Pular navegação

MINI RETIRO/ACAMPAMENTO DO PROJETO LIVRO AMABA/RECULTURARTE

Ajuda

MINI RETIRO/ACAMPAMENTO DO PROJETO LIVRO AMABA/RECULTURARTE


https://www.facebook.com/AMABAReculturarte/?modal=admin_todo_tour

Objetivo: Reunir um grupo de ex-participantes em clima de confraternização, para ler alguns capítulos produzidos do livro em tela, para análise e contribuições para a redação final.

Data: 25 (sábado) e 26 de maio (domingo) .

Programação
Sábado - Manhã (limpeza e arrumação do local) – Tarde - Leitura dos capítulos e roda de conversa com anotação/gravação das análises e contribuições. Noite – filme e conversa depois. Domingo – Manhã - passeio pela cidade, visita a museus e almoço.

Para a atividade do sábado pela manhã, basta umas 3 pessoas. O sábado pela tarde é fundamental a participação de todas as pessoas convidadas e que se disponham a participar. Este será o momento principal. O sábado a noite é opcional e deve permanecer quem for dormir no local. Quem for dormir deve levar colchonete, edrendon ou lençol grosso/robusto. O domingo é opcional. Quem não puder participar durante o sábado , sugerimos a chegada no inicio da noite do sábado, para amanhecer no local.

A despeito da liberdade para optar por participação parcial, solicitamos o esforço para participar em tempo integral.

Local: Casa localizada na Ladeira dom José Vicente Távora, próximo ao Lar Isaias Gileno Barreto e Cemitério Santo Antônio. Obs.: Casa sem morador, reservada para estadias em finais de semana e feriados prolongados.
Quem for levar algum familiar deve avisar. O ideal é levar apenas um. A expectativa é contarmos com a participação entre 10 e 15 pessoas.

Alimentação: Na medida em que obtivermos a confirmaçáo de participação e do periodo em que irá estar presente , conversaremos sobre essa questão.

Justificativa – A proposta da produção do livro foi pensada para ser realizada de forma colaborativa e compartilhada. O processo de pesquisa escolhe os tipos conhecidos como pesquisa participante e pesquisa–ação. A escolha desse modo de fazer pesquisa, foi realizado levando em consideração a dinâmica original da AMABA/Projeto Reculturarte cujo funcionamento foi realizado na perspectiva de fortalecer o ideal de participação popular, consciência ativa cidadã e identidade e diversidade cultural.
“ Na América Latina, em fins da década de 1960, a Pesquisa Participante manteve-se ligada a ideias e a ações sociais de tendência emancipatória, ao mesmo tempo que fundamentava e instrumentalizava a educação popular, a teologia da libertação e os movimentos sociais populares. Militantes como Paulo Freire e Carlos Rodrigues Brandão sistematizaram procedimentos de pesquisa que visavam a aproximação entre comunidades locais e pesquisadores interessados em contribuir com a educação de comunidades desprivilegiadas. Nesse sentido, a pesquisa participante na América Latina buscava, em sua origem, a transformação de ações sociais populares por meio de pesquisas postas a serviço de experiências coparticipadas de criação solidária de saberes (Brandão, 2006).”
https://educador.brasilescola.uol.com.br/…/pesquisa-acao.htm
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248). 
https://ciaiq.org/…/Proposta15-PT_CIAIQ2018_Workshop_Pesqui…
Sugerimos a quem for participar da programação do sábado a noite, que dê uma olhada no site Videocamp e nos titulos que estão disponiveis. Liste de 1 a três filmes da preferência. https://www.videocamp.com/pt
Inspiraçáo
"Os “retiros” do projeto, a despeito da denominação, teve pouco daquilo que encontramos nos retiros dos grupos religiosos, tanto pelo aspecto de conteúdo, como pelo aspecto da forma. Os conteúdos ou temas estavam baseados nas necessidades e problemas mais comuns. O tema “família” foi abordado a partir do cotidiano dos presentes relacionando com a história da sociedade, a religião e a cultura. Quanto à forma os educadores elaboraram uma proposta que possibilitasse a construção coletiva do conhecimento. A dimensão lúdica (brincadeiras, cânticos), a dimensão espiritual (celebração e oração), a dimensão afetiva (reforçada através de técnicas de relaxamento e terapia corporal), a dimensão estética (áudio visual, desenhos, colagens e dramatizações) estiveram sempre presentes, re (criando) a partir do que foi apreendido nos seminários e oficinas do Centro Nordestino de Animação Popular (CENAP/PE) e curso de verão do Centro Ecumênico de Serviços a Evangelização e Educação Popular (CESEP/SP). "

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.