Pular navegação

CRONOGRAMA DO MÓDULO DE GESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA - Turma 2016.1 (Boa Vista)

CRONOGRAMA DO MÓDULO DE GESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA - Turma 2016.1 (Boa Vista)

Nome do Módulo: Gestão e Economia Solidária

Total de horas: 30h presenciais e 30h a distância

Facilitador: Pedro Henrique Jatobá

Objetivo: O que se espera de um aluno que conclui este módulo?

Aprender o funcionamento de empreendimentos autogestionários e metodologias para gestão e tomada de decisão coletiva destes empreeendimentos. Como organizar e gerir um banco comunitário com uma moeda social digital. Práticas envolvendo a gestão de empreendimentos reais e a moeda social Concha.

Ementa: o que será trabalhado e como

O módulo consiste em aprofundar com os participantes conhecimentos de autogestão e adminsitração coletiva, trabalho colaborativo e economia solidária. Para isso os participantes vivenciaram problema reais relacionados a estas questões e receberá informações conceituais e exemplos sobre como solucionar estas vivências. Serão trabalhados em dez encontros presenciais e dez encontros a distância intercalados os mesmos em encontros de produção coletiva e momentos de leitura e pesquisa sobre as temáticas relacionadas. Cada temática envolve encontros presenciais e a distância. A primeira etapa é focada na organização do empreendimento; divisão de tarefas; gestão colaborativa dos processos produtivos em que o grupo estará responsável durante este período. São exemplos de temáticas: O Movimento ConchATIVA, A Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE, O MujiCAFÉ, A RádioCiclo. A etapa seguinte será referente a organização de moedas sociais locais; trocas e crédito solidário; planejamento e gestão de caixas coletivos; oferta de produtos e serviços no território e através da internet utilizando critérios do comércio justo e solidário. Para isso teremos como laboratório a moeda social digital Concha, onde vivenciaremos na prática transações em moeda social e como é possível replicar esta tecnologia social em outros territórios. Além de conceitos serão apresentados exemplos de outros bancos comunitários brasileiros que se organizam de distintas maneiras.

Inscrições:

Os interessados precisam preencher o formulario de inscrição e realizar o pagamento através do boleto bancário ou dividido no cartão de crédito através do sistema Paypal.

Local:

Os encontros presenciais serão realizados na sede da ONG Gestos, soropositividade, comunicação e gênero, localizada na Rua dos Médicis, N.68 Boa Vista, Recife - PE.  Os encontros virtuais serão realizados no ambiente virtual do Laboratório Virtual coLABOR ligado ao CIAGS/UFBA.

Os interessados precisam preencher o formulario de inscrição e realizar o pagamento através do boleto bancário ou dividido no cartão de crédito através do sistema Paypal.

Comentários

Re: CRONOGRAMA DO MÓDULO DE GESTÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA - Turma

Ola Professor,obrigado por mandar este informativo,gostaria de saber o valor,abraços. Em 11 de março de 2016 18:17, <mensagens [at] corais [dot] org> escreveu: (

Ola Edilma, tudo bem

Ola Edilma, tudo bem contigo?

Adiamos o início da próxima turma para a próxima quinta, dia 07/04 conforme o cronograma atualizado acima. 

Como convesei com vocês na formação do Marista estamos realizando agora uma edição mais aprofundada do módulo com 10 encontros presenciais e 10 a distância. A próxima turma será na boa vista e o módulo custa 160 reais, mas estamos com uma promoção onde duas pessoas podem realizar o curso pagando 260 (130 reais por pessoa). Caso algum participante de turmas anteriores tenha interesse em participar sozinho, podemos também garantir o valor de inscrição com desconto (130 reais).

O pagamento pode ser feito através de boleto bancário após preenchimento da ficha de inscrição clicando neste link:

http://corais.org/conchativa/node/89882

Em tempos de crise é importante aprendermos a nos fortalecer em rede e empreender de forma solidária em nossos territórios com o que gostamos de fazer. Este é o espírito da formação e das tecnologias e metodologias que vamos debater nos encontros. Quem tiver interesse nestas temáticas não perca a oportunidade e participe desta colaborAÇÃO

há braços solidários