Pular navegação

Prevendo as Manchetes do Ano Seguinte (Predict Next Year's Headlines)

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Prevendo as Manchetes do Ano Seguinte (Predict Next Year's Headlines)

E aí? Quais serão as manchetes sobre sua empresa no ano que vem?

Esta é uma técnica que permite identificar aonde o cliente quer que a sua empresa esteja. É similar, segundo este site, ao exercício de escrever seu próprio obituário. Visa estabelecer aonde se quer chegar, ou seja, enxergar aonde se quer chegar e depois poder traçar com maior precisão uma estratégia para se alcançar esta meta.

Jornal

Método

Como: Convide o(s) cliente(s) para projetar sua companhia no futuro, identificando como eles querem desenvolver e sustentar as relações com seus consumidores.

A idéia de "prever as manchetes do ano seguinte" é um recurso para que o cliente possa ver sua empresa com algum distanciamento, e se imaginar como um jornalista escrevendo uma matéria de sua empresa. Assim, é possível que seja imaginada, de forma mais lúdica, a história que a empresa estará escrevendo e que caminho ela está traçando.

Porquê: Os tópicos que forem definidos podem ajudar os clientes a decidir quais questões de design devem prosseguir no processo de desenvolvimento de produtos.

O método ajuda com que o cliente explique o que ele espera para sua empresa, e, assim, o designer pode oferecer um trabalho de acordo com o direcionamento que a empresa tem, mesmo que este não esteja explícito.

Cartão da IDEO resumido: Predict Next Year’s Headlines
How: Clients to project their company into the future, identifying how they develop/sustain customer relationship. Why: Helps clients to define which design issues to pursue in product development.

Exemplos de utilização do método

Exemplo da IDEO: A IDEO, no projeto de uma página de intranet para técnicos de informação, chamaram o cliente para definir e clarear seus objetivos de negócio para lançamentos imediatos e futuros.

Exemplo em Computação Pervasiva: As pesquisas em Comunicação Pervasiva costumam prever cenários onde a computação esteja permeando as cidades e toda a sociedade, e imagina-se os efeitos que ela pode causar.

Sugestões para o método

Este método pode ser utilizado para possibilitar idéias criativas entre os colaboradores de um projeto. Pode-se pensar nas manchetes do ano seguinte, imaginando em um ambiente possível caso as principais manchetes fossem "ao contrário". Exemplo: Se, em 2008 a Apple lançou o iPhone, imaginar que em 2009 artefatos como o iPhone será proibido. Como seria a comunicação neste ambiente?

Outra sugestão é trabalhar um "benchmark" futuro, prevendo como serão as manchetes das empresas concorrentes e como a empresa do cliente quer se encaixar entre elas.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos