Pular navegação

Início

Ajuda
Blog

GT Cultura Digital e a CNPdC, Plataforma Cultura Viva, Teia, Fórum, auto-declaraçào et

Pessoal,

ta cheio de pautas rolando que precisamos compartilhar e afinar o debate, que tal agendarmos uma reunião para o início da próxima semana?

Alguns pontos que precisam ser dicutidos:

  • Plataforma Rede Cultura Viva
  • Auto-declaração dos Pontos de Cultura
  • Teia 2016
  • Fórum dos POntos de Cultura 2016
  • Agenda DIgital do MINC

Vamos ai?

Sobre o Projeto

A Ação Cultura Digital surge dentro do Programa Cultura Viva para facilitar a apropriação de ferramentas multimídia em software livre pelos Pontos de Cultura para documentação de manifestações culturais locais, produção de sua própria mídia e construção da autonomia por meio da conexão entre o local e o global.

“Cultura digital é um conceito novo. Parte da idéia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento, maximizar os potenciais dos bens e serviços culturais, amplificar os valores que formam o nosso repertório comum e, portanto, a nossa cultura, e potencializar também a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte”, disse o Ministro Gilberto Gil, em 2004.

A Ação Cultura Digital, desenvolve um papel estratégico, que é de fomentar a produção colaborativa entre os Pontos, com o objetivo de formação de redes. Além de inserir, muitas vezes, uma nova forma de linguagem e apropriação de sentidos. A experimentação social dessas novas redes têm estimulado, por sua vez, outras ações efetivas de apropriação, autonomia, auto-gestão e protagonismo. E é esse processo que queremos compartilhar neste blog.

Para saber mais, consulte as publicações da categoria história.

Licença do Projeto
Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution-ShareAlike
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.