Pular navegação

Card-sorting

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Card-sorting
Card-sorting
O card-sorting é uma técnica usada para descobrir como o usuário classifica determinada informação na sua mente. Pode ser usado para classificar páginas de um website, porções de um menu ou informações de um painel.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Card-sorting

O card-sorting é uma técnica usada para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente.

A classificação usada no website deve ser semelhante a que o usuário escolheu, do contrário, não fará sentido para ele. Se ele usa o termo "professores" para definir o profissional que dá aula, melhor não usar "docentes".

A principal classificação de um website é chamada de taxonomia. Ela pode servir tanto para um menu de navegação, quanto para um sistema de busca, por isso é tão importante envolver o usuário no seu desenvolvimento. Tentar adivinhar como o usuário classifica algo é como atirar no escuro. O card-sorting é a luz.

O usuário recebe uma série de cartões descrevendo conteúdos que serão disponibilizados no website e relaciona-os com cartões de rótulos, formando categorias.

Exemplo parcial de um card-sorting

Etapas de um card-sorting

  1. O usuário recebe uma série de cartões embaralhados descrevendo conteúdos
  2. O usuário agrupa os cartões que têm alguma relação
  3. O usuário recebe cartões de categorias para nomear os grupos
  4. As escolhas do usuário são registradas

Os cartões de categoria podem ser em branco (card-sorting aberto) ou com rótulos pré-definidos (card-sorting fechado).

Enquanto aplica o teste, o arquiteto da informação tem a oportunidade de conversar com o usuário sobre a classificação e tomar nota. As escolhas de todos os usuários participantes do teste são cruzadas e os rótulos adquirem uma porcentagem de concordância. Quanto maior, mais indicados para serem usados. O card-sorting pode ser usado para avaliar uma taxonomia existente ou criar uma nova, variando a quantidade de cartões e a liberdade que o usuário tem para adicionar novos rótulos.

Ao final dos testes, o arquiteto da informação quantifica os dados e elabora um relatório resumindo e cruzando as anotações, bem como apresenta a taxonomia sugerida pela média das escolhas dos usuários.

Card-sorting presencial

https://

Card-sorting online

É possível realizar pesquisas de card-sorting online, sem precisar estar fisicamente diante do usuário. A vantagem é que a análise estatística é automática e não é necessário custos logísticos para realizar a pesquisa, porém não se pode conversar com o usuário para entender porque ele fez uma determinada associação, o que permite ao arquiteto da informação compreender como funciona o modelo mental do usuário.

Ferramentas para card-sorting online:

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos