Melhora na performance dos nossos servidores

Nas últimas semanas fiz duas modificações que melhoraram a nossa performance. A Plataforma Corais é hospedada num servidor compartilhado oferecido gratuitamente pela Locaweb. Não tenho privilégios de administrador, mas ainda assim consegui instalar o módulo Boost do Drupal, que cria páginas HTML estáticas com conteúdo dinâmico antes de você acessar a página. Esses arquivos HTML ficam guardados numa pasta cache e são requisitados caso não haja modificações no banco de dados, o que é muito mais rápido do que gerar a página dinamicamente. A navegação ficou bem mais rápida depois disso.

Outro problema que estávamos tendo é com a feature Shoutbox (avisos) que estava fazendo conexões ao banco de dados desnecessárias e estourando o limite de conexões, tornando o site inteiro inutilizável por alguns minutos. Não consegui identificar o por que então tive que desativá-la por enquanto. 

A ferramenta de texto colaborativo, Etherpad Lite, não roda na Locaweb porque não tenho os privilégios de administador, então por enquanto eu estou hospedando no meu servidor pessoal, do Usabilidoido. Esse servidor estava sofrendo sobrecarga e reiniciando pelo menos uma vez por dia, o que deixava o texto colaborativo fora do ar. Examinando o código de inicialização do Etherpad descobri que a solução era muito simples: o programa estava sendo carregado várias vezes. Editei o script de inicialização para verificar se já existe um PID (arquivo temporário de programa rodando) e a sobrecarga acabou. Veja no gráfico abaixo o impacto que a mudança teve!

dreamhost_server.png

Isso significa que a ferramenta de Texto Colaborativo deve estar funcionando sem interrupções. Fiz uma atualização e agora temos como inserir imagens, vídeos e tabelas nos textos. 

Comentários