Pular navegação

Service Blueprint

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Service Blueprint
Service Blueprint
Ferramenta com abordagem focada no cliente para a inovação e melhoria do serviço. Descreve o processo de serviço, os pontos de contato com o cliente e os elementos do serviço em detalhe suficiente para verificar, implementar e manter.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Service Blueprint

Ferramenta com abordagem focada no cliente para a inovação e melhoria do serviço. Descreve o processo de serviço, os pontos de contato com o cliente e os elementos do serviço em detalhe suficiente para verificar,implementar e manter.

O service blueprint permite uma descrição dos elementos críticos de um serviço como o tempo, sequências lógicas de ações e processos. Especifica os eventos que acontecem no espaço-tempo da interação  e as ações que  estão fora da linha de visibilidade para os usuários, mas que são fundamentais para o bom desempenho do serviço.

No blueprint as funções são catalogadas no processo acima e abaixo da linha de visibilidade para o cliente. Os pontos de intersecção (contato) e os processos de back-stage são documentados e alinhados com a experiência do usuário planejada.

Formato

O service blueprint consiste em colunas que representam etapas cronológicas no uso do serviço e linhas que representam diferentes camadas de resposta.

  1. A primeira linha são as ações do usuário
  2. A segunda linha são os pontos de contato com o usuário (helpdesk, telefone, carta, email, balcão, etc)
  3. A terceira linha são as ações visíveis dos prestadores de serviço, também chamada de linha de frente (responder, perguntar, ajudar, etc)
  4. A quarta linha são as ações invisíveis dos prestadores de serviço ou de sistemas automatizados, também chamada de bastidores (calcular, analisar crédito, contatar terceiros, etc)

Exemplos

service_blueprint1.jpgservice-blueprint.jpg

Pré-visualizarAnexoTamanho
example-self-service-technology-blueprints.pdf59.7 KB
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos