Pular navegação

Teste A/B

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Teste A/B
Teste A/B
O Teste A/B é um método de teste de websites que consiste em exibir diferentes versões de uma mesma página para diferentes visitantes, podendo, assim, comparar a performance de cada página para atingir os objetivos dos usuários. Frequentemente, a métrica escolhida para o Teste A/B é a taxa de conversão, porém, é preciso considerar também outras medidas.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Teste A/B

O Teste A/B é um método de teste de websites que consiste em exibir diferentes versões de uma mesma página para diferentes visitantes, podendo, assim, comparar a performance de cada página para atingir os objetivos dos usuários. Frequentemente, a métrica escolhida para o Teste A/B é a taxa de conversão, porém, é preciso considerar também outras medidas. Uma página que tenha taxa de conversão alta, mas pouco tempo de permanência pode indicar conversões canceladas futuramente.

Para minimizar o risco das alterações prejudicarem a métrica de sucesso do site, as versões alternativas costumam ser exibidas em pequenas porcentagens das visitas. Por exemplo: a versão B do site A é mostrada a apenas 5% dos visitantes. Pode-se ter mais versões da mesma página, porém, quanto maior a variação entre elas, mais difícil será interpretar os resultados.

O ideal é que as versões tenham pequenas alterações, para isolar o máximo possível as variáveis. Como exemplo, a página B tem um link a mais do que a página A. A mudança na performance se dará pelo efeito desse link extra.

A Google oferece uma ferramenta para gerenciar testes A/B e mensurar sua performance.

Crítica

A limitação principal do Teste A/B é que não dá pra saber o motivo do comportamento do usuário. Só se sabe que ele clicou ou foi embora, mas não dá pra saber porque. Analistas de métricas radicais vão dizer que não é necessário saber porque; só é preciso saber o que funciona e o que não funciona. Tal posicionamento pode ser adequado numa determinada situação, mas se isso for a estratégia de design, a experiência do usuário será medíocre.

Medíocre porque é formada por uma série de elementos que nada tem a ver um com o outro, que não compõem um todo agradável. A experiência do usuário será análoga a entrar no botequim da esquina, cheio de artigos que vendem muito (ovo de codorna, velho barreiro, pingado) mas que não combinam entre si.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos