Pular navegação

Padronização e homologação de bancos de dados

Padronização e homologação de bancos de dados

timer iconTempo registrado:
115 horas, 15 mins

Padronizar os dados dos pontos de Cultura com tipologia acordada junto a SCDC e SNIIC.

Prazo: 
24/03/2014 - 03:00 - 10/05/2014 - 03:00
Responsáveis: 
jacsonp
Responsáveis: 
jpmehl

Comentários

#1

Tempo registrado: 1 hora em abril 16, 2014

Estamos mantendo contato com a equipe do MINC para que a padronização esteja OK entre SCDC e SNIIC, para além disto estamos concentrados em validar os endereços dos Pontos que estão fora do local exato. 

#2

Tempo registrado: 1 hora em abril 17, 2014

Coloco em anexo o arquivo recebido da equipe da SCDC do Ministério da Cultura que será a base para organização das informações relativas aos Pontos de Cultura. 

Estamos aguardando informações também sobre quais estados já estão  com as informações atualizadas para priorizamos os estados que não estão OK.

Pré-visualizarAnexoTamanho
cabecalho-novo-cadastro-pontos-de-cultura.ods19.95 KB

#3

Bacana, João Paulo! A base de dados dos pontos catarinenses está atualizada aqui: http://cultura.sc/pontos/mapadarede O que precisar para integrar os dados é só falar. Você tem o email da nossa tec.

#4

Tempo registrado: 5 mins em abril 17, 2014

Legal Skarnio, estava avaliando esta base de dados e o sistema agora a pouco ;) Tá bem legal! 

Onde conseguimos fazer o download desta base para cruzarmos com os do MINC? 

Dai a gente coloca na pauta aqui pra organizar. Também aproveito para te convocar ;) a comentar, alterar e construir o processo todo. 

 

#5

Tempo registrado: 20 mins em abril 22, 2014

Caros,

uma definição importante para tomarmos no próximo período é de quais dados dos pontos de cultura nós vamos disponibilizar para download, se todas as informações ou só determinados dados. O que pensam?

Também precisamos definir o que é importante de ser disponibilizado para visualização no mapa. Quais são os dados mais importantes?  

#6

Acho que inicialmente não é necessário disponibilizar todas as informações dos Pontos. Senão fica muito carregado. Mas caso seja necessário, e demandado, os que necessitarem devem ter acesso fácil aos dados completos no próprio portal.

Julgo como fundamental constar os seguintes dados básicos dos Pontos:

Organização proponente, Cidade, estado, contatos (telefones, e-mails, site, redes sociais etc), coordenador do ponto, nome do projeto do Ponto de Cultura, comunidade atendida, objetivos do plano de trabalho e resultados/benefícios esperados com as ações culturais desenvolvidas.

#7

Concordo com os dados que o Érico pontuou e acho que o CNPJ também entraria nessa leva. Essa é bem uma questão de transparência, inclusive.

#8

Tempo registrado: 16 horas, 35 mins em abril 28, 2014

Organização proponente,

CNPJ,

Cidade/Estado, 

Contatos (telefones, e-mails, site, redes sociais etc),

nome do projeto do Ponto de Cultura,

coordenador do Ponto de Cultura,

Local de atuação do Ponto (comunidade beneficiada),

Público Alvo, 

objetivos do plano de trabalho, 

Resultados/benefícios esperados/alcançados com as ações culturais desenvolvidas.

#9

Considerando que alguns estados perseguem o objetivo  da democraticação do acesso aos bens culturais e no caso específico da distribuição de recursos (via edital ou qualquer outro mecanismos) que promova a potencialização das iniciativas das comunidades considero um dado importante  identifcar o território, (ou região para alguns estados). De qualquer forma o dado "Cidade" é muito importante.  Gostaria de sugerir que no caso específico do Cultura Viva, deixássemos de chamar de "publico alvo"  ou seja os beneficiários do programa  são todos direta  ou indiretamente.  Incluir o seguimento/linguágens ou área temática enriquece mais além de somente o título do projeto.  

#10

Infelizmente na Rede Bahia, tentamos durante um bom tempo atualizar os dados dos pontos de cultura mas, tivemos um retorno muito insignificante do tipo: dos 212 pontos consultados apenas 16 respodenram.Como a coordenação dos pontos pela SECULT está totalmente envolvida com a realização da Teia Estadual além de ter saído do processo de edital para novos pontos, não tiveram condições de nos ajudar com a atualização. Esperamos com a realização da Teia que possamos acessar  dados complementares. De qualquer forma e se for conveniente poderemos encaminhar o mapeamento que temos e que continuamos na tentativa de atualizar os dados.

#11

Olá

Consultei a planilha que foi postada pela SCDC - 

Trabalhamos aqui exatamente com esse modelo lembro que fiz algumas observações, vou buscar a memória disso, foi muito em função das duvidas provocadas nos pontos ao responder o questionário. Posso informar isso depois.

#13

Tempo registrado: 5 horas em maio 04, 2014

Olá Cris, obrigado pelas considerações! 

