Pular navegação

Relatório do encontro realizado dia 24/07/14

Relatório do encontro realizado dia 24/07/14

Relatório Oxe 24/07/14
 
Participamos apenas eu, Heitor, e Leilane. Nos perdemos de Cadoca, infelizmente.
 
Antes  de tudo, gostaria de fazer um pedido. Eu sei que cada um tem suas demandas e sei até das demandas de alguns. Nem sempre é possível desprender uma noite de quinta-feira para os encontros, e o bom desse hacklab é podermos fazer as coisas no NOSSO ritmo, pois não estamos sob metas de ninguém que não as nossas próprias. Mas gostaria de pedir um pouco mais de frequência aos amigos, pois, quanto mais cabeças pensantes, melhor :) Tendo como vir, não deixe de vir.
 
Contabilidade do material arrecadado.
 
Começamos fazendo a contabilização superficial do material que temos nas caixas. Leilane levou algumas coisas a mais e organizamos os itens pra podermos identificar o que eh do lab e o que pode estar  misturado com coisas do pessoal da concha q eles possam querer de volta. tambem eh interessante pra sabermos o que, dos materiais q temos, pode  ser utilizado pra fazer o painel de leds e o que precisamos ainda arranjar. 
 
Foram contabilizados:
 
caixa 1:
    tralhas em geral:
    - celulares       : 4
    - modems        : 2
    - multimetro     : 1
    - fonte 12v        : 1
    - fonte atx        : 1
    - placas-mãe    : 3
    - placa de rede : 1
    - placa wireless: 1
    
    ferramentas:
    - 1 kit de ferramentas pra conserto de pc [chave phillips, torx, allen, de fenda, etc]
    - 1 kit de ferramentas pra cnoserto de notebook [phillips e de fenda]
    - 1 alicate crimpador de cabo de rede
 
caixa 2:
    tralhas em geral:
    - fonte atx: 1
    - saco com carcaça de celular, mouse e camera
    - 1 holofote associado a detector de movimento
    
    ferramentas
    - 2 ferros de solda
    - 1 caixa de ferramentas com alicate, 1 bastao de cola e 1 serra
    - 1 caixa de solda cobix
    - 1 pasta de solda soldatec
    - 1 pote com pedacos de placa e componentes
    - 2 placas de som

Convertemos a alimentação de um par de caixas amplificados pra pc, de 110vAC para USB 5vDC.

 
Leilane tem esses caixas que eram alimentados por 110vAC e estavam encostados pela falta de versatilidade que este tipo de alimentação oferece. O contexto destas caixinhas é o do desktop, onde você vai utilizar alguma fonte de energia estabilizada - que geralmente fornece 110vAC - antes da entrada do gabinete. Sobram algumas entradas que serão ocupadas por algum outro periférico ou impressora e tambem por esses caixinhas. Esses caixinhas perdem versatilidade quando se trata de notebooks. A indústria cobre isso fornecendo caixinhas de alimentação USB, mas o circuito de amplificação de um e de outro são praticamente os mesmos, mudando apenas o circuito da fonte de alimentação.
 
Com base em nossas primeiras noções sobre circuitos de fontes de alimentação e pinagem USB, extraímos o transformador(110vAC-9vAC), junto com seu cabo; colocamos o fio 5vDC no terminal positivo do capacitor de filtro e o Ground no terminal negativo do mesmo. Provavelmente houve perda de potência, pois o transformador fornece 9v e o USB fornece 5v, apenas e o circuito fora preparado para receber os 9v. Porém, se considerarmos que esses pequenos caixinhas saturam quando os colocamos no volume máximo, por seus alto-falantes não aguentarem a potência do próprio circuito*, a tensão de 5vDC fica na medida. No volume máximo, eles chegaram a quase saturar. Deixamos o capacitor de filtro, por que sem ele, os diodos que não extraímos estavam dando interferência. Mas, na teoria, o USB cobre o circuito transformador>ponte de diodos>capacitor de filtro. Deixamos os diodos pq estava ficando tarde demais :) Mas funcionou perfeitamente, do jeito que ficou. (Acabei de verificar num caixinha meu, similar ao de Leilane, e, sim, retirando-se o transformador, a ponte de diodos e o capacitor de filtro, funciona perfeitamente).
 
*Os fabricantes, lindos, que nós financiamos ao comprar essas bostas, barateiam tudo para atingir o máximo de lucro. O circuito de um caixinha leve, de um mais pesado e potente são absolutamente os mesmos. Eu sei que bons falantes encareceriam o projeto, mas os fabricantes colocam alto-falantes pequenos, de baixa fidelidade. A perda de frequência está principalmente nas mais baixas (graves), tirando profundidade do som.
Depois de um ou dois anos de hacklab, se tudo der certo daqui pra frente, cada um de nós fabricará seus próprios equipamentos de áudio, fontes de alimentação e etc.
 
Faço o convite àquelxs que desejarem transformar a alimentação de seus caixinhas encostados, a levárem-nos no próximo encontro. Os materiais necessários são apenas:
    
    -Os caixas amplificados em questão.
    -Um cabo USB de algum mouse quebrado, carregador de celular, etc.. que terá um de seus terminais cortados.
 
Abraços!
 
Heitor e Leilane.
 

Comentários

#1

Bom relato!

Quinta eu estarei levando um arduino para a gente começar a brincar com led's.

Quem puder levar um note, leva "per favore".

;)

#2

Massa, andei sacando umas coisas interessantes sobre o arduino. Vai ser legal. :D

Tranquilo, vou levar meu note.

#3

Bacana Heitor e Leilane, obrigado pelo relato e pelo trampo.

Então cara, realmente eu peguei teu número errado e boiei. Mas no próximo estarei colado.

Vou catar um USB aqui pra dar esse up nos caixinhas.

#4

massa, velho!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.