Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

 

 Resumo:

Realizar  um show musical  performático com o músico DEL IRERÊ,  executando um  repertório de composições de sua autoria e de nomes da MPB como, Gilberto Gil, Capinam, João do Vale, Jerônimo, etc. Concebe duas apresentações: uma no  Recôncavo e a 2a em SSA, Acompanhado de um grupo musical com: teclados, cordas, bateria e percussão. Como elemento performático 2 musicas serão coreografadas no Show. A proposta cenográfica interage com o audiovisual e será um show 100% acessível.

PROPOSTA DO SHOW

O  projeto “Pau Brasil” tem como objetivo a realização de um show musical  performático com DEL IRERÊ, compartilhando  a cena musical com  brilhantes artistas: músicos, compositores, dançarinos e um corpo técnico numa  perspectiva  de um trabalho integrado, didático, colaborativo  e diversificado.  No repertório composições de sua autoria e de nomes da MPB como, Gilberto Gil, Capinam, João do Vale, Jerônimo, dentre outros.

É um um ato de celebração envolvendo sentimentos de lembranças e reflexões experimentando um diálogo com o público num conjunto de visões e partilhamento de perspectivas artísticas provocando um momento de visão crítica à baila da nossa realidade. Coloca em cena a capacidade do criador, do pensador, do poeta no seu confronto com o mundo.

O show “pau brasil” é uma apologia à música e à poesia e, também, a oportunidade de homenagear a cultura popular Brasileira, seus parceiros e representantes ilustres da nossa música.

A ideia concebida para o show engloba o conceito de diversidade artística e coloca o desafio  de atender aos  direitos culturais do cidadão concretizando itens da acessibilidade cultural o que potencializará  a atividade artística na sua  relação de diálogo com seu maior promotor que é o público e com isso entender os valores de todos e de  cada um dentro do seu contexto peculiar.  

Trará a seguinte mensagem:  "A música é um instrumento por excelência de humanização da vida. É uma maneira de mostrar a ação do homem no mundo, intervindo na vida e na sociedade para dialogar emocionadamente com aquilo que ela possui de mais vivo e mais dinâmico" 

Quem è Del Irerê

Pesquisador, músico, compositor, Del Irerê é um artista comprometido com propostas que enfatizam a valorização a cerca do cancioneiro popular. Essa relação começou na infância, quando manifestações culturais populares faziam parte do seu cotidiano - no preparo da terra para o plantio, quando conviveu com as "chulas", ou no ausilio ao seu pai em suas atividades de vaqueiro, quando conheceu os "aboios". O contato com terreiros de candomblé e as tardes de capoeira despertaram a paixão pela força e beleza da dança, do ritmo e da melodia de influência afro.

A marca do trabalho de Del Irerê é a presença desses elementos recolhido ao longo de sua existência de forma natural, mantidos sempre vivos. São fatores que o impulsionam ao persistir em criar e valorizar a música popular brasileira diante da imposição da produção musical de consumo fácil. Artista que se dedica à pesquisa que enfoca a cultura popular do caboclo. Ressitente compositor, com alma, chão e brasilidade, arrancando sons da alma, da terra e do povo.

Compositor desde 1991, Del Irerê tornou-se parceiro de André Bernard, Hermeto Pascoal, e entre outros, Capinam, com quem compôs cerca de dez musicas, das quais, A Lenda da Liberdade, Chulapa de Moçambique, e outras que fazem parte do repertório desse Show. O artista tem raizes no samba tradicional da Bahia, ja produziu cerca de cinquenta composições e recolheu mais de 1000 musicas do folclore brasileiro, apresentando-as em diversos eventos no Brasil e no exterior. 

 

Objetivo

O projeto “Pau Brasil” tem como objetivo a realização de um show musical performático do artista DEL YRERÊ, com três apresentações em territórios diferentes, compartilha a cena musical com brilhantes artistas: músicos, coreógrafos, dançarinos e um corpo técnico dentro de uma perspectiva de um trabalho integrado, didático, colaborativo e diversificado.  No repertório composições de sua autoria e de nomes da MPB como, Gilberto Gil, Capinam, João do Vale, Jerônimo, dentre outros.

Objetivos específicos:

 

  • Proporcionar uma demonstração de sons, ritmos e linguagens características originais da MPB;
  • Destacar o cotidiano da população nordestina, num pacto existencial de suas universalidades;  
  • traduzir melhor características culturais unidas em uma música harmônica, fluida, suave e compacta, evidenciando a diversidade viva e sonora numa surpreendente adaptação.
  • Contribuir com a circulação de produções artísticas de afros - descendentes;
  •  Promover uma relação de trocas de experiência com ouros grupos de artistas da mesma vertente
  • Apresentar ao público alternativas para o desenvolvimento do senso crítico através da apresentação de ações plurais;
  • Priorizar enquanto produto de difusão o acesso a bens culturais e recursos públicos

 

Justificativa

A Bahia é um dos mais singulares produtores culturais da América Latina. Reúne uma fantástica diversidade de agentes criadores populares e eruditos, em todas as áreas da produção cultural, nos modos de fazer e pensar, seja nas linguagens das artes, na religião, culinária, arquitetura, no vestuário, artesanato, etc. Constituindo, assim, um dos mais ricos patrimônios vivos da humanidade.

