Pular navegação

Swimlanes

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Swimlanes
Swimlanes
Swimlanes são ótimas ferramentas para os clientes conhecerem melhor sobre os usuários, necessidades de negócios e tecnologia. Através do fluxo da experiência sintetizada em um documento auxilia o entendimento das possíveis disparidades no modelo mental de cada usuário criando uma visão compartilhada dos cenários-chave do usuário.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Swimlanes

UX Swimlanes são ótimas ferramentas para os clientes conhecerem melhor sobre os usuários, necessidades de negócios e tecnologia. Através do fluxo da experiência sintetizada em um documento auxilia o entendimento das possíveis disparidades no modelo mental de cada stakeholder, criando uma visão compartilhada dos cenários-chave do usuário.

Se foca no que você está construindo e por que você está construindo, descrevendo requisitos para os stakeholders e a equipe de trabalho. Ao mesmno tempo que a equipe criativa e de UX tem acesso ao fluxo através das etapas de um processo, a equipe de negócios tem acesso ao processo de entrega e a lógica de negócios, e a equipe de Arquitetura e Tecnologia aos sistema de dados e technologia no back-end.

Características

  • estórias do usuário sofisticadas (geralmente um storyboard - estilo comics ou fotos)
  • um fluxo de processo da experiência do usuário
  • processos relevantes do negócio
  • ferramentas e sistemas envolvidos na solução das necessidades do usuários
  • funcionalidades e referências de casos de uso que casam com a documentação técnica

Quando usar

Bem no início do projeto, na fase de descoberta e estratégias

Como fazer

Para fazer as swimlanes você simplesmente adiciona um retângulo para cada linha que deseja desenhar. Sendo que cada linha representa um ator diferente (pessoa, grupo, equipe, sistema, etc.).  

A seguir vai colocando as ações correspondentes e fazendo as ligações que ocorrem no decorrer do fluxo.

O storyboard deve ser feito por último.

Prós

  1. Síntese
    Condensa a User experience, o negócio, os sistemas de backend, e a estória em apenas um documento.
  2. Simplicidade
  3. Melhoramento
    São aperfeiçoadas em facilidade de uso, a partir das tradicionais swimlanes de processo de negócios.
  4. Comunicação
    Todos os cenários combinados exibem a estória completa do produto. A linha que mostra o storyboard ajuda a comunicar sobre "o quê" e "por quê" para a gerência e stakeholders do negócio.
  5. Visão
    Auxilia a visualizar os próximos passo que devem ser aplicados no processo.

Contras

  1. Os Storyboards podem levar muito tempo
    Podem ser simplificados usando fotos produzidas, ou fotos de exemplo retiradas de sites como Flickr, ou até mesmo usando desenhos mais simplificados já que o contexto é mais interessante que a ilustração.
  2. Os workshops múltiplos para a linha de UX do documento
    Os workshops são os maiores consumidores de tempo e requerem um esforço grande para serem organizados. A coesão e a qualidade deste documento é essencialmente construído nesses workshops participativos. Sem essa base, o documento de Swimlanes é simplesmente um conjunto de imagens bonitas e um exercício que termina em si mesmo.

Fonte: Nform

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos