Pular navegação

Relatório do encontro realizado dia 31/07/14

Ajuda

Relatório do encontro realizado dia 31/07/14

Relatório Oxe 31/07/14
 
Participaram Carlos, Heitor, Isaac, Leilane e Michel.
 
Iniciação ao Arduino
 
Michel, de forma didática e tranquila, auxiliado por Isaac, nos introduziu ao Arduino. Foram apresentados as primeiras noções de programação e funcionalidade. O Arduino usa uma linguagem de programação derivada do C e C++ chamada Wirirng. Nossa primeira experiência envolveu o Blink, um exemplo de código que já vem na IDE (a interface de comando do arduino situada no computador hospedeiro) e que faz um led piscar:
 
 
// define LED_PIN 13
 int LED_PIN = 13;
 void setup () {
    pinMode (LED_PIN, OUTPUT);     // habilita o pino 13 para saída digital (OUTPUT).
 }
 void loop () {
    digitalWrite (LED_PIN, HIGH);  // liga o LED.
    delay (1000);                  // espera 1 segundo (1000 milissegundos).
    digitalWrite (LED_PIN, LOW);   // desliga o LED.
    delay (1000);                  // espera 1 segundo.
 }
 
A ideia básica do código é dizer ao arduino qual pino ele deve trabalhar. Este trabalho nada mais é do que ligar e desligar o pino com um intervalo de segundo pre-determinado.
 
Muito bom poder ver, ao vivo, o circuito funcionando. Fizemos testes com alguns leds associados a um resistor de 1KOhm. Conversamos sobre eletrônica, também sobre o processador EEPROM, controladores PIC e outras alternativas de Arduino nacionais e internacionais. O Arduino, em si, não é nada mais que uma interface entre o programador e o processador EEPROM, que pode ser usado noutros circuitos, para diferentes finalidades. O interessante do Arduino, foi ter aproximado essa tecnologia de processamento ao usuário comum.
 
Foi bem bacana a experiência, ainda estamos engatinhando em tudo isso (programação eletrônica, etc). Em dado momento Heitor perguntou a Michel sobre como exercitar e ver mais exemplos no computador mesmo sem ter uma placa Arduino pra ir praticando. Michel mostrou uns gráficos e programas destrinchando o Arduíno.
Michel nos apresentou o Fritzinghttp://en.wikipedia.org/wiki/Fritzing ), um programa de simulação de circuitos que conta com uma interface bem familiar e absolutamente menos dura que a maioria dos programas similares. E mostrou também o Minibloq* ( http://en.wikipedia.org/wiki/Minibloq ), um programa que transforma as sentenças do código a ser programado em blocos, o que facilita o raciocínio, estimula o aprendizado e possibilita seu uso até por crianças. Também nestes momentos foram acessados alguns links na internet com este mesmo objetivo, demonstrando que já é possível contar com uma relativa gama de softwares e websites que abordam o tema e contribuem para a familiarização com o equipamento. 
*(não tenho certeza quanto ao minibloq, favor corrigir).
 
Dentro daquela idéia de compartilhar algumas leituras Carlos empresteou o livro do Assange pro Michel, que circulará entre o grupo para que possamos promover uma discussão sobre as ideias do livro que nos forem pertinentes.
 
O encontro foi muito produtivo, como tem de ser. O Arduino é uma ferramenta muito importante para a maioria dos projetos que envolve eletrônica e com funcionalidades e possibilidades interessantes.

Necessitando de algum complemento ou correção, estejam livres.

Abraços!


 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.