Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

 

O CASVI (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) é uma Organização Não-Governamental de direitos humanos com enfoque na sexualidade, fundada em 1992, inicialmente com o objetivo de prestar assistência os portadores do vírus HIV (sintomáticos e não sintomáticos), disponibilizando distribuição de cestas básicas, assistência psicossocial e jurídica quando demandadas, e realização de atividades de integração entre os seus associados. Desde o início de suas atividades, o CASVI contou com a participação estreita da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), tanto como integrantes beneficiados pela sua Missão, como por colaboradores de suas iniciativas, representando relevante espaço de visibilização, articulação e integração destas pessoas para com as demais, bem como espaço que têm propiciado maior reflexão e debate acerca da diversidade sexual.
 
A partir de 2002, a ONG ampliou sua área de atuação, contando com a realização de dois projetos estratégicos com populações vulneráveis, objetivando a prevenção das DST/HIV/Aids, focados em duas populações estrategicamente definidas entre a Instituição e a Coordenação Estadual de DST/Aids – SP e o Programa Municipal de DST/Aids de Piracicaba (parceiros governamentais da ONG na pactuação técnica dos dois projetos):
 
    - Usuários de Drogas e Drogas Injetáveis, através do PROJETO SANGUE BOM;
    
    - Profissionais do Sexo (Mulheres, Travestis e Homens), através do PROJETO ESQUINA DA NOITE.
 
 
Em 2004, o CASVI complementou sua proposta diferenciada de trabalhar com populações estratégicas, implementando um projeto em parceria com a Coordenação Estadual de DST/Aids, objetivando desenvolver ações sócio-educativas com educadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, instrumentalizando-os com a temática Sexualidade e Diversidade Sexual.
 
As múltiplas linhas de ação, até então estabelecidas pelo CASVI, proporcionaram um rico processo de reflexão acerca de sua Missão maior (ONG/Aids até então), culminando com a deliberação coletiva de seus integrantes em tornar a Instituição uma ONG de Direitos humanos, dada a complexidade das ações desenvolvidas a partir dos campos de atuação dos três projetos e da realidade de exclusão social enfrentada por diversos segmentos populacionais.
 
 
Tal iniciativa permitiu grandes avanços:
 
    - O reconhecimento da relevância dos trabalhos desenvolvidos pelos três projetos, sendo os mesmos incorporados no Plano de Ações e Metas do Programa Municipal DST/Aids de Piracicaba, através de convênio entre a ONG e o Município;
 
    - O processo de amadurecimento e fortalecimento na constituição identitária da ONG, proporcionando uma maior afinidade entre seus integrantes e seu maior comprometimento na defesa de uma causa social maior, para além das delimitações técnicas que os projetos implicam.
 
 
A discriminação que a população LGBT sofre na sociedade como um todo, adquiriu particular interesse pela Instituição, que pôde concretizar diversas intervenções qualitativas sobre esta problemática, tanto em Piracicaba como demais localidades e regiões.
Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.