Ajuda do Corais disponível

Uma coisa que muita gente pede na Plataforma Corais é mais informações de ajuda. O Carlos Lunna tomou a iniciativa de escrever alguns tutoriais de como utilizar a Plataforma Corais. Criamos então o tronco Ajuda na Árvore do Conhecimento. Quer saber como tirar o máximo do Mapa Mental? Não entende o que é taxonomia? Quer customizar a página inicial do seu projeto? Veja a Ajuda.

Qualquer pessoa pode acrescentar Conhecimentos na Árvore. Basta clicar em Criar Conteúdo > Conhecimento e selecionar o tópico Ajuda.

Para fazer capturas de tela, sugiro utilizar a extensão Lightshot para o navegador Firefox ou Chrome. Veja como é simples selecionar a área da tela específica que o tutorial está explicando e inclusive fazer anotações como setas. Recomendo também salvar a imagem no seu computador e fazer upload no Corais ao invés de utilizar o serviço da Lighshot de hospedagem da imagem, pois pode ser que ele não esteja disponível daqui há alguns anos.

670px-take-screenshots-with-lightshot-step-2.jpg

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Ajuda Plataforma Corais

Comentários

#1

Oxe, olha a mensagem que apareceu quando fui instalar o ligthshot no firefox:

Ten en cuenta que este complemento no es compatible con tu sistema operativo.

É isso mesmo, só rola em windows?

#2

No Chrome deu a mesma mensagem, mas eu "forcei" a instalação e funfou. A ferramenta é realmente muito boa. Só fiquei bolado com essa exclusividade de windows.

#3

Eu costumo utilizar o Fireshot que possui uma versão gratuita para chrome e firefox e parece que tem também para Opera, mas no Opera nunca usei.

Utilizo no ambiente windows, tentei verificar no site se funciona em linux e mac os, mas não encontrei a informação.

O que eu gosto bastante nele é que ele captura a tela inteira da página.

http://getfireshot.com/ 

Para fazer marcações gosto bastante da interface do Skitch da Evernote, este é um software instalável gratuito e roda em windows e mac os, tem também pra dispositivos móveis (ios e android).

http://evernote.com/intl/pt-br/skitch/

Abraços

#4

Este aqui: Awesome Screenshot

Permite, inclusive fazer anotações. No GNU/Linux funciona de boa. Recomendo!

#5

Olá pessoal! Já coloquei um link para os tutoriais de Paineis, Taxonomia e Vincular tarefas nos respectivos ícones de ajuda de cada ferramenta. Este último eu acho que deveria ser apenas um subtítulo dentro de um conhecimento completo sobre como administrar tarefas e etapas. Alguém se dispõe a completar?

Acrescentei tutoriais também para Questionários e Moeda social, que estavam escritos no livro Coralizando.

Seria legal se alguém pudesse elaborar um tutorial sobre as Planilhas e Votação.

#6

Criei também páginas incompletas para alguns softwares livres utilizados em conjunto com o Corais como Gymp, Scribus e Inkscape. Alguém tem aí um tutorial pronto desses softwares ou conhece alguém que queira compartilhar?

Poderíamos ter também outras seções com software livre na Árvore de Conhecimento na área de produção de vídeo e áudio. Alguém se anima a começar? 

Esse esforço inicial dá trabalho mas depois imaginem que toda vez que houver uma tarefa que requer o uso de Inkscape, basta colocar o conhecimento relacionado e o link fica feito automaticamente.

#7

Massa Fred, ainda esta semana eu posso dar uma incrementada em administração de tarefas e etapas, e posso tb dar um start em Planilhas e Votação.

Eu estava pensando que um tronco da árvore dedicado a economia popular solidária pode ser útil tb. Por exemplo, estou na instiga de criar tutoriais de tópicos como o calculo do preço aberto, criação de tabela de ofertas, demandas, saberes, etc...

O que acham?

#8

Acho excelente, só acho importante separar as bases conceituais e práticas da economia solidária e as ferramentas do Corais que dão suporte, apesar de que estas podem ser linkadas.

O que eu posso dizer é que esse esforço de sistematização de conhecimento de práticas comunitárias tem um efeito gigantesco a longo prazo. A comunidade de design digital já não é a mesma do que 3 anos atrás quando criamos o Corais. No total, os conhecimentos já somam quase 1 milhão de visualizações!!!

#9

oi Fred e demais! bacana! ajudará bastante! Deixo a sugestão de tutoriais com capturas de tela dinâmicas e narrado. 

Colaborar no do Gimp que estudo desde julho. Usamos no trabalho. Indico o link, um dos preferidos e logo vejo os demais. abs!

https://mundopauta.wordpress.com/tag/tutorial-portugues-gimp/ 

#10

Acrescentei Planilhas e Votação na árvore do conhecimento. Vamo q vamo!

#11

Maravilha Lunna! Fiz uma edição no Planilhas porque achei que com os exemplos ficou muito cheio de informação. Mantive os links. Seria legal no futuro acrescentar umas capturas de tela mostrando a diferença entre o modo de visualização e de edição. Isso algumas pessoas ficam confusas às vezes.

Já integrei as duas páginas na ajuda da ferramenta.

#12

Fred, atualizei Planilha com os prints de modos de edição e visualização, usei exemplos de uma mesma planilha.

#13

Mandou bem Lunna!

Criei as páginas para os softwares livre de design. Alguém aí tem um tutorial pronto pra compartilhar?

Que outros softwares livre a galera das produtoras culturais usa que mereciam estar na árvore? Que outros troncos da árvore precisamos criar? Produção de Áudio? Produção de Vídeo? Junta Produção de Áudio/Vídeo?

#14

Acho que vale a pena colocar na árvore Kdenlive, Audacity e Ardour.

#15

Que acham de Produção Audiovisual?

#16

Tinha um tronco chamado Produção Livre que eu mudei para Produção Audiovisual. Agora é só criar as páginas para cada software. Eu acho que já tem alguns tutoriais publicados dentro dos projetos da Colaborativa.PE mas tem que ver se a galera topa compartilhar como conhecimento.