Card-sorting

O card-sorting é uma técnica usada para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente.

A classificação usada no website deve ser semelhante a que o usuário escolheu, do contrário, não fará sentido para ele. Se ele usa o termo "professores" para definir o profissional que dá aula, melhor não usar "docentes".

A principal classificação de um website é chamada de taxonomia. Ela pode servir tanto para um menu de navegação, quanto para um sistema de busca, por isso é tão importante envolver o usuário no seu desenvolvimento. Tentar adivinhar como o usuário classifica algo é como atirar no escuro. O card-sorting é a luz.

O usuário recebe uma série de cartões descrevendo conteúdos que serão disponibilizados no website e relaciona-os com cartões de rótulos, formando categorias.

Exemplo parcial de um card-sorting

Etapas de um card-sorting

  1. O usuário recebe uma série de cartões embaralhados descrevendo conteúdos
  2. O usuário agrupa os cartões que têm alguma relação
  3. O usuário recebe cartões de categorias para nomear os grupos
  4. As escolhas do usuário são registradas

Os cartões de categoria podem ser em branco (card-sorting aberto) ou com rótulos pré-definidos (card-sorting fechado).

Enquanto aplica o teste, o arquiteto da informação tem a oportunidade de conversar com o usuário sobre a classificação e tomar nota. As escolhas de todos os usuários participantes do teste são cruzadas e os rótulos adquirem uma porcentagem de concordância. Quanto maior, mais indicados para serem usados. O card-sorting pode ser usado para avaliar uma taxonomia existente ou criar uma nova, variando a quantidade de cartões e a liberdade que o usuário tem para adicionar novos rótulos.

Ao final dos testes, o arquiteto da informação quantifica os dados e elabora um relatório resumindo e cruzando as anotações, bem como apresenta a taxonomia sugerida pela média das escolhas dos usuários.

Card-sorting presencial

https://

Card-sorting online

É possível realizar pesquisas de card-sorting online, sem precisar estar fisicamente diante do usuário. A vantagem é que a análise estatística é automática e não é necessário custos logísticos para realizar a pesquisa, porém não se pode conversar com o usuário para entender porque ele fez uma determinada associação, o que permite ao arquiteto da informação compreender como funciona o modelo mental do usuário.

Ferramentas para card-sorting online: