Pular navegação

Imagem sobre inovação aberta

Imagem sobre inovação aberta

Ilustração para ajudar a conceituar a inovação aberta.

Enquanto o trabalho repetitivo, fragmentado e chato perde seu valor a ponto de ser substituível por máquinas, o trabalho criativo ganha proeminência. As primeiras tentativas das empresas em se adaptarem a essa realidade foi o investimento em inovação, incentivando que seus funcionários sejam mais criativos no trabalho. Para manter o controle sobre essas inovações, porém, as empresas registram patentes e assinam contratos de sigilo com seus funcionários, obrigando-os a ceder os direitos de uso sobre suas ideias.

A inovação aberta é uma alternativa à inovação secreta, fechada a sete chaves. Qualquer tipo de instituição pode trabalhar sob esse paradigma, abrindo seus processos criativos para o público, divulgando etapas e resultados, convidando as pessoas de fora para participar. Isso não só enriquece a possibilidade de novas relações, como também promove a instituição como uma cultivadora de comum.

Estou anexando uma imagem tradicionalmente usada para explicar o que é inovação aberta: um funil com furos para ideias divergentes terem chance de se desenvolverem. Eu acho que essa uma visão muito limitada de inovação aberta e desconsidera as trocas de aprendizado.

Responsáveis: 
fred
Responsáveis: 
leo guedes

Comentários

#1

Fiz uma sugestão baseada na metáfora da feira, colocando a inovação aberta como um espaço poroso, proporcionador de interações e trocas com o mundo externo.


Continuar este desenho

#2

Achei um must, mas exatamente assim em rabisco. :)