Pular navegação

3. Método do trabalho

Ajuda

3. Método do trabalho

O desenvolvimento deste trabalho de construção da ontologia do Processo Legislativo será realizado por meio das seguintes atividades: 

  1. Revisão da literatura dos seguintes assuntos abordados no trabalho:
    • Transparência Pública, Governo Aberto e Dados Abertos Governamentais
    • Web Semântica, Ontologias e Métodos da Engenharia de Ontologias
  2. Preparação do ambiente para desenvolvimento
  3. Levantamento e Especificação dos Requisitos (esta atividade a qual realizaremos aqui no Corais)
  4. Planejamento do projeto
  5. Aquisição do conhecimento do domínio do Processo Legislativo
  6. Conceitualização do domínio
  7. Integração e reuso de recursos
  8. Implementação da ontologia
  9. Validação da ontologia
  10. Documentação da ontologia
  11. Desenvolvimento do experimento
  12. Análise dos resultados do experimento

A imagem abaixo representa as fases adotadas nesta pesquisa, bem como onde a atividade proposta nesta iniciativa via Corais se encaixa (Levantamento e Especificação dos Requisitos).

A atividade 3. Levantamento e Especificação dos Requisitos será realizada por meio das seguintes subatividades:

  1. Definição do grupo de pessoas que irá participar da atividade: serão escolhidas pessoas que têm algum vínculo ou interesse com a Web Semântica, o Processo Legislativo ou a Participação e Controle Social.
  2. Envio do questionário sobre Processo Legislativo e Participação Social: o questionário criado para capturar os conceitos e requisitos da ontologia será enviado e respondido por cada um dos colaboradores escolhidos na atividade 1.
  3. Consolidação das respostas dos questionários: as respostas dos questionários serão analisadas e consolidadas, gerando uma lista inicial de conceitos, cenários de uso e questões de competência relacionados à ontologia.
  4. Consolidação colaborativa dos requisitos: as informações consolidadas na atividade 3 será colocada num pad dentro do próprio ambiente do projeto no Corais para discussão e consolidação da versão final dos requisitos da ontologia.
  5. Redação do documento de especificação de requisitos: elaboração da versão final do documento de requisitos que será usado no restante do projeto de construção da ontologia. Esse documento usará o template ilustrado conforme imagem abaixo:

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.