Pular navegação

Início

Sobre o Projeto

 

Projeto teste para a criação de uma produtora colaborativa em Sergipe.

“Relembramos que um dos pilares que compõem o Cultura Viva desde o seu surgimento, é a adoção de tecnologias livres da cultura digital nas ações cotidianas dos pontos de cultura. A escolha por softwares de código fonte aberto, não apenas evita o gasto de dinheiro público com tecnologias que se tornam obsoletas em poucos anos, como possibilita adaptar as mesmas a identidade de grupos minoritários como indígenas e quilombolas, traduzindo e configurando os aplicativos para funcionar em realidades específicas. 

Os softwares livres possibilitam que computadores mais antigos tenham uso pleno e evitam que políticas públicas indiretamente fomentem a pirataria. Vale também ressaltar a importância de portais e plataformas livres na internet, que não se apropriam de dados através de contratos e termos de uso que muitas vezes são ignorados pelos usuários. 

É fundamental ao pensar em uma política de empoderamento e autonomia das organizações culturais levar estas questões em consideração e dar a devida importância a capacitação dos agentes culturais para se apropriarem destas ferramentas.
 

Neste momento de falta de recursos e editais de fomento ações é fundamental o estímulo para os pontos de cultura se identificarem como atores sociais da economia solidária, identificando potencialidades e excelência em produtos, serviços e saberes e fomentando a oferta e troca em rede, na lógica do comércio justo, estimulando o preço aberto, o escambo entre organizações e o fortalecimento de ações conjuntas de modo a diversificar a entrada de recursos e complementar a deficiência no fomento por parte das secretarias e Ministério.”  http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2018/03/carta-dos-pontos-de-cultura-do-brasil.html

TECNOLOGIA SOCIAL: PRODUTORA CULTURAL COLABORATIVA

O que é?

https://colaborativas.net/tecnologia/

Videos e powerpoint sobre produtoras culturais colaborativas.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2018/05/videos-e-outros-subsidios-para.html

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.