Pular navegação

Blog

PRÊMIO RECICLANDO SABERES

A Comissão de Organização comunica que estão abertas as inscrições para a nova chamada do Prêmio Reciclando Saberes. A UFRPE, em parceria com a FUNDAJ, o CNPq e a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, realizará uma feira de ciências sobre meio ambiente e os resíduos sólidos. - Clique aqui (https://reciclandosaberes.wordpress.com/)

Teoria da aprendizagem expansiva

yrjo_engestrom.jpgUma das influências da Plataforma Corais é a teoria da aprendizagem expansiva, criada pelo professor Yrjö Engeström da Universidade de Helsinki. A noção básica dessa teoria é que o aprendizado pode transformar uma atividade, expandindo ela para um novo âmbito do conhecimento.

Nessa teoria, o aprendizado não se realiza somente pela possibilidade de reproduzir conhecimentos em provas, testes, ou textos. Se não houver mudança na atividade em que o conhecimento é utilizado, então não há aprendizado expansivo.

Como utilizo o Corais com alunos em sala de aula na educação formal

Sou professor do curso de graduação em Design Digital da PUCPR (Curitiba) e nos últimos anos tenho experimentado o uso do Corais no contexto da educação formal, no meu caso, da educação em ensino superior. Apesar da universidade PUCPR ter uma plataforma digital (chamada "Eureka") para atividades de Educação a Distância e de suporte para atividades em sala, eu sentia que ela funcionava como repositório de arquivos para informações e receber entregas, não era um bom ambiente para o andamentos projetos em grupo e para colaboração. Por isso comecei a tentar utilizar o Corais em minhas aulas e atividades docentes :)
 

1) Usando os projetos do Corais em sala aula

Melhor ferramenta

Bom, eu não compreendo muito o bolg e fico muito perdida. A ferramenta do grupo no facebook esta sendo a melhor maneira pra mim compreender o sentido do jovaed. Utilizo um sistema chamado SIGAA que até hoje é o melhor lugar para trocar ideias, arquivos entre outras coisas. 

Pedagogia do design livre

Como desenvolver projetos com estudantes de design se cada um mora num estado diferente do Brasil? Esse era o desafio do curso online que desenvolvemos no Instituto Faber-Ludens em 2011, baseado nas ferramentas Moodle e Open Atrium.

Este vídeo explica passo-a-passo o raciocínio pedagógico por trás das customizações feitas nesses software livres. Interessante mencionar que o ensino em design é caracterizado pela experiência em projetos de intensa interação para a construção de objetos complexos, o que é muito difícil de reproduzir online.

https://

A gente conseguiu graças à disponibilidade de módulos de customização que habilitam interações dinâmicas e trabalho colaborativo. O resultado surpreendeu pois os estudantes online acabaram desenvolvendo um capricho superior aos alunos presenciais na execução do projeto.

Recursos para se orientar na Plataforma Corais

Existem vários recursos de aprendizado gerados pelos próprios usuários da plataforma.

Em primeiro lugar, sempre que você tiver dúvidas do tipo "Onde estou? O que é isso?" clique no botão de ajuda do canto superior direito da tela. Vai aparecer um balão explicando a ferramenta colaborativa que você abriu.

captura_de_tela_2015-04-27_as_17.00.48.png

Se você quiser saber mais sobre como usar a ferramenta, recomendo ler a Ajuda do Corais.

Início da atividade assíncrona

Sejam bem vindos a nossa atividade Jovaed!

Tivemos dois problemas hoje durante a atividade síncrona. O primeiro foi com o servidor de videoconferências que não funcionou. Começamos a atividade via chat, porém, o número de acesso foi tão grande que o servidor geral da plataforma ficou sobrecarregado e o acesso ficou comprometido.

A Plataforma Corais é financiada pelos próprios membros. Caso deseja saber mais detalhes sobre nossa campanha para arrecadar fundos para hospedagem, veja este post.

A atividade de interação síncrona, entretanto, segue normalmente. Eu irei colocar alguns posts explicando como usar a plataforma, mas os participantes do projeto podem iniciar suas próprias discussões com dúvidas e dicas para os demais.

Lembrando que para participar é necessário se inscrever nesse projeto no canto superior direito (Minha inscrição).

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.