”: usar, aprimorar, recombinar e distribuir. Usar significa que o recurso original pode ser usado, em vários contextos. Aprimorar é a liberdade de melhorar e adapatar o REA. Recombinar é poder combinar e misturar REAs. E distribuir é ter a liberdade de fazer cópias e compartilhar os recursos abertos. Essas são as licenças Creative Commons

Minhas Referências:

SANTOS, A. I.. Recursos Educacionais Abertos no Brasil. ed. São Paulo: CETIC, 2013. 21 p.

SANTOS, A. I.. Educação aberta: histórico, práticas e contextos dos recursos educacionais abertos. ed: Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia. 71-72 p.

#4

Oi Isadora!! Seu texto também está bem legal, o que mais senti falta foi ....

Abri outro texto colaborativo e editável com alguns comentários :) aqui: http://corais.org/readi/node/83024