Selo para projetos de Design Livre

Seria legal se a gente tivesse um selo pra identificar projetos que adotam os princípios do Design Livre. Algo como o Creative Commons ou GNU.

Alguma idéia????

Comentários

#1

E se fosse um mascote? Se Design for "passar batom em porco", o Design Livre poderia ser um porco selvagem, como um Javali. Fiz alguns desenhos inspirados no Pumba, anexo!

#2

O @fredvanamstel jogou no Twitter: "se  fosse um animal, que animal seria?".

  • @pedropra disse: Que tal um inseto? Uma formiga. Todas trabalham pelo bem comum.
  • Já o @contatoleo sugeriu: Aranha, pois ela tece sua teia da melhor forma possível onde estiver.
  • Pensei aqui: que tal a girafa, que com seu longo pescoço consegue ver as coisas a distância, a longo prazo!

#3

Bem, os corais são animais também :)

#4

Gostei da idéia da girafa: olha à frente, ao que a idéia pode render de benefícios às pessoas no futuro, não apenas o retorno financeiro.

Mas também poderia haver um selo em forma de logotipo, ou abstrato, além do mascote; achei legal mesclar a idéias de uma cadeia quebrada com o formato das iniciais DL; apenas um esboço.

Esboço de selo para o Design Livre

#6

Achei bem interessante o DL ali no número 2. Indo em direção a esse conceito de cadeia abrindo, que tal se este símbolo fosse uma caixa se abrindo? De certa forma, os desenhos me lembraram uma caixa sendo vista de cima :D

#7

Caixa se abrindo? Hmmm.... Idéias, idéias!!!

Logo publico mais coisas!

#5

O mascote acabou sendo o próprio coral! Essa discussão começou antes de estar definido o nome. 

Mas acho que é necessário ter um logo simples como esse que você está elaborando, Alexandre. Continue as experimentações, por favor. Acho que precisa abrir mais essa caixa!

#8

Seguem abaixo outras duas páginas de esboços.

Esta foi uma abstração com a questão da coletividade das idéias no Design Livre: formas geométricas baseadas nas imagens de pessoas de mãos dadas, vistas de cima:

Segundo esboço para o selo do projeto Design Livre.

Esta é a terceira página de esboços, desta vez baseada nas liberadade do conhecimento por meio do Design Livre: usando as iniciais L e D para formar um cadeado aberto:


Terceiro esboço para o selo do projeto Design Livre.

Opinem!

#9

Muito interessante os seus estudos, Alexandre :)

Das duas propostas, a que mais me chamou atenção foi a do cadeado aberto. O conceito de pessoas de mãos dados me parece meio batido (vide Ubuntu, ou mesmo olimpíadas no Rio), mas a do cadeado me parece bem diferente. Algumas questões: será que precisamos usar as letras "L"e "D"? Penso agora em um cadeado mais sugerido do que explícito... o que acham?

#10

São apenas estudos Gonzatto, e o uso do D e do L, de Design Livre, foram apenas idéias jogadas no papel para inspirar outras.

Pensei também no cadeado apenas sugerido, mas precisamos explorar mais essas solução graficamente; quando pensei nisso lembrei da seta oculta no logo da Fedex: http://www.moillusions.com/2006/05/fedex-logo-optical-illusion.html

Até daria para fazer só com as iniciais se elas fossem invertidas, com o L antes do D, parecendo um cadeado aberto deitado.

#11

Claro ;) estou fazendo o mesmo exercício para pensar nas possibilidade. Acho bem legal esses tipos de ilusões, discretas, como a da Fedex, dão um toque a mais :D -->  Design com D como cadeado. "Livre" com uma chave em uma das letras? rsrs

#12

Disque "L" apra Design Livre:


Quarto esboço para o selo do projeto Design Livre

Essa chave abre portas e cadeados... =)

#13

Será que usar as letras D e L não ferem qualquer pretenção de internacionalização do conceito? e se fossem usadas as letras F e D?

Eu gostei mais da idéia dos animais...

#14

Acho que o selo poderia ter um design gráfico que independesse se fosse F(ree) L(ivre) L(ibre) W(olny), mas que já tivesse uma unidade visual que identificasse o selo :) o pinguim do Linux, por exemplo, faz isso muito bem.

#15

Eu acho que poderia ser um símbolo abstrato que expressasse os valores do Design Livre, tal como costumamos fazer para logos corporativas.

#16

Um ratinho que sempre está por ali, abrindo portas sem ninguém ver direito, a não ser as passagens feitas?!!

Lobos dentro das paredes? http://bit.ly/kp3s1S

#17

Um ratinho que sempre está por ali, abrindo portas sem ninguém ver direito, a não ser as passagens feitas?!!

Lobos dentro das paredes? http://bit.ly/kp3s1S