Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Rodas de conversas com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim

 

RESUMO

O circuito de Rodas de conversas com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim, tem como objetivo abordar junto à sociedade em especial a comunidade acadêmica o tema “A Era Pós-Deficiência” na perspectiva educacional e do ponto de vista da Educação Inclusiva e Acessibilidade das pessoas com deficiência no cenário global,  contribuindo com importantes informações para um convívio social inclusivo. 

 Possibilitar às mais diversas organizações da área de educação, cultura e trabalho, o contato com um estudo científico de grande relevância para a atualidade permeada pelo avanço tecnológico.  A metodologia contempla um momento de autógrafo, e a roda de conversa com debates e uma apresentação artística local enaltecendo trabalhos artísticos de pessoas com deficiência. É também uma prerrogativa da presente proposta a formação de uma rede de interessados no tema Inclusão social e acessibilidade cultural.

São convidados especialmente, pesquisadores, comunidade acadêmica, profissionais de saúde, terapia ocupacional e tecnologias assistivas, profissionais que atuam em educação, projetos sociais, estudantes de áreas afins, organizações sociais, gestores culturais, organizações do movimento político das pessoas com deficiência e o público interessado

 

 

QUEM É FAUSTO JOAQUIM

 

Fausto Joaquim: nascido no dia 02 de janeiro de 1957 na cidade de Ilhéus – Bahia, fora acometido de paralisia cerebral Peri-natal.

 

Ainda em tenra idade a sua mãe a senhora America Moreira da Silva, diagnosticou sinais no seu filho de inteligência privilegiada e sendo ela além de formada em professora, provida de grande bagagem intelectual, razão pela qual o próprio diz que em seu lar podia as vezes faltar  dinheiro, mas sempre sobrava conhecimento, o alfabetizou como o fez com os outros quatros filhos.

 

O seu genitor Fausto Silva, contador e comerciante, homem esclarecido o incentivou a ler muito, conselho que o mesmo seguiu desde a infância e, por conseguinte adquiriu conhecimento considerável, auto – didaticamente.

O mesmo se tornou militante do movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência na sua adolescência, viajando o Brasil inteiro fazendo conferencia sobre a problemática dessas pessoas.

 

Este esteve à frente de várias entidades de pessoas com deficiência, a exemplo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, atuando como presidente por duas gestões. Não esconde a sua paixão pelo movimento do qual ele é originário: Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD). Cursa o 3º período de Pedagogia na Faculdade Amadeus em  Aracaju. Além de conferencista Fausto Joaquim é poeta, escritor com quatro livros lançados e intitulados: Águias sem asas,  Diga ao mundo que sou Deus,  Cascatas de Poemas e A Era da Pós Deficiência  ainda afirma que tem com maior inspiração a sua primeira paixão, a vida.

 

“A minha condição de pessoa com deficiência em paralelo a militância que empreendo desde adolescência, no movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência, provocaram em mim uma inquietação no sentido de trazer á tona as verdadeiras razões da exclusão e da inclusão do grupo de pessoas supracitadas.

 

E com a angustia que é própria dos pensadores, fazendo uso do único instrumento que possui para trazer á tona o que se encontra sobre o véu, o livro; dei início á uma travessia incansável pelas “eras”, períodos que constituem a história humana, o que provocou em mim uma reflexão profunda a qual resultou no trabalho de sociologia o que intitulo A Era da Pós Deficiência.

 

PROJETO

Buscando Parcerias

 

 

PALESTRA :        “A Era da Pós Deficiência”

                          Conferencista:  Fausto  Joaquim

 

O PROJETO

O Presente projeto tem como finalidade a realização de um circuito de Palestras com o Escritor e Especialista Fausto Joaquim.  Abordar junto à sociedade em especial a comunidade acadêmica o tema “A Era Pós-Deficiência”  na perspectiva educacional e do ponto de vista da Inclusão Social e Acessibilidade das pessoas com deficiência no cenário global,  contribuindo com importantes informações para um convívio social inclusivo. 

