Pular navegação

Processo Documental

Ajuda

Processo Documental

Linguagem escolhida por dois tipos de expectativa, e também justificativa, para o uso do documentário:

1) que ele funcione como veículo capaz de evidenciar a realidade vivida pelas pessoas que moram nesses lugares, mostrar suas dificuldades e suas denúncias frente aos problemas e injustiças vividos;

2) que ele funcione como ferramenta de transformação de realidade. 

Em contrpartida, há desconfianças sobre esta resposta dizem respeito aos problemas quando evocamos a realidade enquanto totalidade da vida, como se fosse possível abarcar toda a vida existente nos poucos enquadramentos que as nossas lentes são capazes de capturar. 

No entanto, será justamente essa intencionalidade do diretor a respeito das imagenscâmera que possibilitará pensarmos que o documentário não é a máxima expressão da realidade. Se há uma consciência subjetiva podemos, portanto, concluir que documentário não é a realidade e sim uma dimensão da realidade que parte sempre da pessoa que o está realizando. 

A definição do que é documentário passa pela necessidade em estabelecer a relação entre as intenções do sujeito que filma e a construção de uma narrativa cinematográfica, mais do que a discussão estética do filme, como aponta Ramos.

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Documentário Audiovisual: Ferramenta Social

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.