Deu, ao Brasil e ao mundo, artistas e intelectuais que dominaram, com inventiva maestria, todas as expressões tradicionais e modernas, na música, na literatura, nas artes plásticas, no cinema, teatro, artesanato etc. Contribuiu, com todas as correntes da tradição e da vanguarda, renovando e revolucionando os códigos da contemporaneidade, e parece nunca ter precisado de política cultural para ser o que é. Portanto, falar da proposta de trabalho desse talento da música popular brasileira é colocar à disposição da população, a diversidade, força e riqueza daquilo que ele produz através de sua arte e cultura. Soma  sem sobra de dúvidas requisitos para  justificar justos investimentos na obra artística.

Del irerê, um baiano do município de Gavião, com seu canto regional, com o timbre bem nítido.Traz em suas composições a influência forte dos sons regionais, do universo colorido e tropical, dos ruídos das feiras e das festas populares, do "ethos" histórico e das lendas e estórias passadas pelos nossos avós. Teve o incentivo colossal do mestre e gênio Hermeto Pascoal. Canto de Chegada, Valores desta Terra, O Poeta e o Mundo, O Mestiço, Lenda e A Lenda da Liberdade são alguns de seus trabalhos apresentados a variadas platéias. "A música é um instrumento por excelência de humanização da vida. É uma maneira de mostrar a ação do homem no mundo, intervindo na vida e na sociedade para dialogar emocionadamente com aquilo que ela possui de mais vivo e mais dinâmico" 

 

 

 

 

 

Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos culturais?


 (em revisão)

Beneficioso Siciais

(em revisão)

Econômicos

(Em discussao)

ACESSIBILIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

(minha porposta será acessibilizar total o show, não só o aspecto arquitetônico mas dotar o meso de tradução em libras, material de divulgação com o recurso de braile,  áudio descrição para as intervenções de imagens  apoio de deslocamento das pessoas com deficiência, etc.  Isso é a visão geral de acessibilidade)

 

OUTROS ASPECTOS QUE JULGUE PERTINENTE MENCIONAR

 

Metas de Locais para Apresentação:

1-    Teatro Dona Canô

2-    Teatro Vila Velha (Chica Carelli)

3 -   Teatro de Ilhéus

 

FICHA TECNICA   - (EM DISCUSSÃO)

Músicos

Del Irerê - Voz e violão

(A ser definido)   - Guitarra

(A ser definido)  -  Baixo

Percussão   -   A ser definido

Direção Artística :  Danilo

Produção Cultural: Cris Alves

Produção  Executiva - Nayara Vieira

Técnica Studio e Sonorização - Carlos Silva

Sonoplastia

Projeto Cenográfico:  A definir

Iluminação

Coreografias: A definir

Audiovisual/câmera men/aluguel de equipamentos/edição/copias

Direção de Palco - Carlos Silva

Assessoria de Imprensa/e redes - Colaborativas Iteia Net

Itens Orçamentários

Pré-Produção

Produção cultural/pesquisa/concep.modelagem - ok 

despesas de logística locomoção e comunicaçao - 

Direção Artística/Musical 1a. Etapa concepção

 

Ensaios 

Aluguel de studio - ok

Cachê ensaios - ok

Logística de transporte 

 

PRODUÇÃO EXECUÇÃO

Corpo Técnico

Produtor Cultural ok

Produtor Executivo - ok

Diretor Artístico/Musical - ok

Diretor Executivo - faltando

Coreógrafo - em busca

Projeto Iluminação - em busca

Tec. Operador de Som -  ok

Tec.Operador de Luz - Marquinhos

Direção de palco - ok

Câmera men - em busca 

Figurinista - em busca

Maquiador - em busca

Tradutor Libras  esp.espetáculo - em consulta - preciso de mais de uma proposta

Tec. Audiodescrição - em consulta mas preciso de m ais de uma proposta

 

 

Cachês Artísticos

dançarinos - em negociação

Voz e Violão - ok

Baterista - ok

Tecladista - ok

Baixista - 0k

Guitarrista - ok

Percussionistas - ok

 

 

Comunicação

Assessoria de imprensa - em busca

Designer  gráfico - Nayara Vieira

Impressão de peças publicitárias - em busca

cartaz 

catálogo do show

portfólio

Editor Áudio Visual - em busca

Copias Audiovisual - em busca

Tradutor Braille  - em busca

 

Estrutura/Logística

Pauta de Teatro  - ok

Transportes deslocamentos/translado -  em consulta

passagens rodoviárias/hidroviárias - em consulta

passagens aéreas - em consulta

 

Taxas Ecad 

INSS 

serviço do contador - ok

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previsão :  Ano 2019 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.