Possibilitar às mais diversas organizações da área de educação, cultura e trabalho, o contato com um estudo científico de grande relevância para a atualidade permeada pelo avanço tecnológico.  A metodologia contempla um momento de autógrafo, a palestra com debates e uma apresentação artística local enaltecendo trabalhos artísticos de pessoas com deficiência. É também uma prerrogativa da presente proposta a formação de uma rede de interessados no tema Inclusão social e acessibilidade cultural.

PÚBLICO ALVO

Estimamos a participação especialmente de pesquisadores, comunidade acadêmica, profissionais de saúde, terapia ocupacional e tecnologias assistivas, profissionais que atuam em educação, projetos sociais, estudantes de áreas afins, organizações sociais, gestores culturais, organizações do movimento político das pessoas com deficiência e o público interessado.

OBJETIVO

Realizar um circuito de Palestra nas principais capitais brasileiras a exemplo de: Salvador, Recife, Aracaju, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Objetivos Específicos

·         Divulgar o estudo científico Editado A ERA DA PÓS DEFICIENCIA do Autor Fausto Joaquim Moreira da Silva – Aracaju - Sergipe;

·         Possibilitar uma reflexão sobre as condições e direitos da pessoa com deficiência no mundo do trabalho;

·         Estimular a formação de uma rede de  estudos e pesquisas  que eglobem os seguintes temas e profissionais das respectivas áreas:   Educação, Psicologia e Psicologia Social, Pedagogia,  Tecnologias e Tecnologias Assistivas,  Acessibilidade Cultural, Inclusão Social,  Serviço Social, Arte Integrada, Terapia Ocupacional, etc.

 

Metodologia

 

A operacionalização do presente projeto contempla as seguintes fases:

Busca de Parcerias  Institucionais  com o envio da proposta;

Definição do Espaço e sua capacidade;

Qualificação das Peças Publicitárias;

Levantamento das necessidades e custos operacionais;

Profissionais e recursos envolvidos;

Programação Prevista e Carga Horária;

 

Resultados Esperados

Capacidade total do espaço de realização;

Satisfação plena do participante - colhido nas impressões sobre o evento;

Satisfação dos patrocinadores e apoiadores;

Aumento dos contatos  interessados na  reedição do evento;

 

OPERACIONALIZAÇÃO   

BUSCA DE PARCERIAS

Estamos propondo parcerias com organizações diversas e espaços culturais, para disponibilidade dos espaços existentes nos municípios; Agendando discussões em torno de construirmos uma agenda de realizações que contemple: O Circuito de Roda de Conversas, Oficinas,  Palestras, e Vídeo conferências.

POSSIVEIS  PARCERIAS  

Os Interessados devem fazer contatos com a nossa equipe técnica.
 

 

EQUIPE TÉNICA    

Coordenador  Temas Técnicos:    Fausto Joaquim

Assessora Administrativa:  Telma Freitas

Produção Cultural:  Cristina Alves

Produção Executiva Local:

Divulgação:   Iteia – Rede de Comunicação Colaborativa

                        Corais – Plataforma de Gerenciamento de Projetos

 

PROGRAMAÇÃO  PREVISTA

Datas de realização: Buscamos a realização de um evento a  cada mês, atingindo os  territórios de identidade da Bahia (Estamos inicialmente construindo um calendário  num circuito que vai de  Abril de 2018 a  novembro  de 2019)

DATA:       

LOCAL:     

  HORÁRIO:

Sugestão de Roteiro

18h00 - Abertura

18h10 - Palestra

19:00  - Apresentação Artística (A definir) ;

19h30 - Intervenções e Debates

20h30 - Encerramento com  exposição de obras do autor e momento

             de autógrafos.