Sobre o tratamento de "Público-alvo", ele é utilizado pelo SNIIC, e está sendo utilizado no sentido de mantermos uma padronização. 

No que tange os dados que tem ai da Rede da Bahia, mesmo que não completamente atualizada, nos interessa muito. A SCDC está fazendo um recadastramento geral dos Pontos, então certamente será muito útill. 

Aproveito este comentário para atualizar sobre os andamentos:

Estamos com uma proposta de wireframe que pode ser consultada e comentada aqui, nela já apresentamos as principais formas de pesquisa para os usuários: Busca aberta, Por estado, Busca avançada e por palavras mais buscadas.  Fiquem a vontade para comentar! 

Na segunda feira vamos concluir os wireframes das demais áreas do site, em especial a parte da visualização dos resultados de busca: 

  • 1 box no mapa(ao clicar no ponto): Vai aparecer: "nome do ponto", um resumo, Cidade/Estado e a Linguagem.
  • 2 box no mapa(ao clicar no título do ponto no 1 box): Vai abrir o conteúdo completo do mapa nesta ordem ( Nome do Ponto, Organização Proponente, CNPJ, Cidade/Estado, Contatos (telefones, e-mails, site e redes sociais), coordenador do Ponto de Cultura, Local de atuação do Ponto (comunidade beneficiada), Público Alvo, objetivos do plano de trabalho, Resultados/benefícios esperados/alcançados com as ações culturais desenvolvidas.
  • Busca aberta fora do mapa: Haverá ainda a possibilidade do usuário fazer buscas diretamente pela capa, sem utilizar o mapa. O laoyout será diferente mais com o mesmo conteúdo. 
     

Vale destacar apenas que como os dados existentes com a SCDC ainda não estarem atualizados conforme esta planília do SNIIC, a primeira versão do Mapa dos Pontos de Cultura utilizarão os dados existentes, que contemplam estas especificações colocadas acima. 

#12

Até amanhã, aqui começou a chover muito e a net está muito lenta.

Bom trabalho para todos.

#14

Tempo registrado: 10 horas em maio 08, 2014

Para documentação do projeto, hoje recebemos os dados homologados dos pontos de Cultura da Coordenação de Gestão da Informação - COGIN/CGCAI/DCDC/SCDC/MinC e fizemos um primeiro tratamento dos dados que seguem em anexo.

Por estarmos com um banco de dados bem mais qualificado, optamos por abandonar o antigo banco que já estava tratado, integrar as informações que já tinhamos trabalhado e já implementar o sistema de acordo com a versão final, que é a mesma utilizada pelo SNIIC. 

Com isto já estaremos prontos para uma integração, e os dados do programa Cultura Viva estarão muito mais precisos.  

Pré-visualizarAnexoTamanho
classificacao_dos_pontos_1.ods26.81 KB

#16

Bom dia para todos.Estou de volta no entanto, entrando na Teia Bahia!   <

#15

Tempo registrado: 1 hora em maio 08, 2014

Dados revisados e homologados pela COGIN/CGCAI/DCDC/SCDC/MinC. Agora vamos fazer o cruzamento das informações e iniciar a importação de dados para a plataforma de testes.

Em anexo os padrões definidos. 

Pré-visualizarAnexoTamanho
classificacao_dos_pontos_-_rev_scdc_2014-05-08.xlsx23.14 KB

#17

Gostei das categorias e da forma de elas aparecerem!

#18

Oi João! Como já existem plataformas em funcionamento, acredito que mais interessante que baixar e catalogar dados, seja integrar em tempo real. Nosso sistema disponibiliza os dados em JSON, acha que serve?

#19

Tempo registrado: 15 mins em maio 09, 2014

Salve Skarnio, o desafio de integração das plataformas é essencial, mas temos um trecho pela frente ainda, visto que por mais que existam outras experiências, elas ainda não se conectam e ainda temos o desafio de pactuar as tipologias, por isto este debate aqui também.

Um primeiro passo que trabalhamos aqui foi da integraçAo via OpenID da rede livre, em que os códigos estão no github.com/redelivre, mas não é um webservice para fazermos este sonho que é integrar os dados em tempo real. Alias, este lance do Webservice é algo que temos discutido junto ao SNIIC também, que é central para esta integração toda.

Como este projeto aqui em especial é fruto de uma parceria com a SCDC, em que os dados do Programa Cultura Viva vem sendo atualizados a algum tempo, conforme venho documentando por aqui e que quando concluído será o banco de dados mais completo do Programa Cultura Viva, por isto este esforço de contecar as várias bases existentes(que estáo disponíveis), por isto te procurei ;)

Vou ver com Jacson se o formato é adequado. 

E que outras plataformas você sugere para fazermos construírmos esta ponte? 

abc

#20

Tempo registrado: 80 horas em maio 13, 2014

Banco de dados importado e em funcionamento no ambiente de desenvolvimento. Código da importação no github, no prejeto redelivre/pontosdecultura no arquivo inc/options.php até o momento.