Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

 

O Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) tem desenvolvido estudos e projetos sobre docência e práticas pedagógicas na educação online, incluindo questões sobre e-acessibilidade, em tempo de cibercultura.
O principal engajamento do GPDOC é com a formação de pesquisadores e docentes em processos de formação inicial e continuada, tendo como objetivos:
a) investigar os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e suas implicações para os processos de aprendizagem e docência;
b) desenvolver metodologias de pesquisa e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem o currículo escolar das práticas comunicacionais na cibercultura;
c) desenvolver currículos e atos de currículos (didática) para o exercício da docência online;
e) mapear os saberes docentes para o exercício da docência online, e;
f) compreender como as interfaces digitais podem contribuir para a produção e gestão do conhecimento.

O GPDOC trabalha a formação docente inicial e continuada com três fundamentos principais: a imersão cibercultural, a docência e a pesquisa dentrofora das instituições educacionais. Esses três fundamentos se articulam entre si de forma recursiva com o intuito de propiciar uma base inicial para a ciberpesquisa-formação. A ciberpesquisa-formação é uma metodologia de pesquisa qualitativa que tem como campo de pesquisa-formação a educação online. Os processos de docência e aprendizagem são concebidos a partir do compartilhamento de saberes, significações e dilemas de professores e pesquisadores tendo as interfaces digitais como mediadoras e dispositivos de pesquisa-formação.


Assim, os três fundamentos praticados pelo GPDOC contribuem para a ciberpesquisa-formação propiciando a autoria cibercultural de seus participantes. A autoria é encorajada em ambientes virtuais online, os quais se configuram espaços formativos de pesquisa e práticas pedagógicas, contemplando o compartilhamento de saberes e experiências entre todos os envolvidos no processo, inclusive as pessoas com deficiências sensoriais.

Portanto, temos como objetivo iniciar a criação, o compartilhamento e a remixagem de materiais educacionais abertos, conhecidos como Recursos Educacionais Abertos (REA) para a formação de professores na cibercultura. Compreendemos que a partir da possibilidade de criação de REA de forma colaborativa no contexto da docência na cibercultura, introduzimos uma proposta metodológica a ser investigada em futuras pesquisas, principalmente na Faculdade de Educação EDU-UERJ.

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.