Conversa sobre Hospedagem do Corais

Salve,

O Henrique Cukierman, professor da COPPE/UFRJ, e eu queremos abrir um diálogo para tentar hospedar o Corais em algum servidor na UFRJ.

Estamos utilizando a plataforma em uma disciplina (Computadores e Sociedade - http://corais.org/compsoceci/) e além disso para nossa linha de pesquisa na COPPE, chamada Informática e Sociedade, seria uma felicidade estabelecer uma parceria com um projeto tão alinhado com os princípios de colaboração e solidariedade que partilhamos.

Para saber se temos ao nosso alcance os recursos necessários para atender o Corais, quais seriam os requisitos dessa hospedagem? (Incluindo a questão do módulo de videoconferência e as demais novidades pensadas para a nova versão).

Já tentei alinhar uma hospedagem do corais na petrobras, mas fracassei. Preciso da ajuda de todos para que desta vez ela brote!

OBS: lembrei do discurso que o Darcy Ribeiro fez ao receber algum título. Ele fez uma lista dos seus fracassos. Disse que tentou ajudar os índios brasileiros e fracassou, que tentou dar educação integral para as crianças e fracassou, que tentou criar uma universidade justa e fracassou. Mas disse também que seus fracassos seriam suas vitórias e que não suportaria estar no lugar de quem o venceu. Rsrs

Abraços solidários e severos

Comentários

#1

Olá Severino! Muito massa essa articulação. Vamos continuar tentando sim. 

Essa mudança de servidor se tornou urgente pois os meus Euros remanescentes da Holanda acabaram e agora estou pagando em Real aproximadamente R$ 800 p/mês com a hospedagem do Corais. O único coletivo que continua a colaborar é a Colaborativa.PE que ajuda com U$ 100 a cada três meses. Essa situação está insustentável e em breve terei que reduzir a nossa capacidade de acessos caso não consigamos achar uma alternativa sustentável.

Hoje estamos na Dreamhost com um servidor de 4 GB de memória com 8 cores (o clock eu não tenho como saber). O servidor de videoconferência requereria mais ou menos a mesma coisa só para ele, então para rodar os dois juntos, eu diria que precisaríamos de uma máquina com 8 GB.

É importante citar que a migração é um processo muito delicado e trabalhoso e que precisamos ter certeza de que vai funcionar bem no novo servidor antes de começar. Em geral esse processo leva umas 2 semanas de trabalho intenso para adaptar tudo. 

#2

Olá Pessoal, como estamos avançando nesta instalação? Estamos empacados em algum problema específico? Gostaria de ver se podemos combinar uma reunião específica para avançarmos conjuntamente neste processo. Me disponibilizo a colaborar no que for possível.

Em paralelo a este processo trago uma boa notícia, ontem fiz mais uma reunião com o pessoal da cooperativa CanTrust do Canadá que já vem hospedando os nossos projetos das incubadoras ITCPs na cooperativa E.I.T.A. Eles ofereceram uma VPS e o suporte pra gente tunar a maquina para instalação do CORAIS custando 120 doláres canadenses por mes (eles oferecem descontos para outras cooperativas). Como o dolar canadense está 3x1 com o real, ficamos um custo mensal de 360 reais. Podemos inicialmente tentar colocar no mesmo VPS os projetos da EITA e se a maquina suportar bem, teriamos como dividir este custo nossa cooperativa e o corais (180 reais por mes para cada).

Fred, o q vc acha? vamos avançar em paralelo em ambas ações (Canadá + UFRJ) acho q poderiamos ter um espelho e evitar quedas no sistema. Se mais gente puder somar nessa pegada sugiro marcarmos um papo virtual aqui na comunidade MetaDESIGN sobre este assunto.

Aguardo as considerações [email protected] demais [email protected]

#3

Estaremos iniciando em breve a migração do Corais par a CanTrust, o que vai cortar nossos custos de hospedagem pela metade. Não sabemos ainda se todos os recursos continuarão funcionando e se a velocidade será a mesma da Dreamhost, mas essa é uma medida de emergência que precisamos tomar devido a falta de doações. Já posso adiantar que o atendimento da CanTrust é muito mais dedicado e rápido do que da Dreamhost, o que provavelmente será vantajoso para nosso projeto. 

Isso não significa que a questão do servidor estará resolvida, pois o ideal seria hospedar a ferramenta de texto colaborativo em outro servidor separado, assim como a de videoconferência.

#4

A CanTrust já está quase completa. Esse novo hospedeiro está sendo fantástico, ajudando a gente com várias configurações que norlmalmente não são feitas por eles. 

Preciso da ajuda de vocês para testar e ver se há bugs ou limitações no novo servidor. Acessem o Corais no domínio da CanTrust e reportem erros aqui. Qualquer coisa postada lá será deletada daqui há alguns dias quando fizermos uma nova atualização do banco de dados. 

http://corais.colaborativas01.ct.coop

A data programada para a migração será dia 03/04/2016. Nesse dia o Corais ficará fora do ar por algumas horas.

#5

Ola Fred, que ótima notícia, fico feliz pelo desdobramento positivo desta parceria que fico feliz de ter começado a costurar entre a CanTrust Hosting e a comunidade MetaDESIGN.

Estou retornando pra Recife na quarta feira, me comprometo em testar até o fim de semana e reporto eventuais problemas que encontre.  Acho que após estabilizarmos esta migração é fundamental avançarmos no diálogo na UFRJ para a configuração do servidor do etherPAD e do Big Blue Button, de modo que tenhamos todas as funcionalidades atuais e consigamos baixar os custos de manutenção para um patamar viável dentro do centário atual de nossa comunidade. Caso [email protected] tenham boas idéias de como podemos avançar na nossa sustentabilidade, é fundamental seguirmos avançando neste tema (como nossa campanha de crowdfunding para atualização da plataforma)

há braços solidários

#6

Fizeram os testes? Posso fazer a migração? Precisava realmente de ajuda com isso.

#7

Testei mapas mentais e texto colaborativo Fred....tudo firmeza!

#12

Conforme tinha combinado, comecei neste fim de semana a testar as funcionalidades de moedas sociais no novo servidor:

1.) Criar Moeda Social (ok)

2.) Adicionar membros ao projeto (ok)

3.) Tornar novos membros administradores (ok)

4.) Realizar uma transação financeira (Bug)

     - No item 4 não está aparecendo pra mim o box de realizar transação (nem de realizar transações para terceiros uma vez q sou ADM do projeto).

link: http://corais.colaborativas01.ct.coop/eaeubrics/exchanges

Com este limitador não conseguir criar, editar e excluir transações que preciso ainda realizar testes para garantir o correto funcionamento.

#9

Boa noite, Fred e demais

Testei blog e galeria de imagens, inserção de conteúdos, anexos zipados, comentários e edição.

Tudo certo!

Parabéns!

#10

Salve galera,

nós aqui no Tecnojovem no Rio de Janeiro não estamos conseguindo criar novas ofertas. Não sei se essa é a causa geradora, mas também não estamos conseguindo visualizar (ou achar) as "transações entre terceiros" e as "transações múltiplas" (de um para vários usuários).

Eu conseguia fazer essas transações na disciplina que demos no curso de engenharia de computação na UFRJ (que ocorreu no segundo semestre de 2015), mas não consigo realizá-las no Tecnojovem 2016.

Abraços (e se vocês precisarem de braços ou pernas para colaborar codificando no Corais, bora fazer uma audioconf e colocar os nerds daqui para fazer algo relevante rsrs)

#11

Severo, esse problema é no  novo servidor ou no antigo? Vamos ver primeiro a migração depois arrumamos bugs prévios.

#13

A migração está completa para a Cantrust, mas alguns recursos ainda precisam ser configurados, como por exemplo, envio de email. 

O bug que o Jatobá e o Severo reportaram está corrigido. Por favor, verifiquem se há outros bugs.

#14

Olá Fred,

Antes de tudo parabéns pelo trabalho realizado nos últimos dias em parceria com o Damien da CanTrust, realmente vejo que esta parceria está rendendo mais que uma economia com o valor do servidor mas também uma melhor performance e possibilidade de aprimorarmos segurança de dados. 

Sobre os testes, ao utilizar o CORAIS esta semana percebo que as planilhas estão demorando mto para carregar o formato de edição (socialcalc). Os textos colaborativos nao abrem (etherpad ainda precisando ser configurado na CanTrust) e o chat (Drupal Chat) segue fora do ar.

Caso encontre mais bugs vou reportando por aqui