Investimentos:  Para cobrir os custos dos eventos,   propomos discutir com as parcerias  os itens possíveis de serem apoiados pelos órgãos; Encaminhar a proposta para os mecanismos de apoio financeiro existente incluindo editais estaduais e federais;  desenvolver ação para captação de recursos diretos junto a organizações particulares a exemplo de Faculdades Locais.

RECURSOS NECESSÁRIOS

1. Produção

1.0 - Produtor (es) Cultural/Coordenador (es) do Projeto

1.1 - Produtor Executivo (Local)

1.2 - Arte finalista (Programação Visual)

1.3 - Serviços profissionais de Fotografia

1.4 - Serviços  Para Acessibilidade Cultural

1.5 - Serviços Cerimonial

1.6 - Locação de equipamentos (data show)

1.7 - Cachê Grupo Artístico

1.8 - Cachê Palestrante

1.8 -  Cenário

1.9 -   Serv. Administrativos

 

2.  Logística de transporte para o evento

2.1 - Passagens aéreas e/ou rodoviárias  (conforme a cidade solicitante)

2.2 - Translado Aeroporto x Hospedagem x Evento x Aeroporto (se for o caso)

2.3 - Transporte Grupo Artístico

 

3. Cooffe Breack/água

RETORNO INSTITUCIONAL PARA O PATROCINADOR

 

Para os promotores do evento: valorização da sua imagem considerando que as questões relacionadas à inclusão social e a acessibilidade cultural  das pessoas com deficiência,  fazem a  pauta no cenário atual.

Melhoria no nível de aprovação do público para as organizações que buscam atender e qualificar as suas ações sociais.

CONTRAPARTIDAS

a)   “X” Ingressos (ou produto) para organizações de sua indicação;

b)   01 horário reservado para palestra exclusiva ao público indicado pelo patrocinador ou apoiador.

 

RETORNO DE MIDIA

O apoio cultural ao evento dará ao patrocinador o retorno publicitário conforme os seguintes itens:

· Divulgação da sua marca nas peças publicitárias (folders, cartaz, banner)

· Divulgação do apoio nos informativos convocatórios do evento.

· Inclusão das peças publicitárias nas redes sociais;

 

PLANO DE COMUNICAÇÃO

A)  Criar uma mensagem visual

     B)  Contar com  uma cobertura colaborativa (registro dos  eventos)

C)  Contar com uma cobertura nos meios de comunicação oficial:

b.1  - TELEVISÃO  – As  principais TV do estado estarão sendo consultadas para agendar entrevistas, informes culturais, buscando uma cobertura (local, estadual, nacional).

b.2 – RÁDIOS -  Utilizar os espaços de informe cultural e entrevistas das Rádios AM e FM e Rádio Comunitária.  

b.4 – Peças Publicitárias nos seguintes formatos:

 - Cartaz Tamanho A-3,

 - Folder Formato A-2, 

 - Flair  eletrônico  - redes sociais  

 - Banner  180 x 160  (02 peças)  serão colocados em pontos estratégicos,

   no local de realização  contemplando a divulgação dos apoios recebidos.

Contatos:

Bahia

Cris Alves

Produtora Cultural

CEC - Condomínio Cultural

Tel.: 71 3365 0819

Cel.> 71 9 9952 9753

         71 9 8703 7745

[email protected]

www.itea.org.br/cristinaalves

 

Fausto Joaquim

Tel. 79 9110-5422

[email protected]

www.iteia.org.br/faustojoaquim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REALIZADORES

Os dados dos Co-Realizadores serão também introduzidos na proporção que as parcerias forem sendo firmadas.

Dados da  1ª. Instituição.

NOME: CECCONDOMINIO DO EMPREENDEDOR CULTURAL

ENDEREÇO: Av. Luiz Tarquínio No. 30 – Boa Viagem – Salvador - Bahia

REPRESENTANTE LEGAL:  Orlando Vale

CONTATOS:

 

Dados da 2ª. Instituição.

 

NOME: PONTÃO DE CULTURA ITEIA  (Instituto Intercidadania)

ENDEREÇO:  Núcleo de Ação na Bahia – Centro de Cultura  Praça Tomé de Souza

CNPJ:

REPRESENTANTE LEGAL:  Cristina Alces

CONTATOS: 71 9952 9753/ 33650819

 

Dados da 3ª. Instituição.

 

(Incluir a parceria Local)

 

Histórico das Organizações Realizadoras

 

CEC condomínio do empreendedor Cultural

Organização constituída para atuar na prestação de serviços de apoio às atividades do mercado cultural incentivando a criação de projetos, a capacitação de profissionais  para a área de cultura, e a realização de eventos diversos contribuindo assim com  a geração de trabalho e renda no setor.

 

É na prática a concentração num só espaço de empreendimentos e profissionais liberais,  rateando despesas  de instalações físicas e criando possibilidades de receitas utilizando-se da demanda do mercado da cultura. Resultando num drible à situação de empregabilidade do país bem como às dificuldades de apoios  aos empreendimentos caracterizados de micro e pequeno porte.

.  

 Os mantenedores do  Condomínio são:  empreendedores na área de cultura, empreendedores  nas áreas que fazem a interface com a cultura e turismo, 03 ONGS parceiras e  com larga experiência em intercâmbio cultural.  Os demais são associados,  que,  após  firmado o termo de compromisso que estabelece uma cota de participação, tem direito à utilização do espaço e de serviços proporcionalmente à modalidade escolhida.

 

O condomínio é administrado por um comitê  formado por um representante legal das empresas e/ou entidades  associadas.

 

Instituto Intercidadania

 

É uma Organização da Sociedade Civil e de Interesse Público - OSCIP, sediada no Recife com representações em São Paulo, Brasília, Maceió e Rio de Janeiro, que atua na promoção da cidadania a partir do desenvolvimento e estabelecimento de redes de comunicação.A missão do InterCidadania é promover a comunicação e o intercâmbio de soluções cidadãs, visando a melhoria da qualidade de vida e a redução da exclusão social no país. O principal objetivo do InterCidadania é articular, incentivar e multiplicar ações de cidadania e solidariedade, através da difusão de conteúdo informativo, formativo e artístico na internet, ou fora dela, atuando em rede, com múltiplos parceiros.  O Instituto InterCidadania tem atuação nas áreas de tecnologia, cultura e meio ambiente, com foco na inclusão social. O portal do InterCidadania www.intercidadania.org.br possibilita o acesso gratuito a serviços online e notícias diárias de interesse público nas três áreas de atuação do instituto. O InterCidadania tem o patrocínio da empresa SX Brasil atuante no mercado de TI e Comunicação Digital e dos portais InterJornal e do Achanotícias. O InterCidadania e seus patrocinadores e colaboradores acreditam na força da informação em rede para melhorar a vida. 

 

ITEIA – PONTÃO DE CULTURA DIGITAL

 

 iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando uma Teia de interação cultural na internet.

iTEIA é um projeto sem fins lucrativos, gerenciado de forma colaborativa, que promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e

iTEIA é um projeto não governamental, desenvolvido pelo Instituto InterCidadania, com patrocínio da Petrobras e SX acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. O iTEIA adotou o Creative Commons como referência de licenciamento de conteúdos e se propõe a pesquisar e debater permanentemente formas alternativas de fortalecer a cultura livre e promover a geração de modelos solidários de produção e comercialização de produtos culturais.

O projeto envolve, de forma colaborativa, vídeos, músicas, textos, fotos, noticias, dados de produtores e autores, além de outras informações culturais. Também prevê canais de orientação e capacitação; de divulgação de projetos culturais e ambientes de aproximação entre artistas, produtores, patrocinadores e público (que poderá promover rankings de melhores conteúdos, votando no seus links preferidos).

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.