Ferramentas de Design

Listagem de algumas ferramentas gratuitas e pagas

Fluxos e Diagramas

Gliffy, versão básica gratuita e versão premium com 30 dias grátis (aplicação web)
Lucid Chart, versão básica gratuita (aplicação web)
SmartDraw, pago
Creately, online gratuito
Google Docs: gratuito (aplicação web)
 

Mapas mentais

Mindmeister, colaborativo, versão básica gratuita (aplicação web)
XMind, Collaborative Minds (software)
Dropmind, em português brasileiro, pago
Freemind, gratuito
Mindomo, gratuito por tempo limitado
 

Documentação colaborativa

Google Docs: gratuito (aplicação web)
Etherpad.org, opensource (instalar no servidor)

Gerenciamento de projeto

Basecamp: pago mas com versão de experimentação de 30 dias (aplicação web)
Gantter: gratuito
Tu-dus: gratuito (aplicação web)
http://corais.org, design livre
Trello, gratuito
Remeber the Milk, (individual/gratuito)
Merlin, pago
Action Method, gratuito
Oogwave, gratuito
Runrun.it, gratuito em equipes de até 5 usuários (disponível em português)
Paymo, gratuito (individual / até 3 projetos)
 

Controle de tempo

Toggl, verão básica gratuita (aplicação web, desktop e mobile)
Paymo, gratuito (individual)
 

Análise Heurística

NotableApp: versão pessoal gratuita (aplicação web)
 

Teste de Usabilidade

Techsmith Morae: pago mas com versão de experimentação de 30 dias (software, somente para Windows)
 

Remoto

Loop11, 1 projeto gratuito
 

Heatmaps 

ClickHeat, gratuito  (Free)
ClickTale, pago
CrazyEgg, pago
Heatmap JS, (Experimentos Canvas HTML5 / Free)
 

Wireframes

Pencil: gratuito (complemento do Firefox)
Axure: pago, mas com versão de experimentação de 30 dias (software para PC e Mac)
OmniGraffle: pago, mas com versão de experimentação de 14 dias (software, somente para Mac e iPad)
Balsamiq: pago, mas com versão de experimentação de 7 dias (web e software)
Cacoo: Create diagrams online Real time collaboration (gratuito, aplicação web, possibilidade de integrar com google hangouts)
MockFlow, gratuito
HotGloo, gratuito
Mockingbird, gratuito
iPlotz, gratuito
PowerMockup – Wireframe Tool for PowerPoint, pago, gratuito em alguns casos como para ONGs
Moqups, gratuito
 

Prototipação

Produtos

Lego Mind-storms: pago (peças + software)
Arduino: gratuito, open-source


Games

Scratch: gratuito, open-source (software)
 

Sistemas RFID

Touchatag: pago (software + aplicação web)
 

Dispositivos Móveis

Nokia Flowella, gratuito
Tiggzi, gratuito
FluidUI, pago
 

Protótipos funcionais

Axure: pago, mas com versão de experimentação de 30 dias (software para PC e Mac)
Justinmind, gratuito
Lumzy, gratuito
Blueprint, pago com versão lite gratuita
MockupTiger, online gratuito e software pago
Pidoco, pago
Insitui, gratuito no beta
 

Inventário de Conteúdo 

Numbers, pago
Site Orbiter, plataforma Mac, gratuito
 

Card-sorting 

UXSort, gratuito
OptimalSort, gratuito para um teste
Websort, gratuito
 

Design de Interfaces

Gimp: software livre
Inkskape: software livre
Libre Office Draw, software livre

Análise de Ambiente para Criação de Identidade Visual

Análise do ambiente de marketing

A análise do ambiente de marketing é composta pela avaliação de cinco pontos:

1) Variáveis controláveis;

2) Variáveis não controláveis;

3) Nível de sucesso na obtenção dos objetivos;

4) Feedback; e

5) Adaptação

(Evans e Berman, 1997).

As variáveis controláveis são também consideradas as variáveis pertencentes ao ambiente interno da organização. São as variáveis dentro do escopo de decisão dos gestores da empresa e englobam a missão, a visão a abrangência geográfica e os segmentos a serem atingidos pela empresa. Também são variáveis controláveis a cultura da organização, seus valores e o posicionamento mercadológico pretendido. As variáveis não controláveis estão fora do poder de decisão da organização, e são também denominadas como pertencentes ao ambiente externo. A interação dos fatores controláveis com os não controláveis determina o nível de sucesso na obtenção dos objetivos. A realimentação (feedback) ocorre se a organização monitora os fatores não controláveis e identifica ameaças e oportunidades no ambiente. A adaptação refere-se às mudanças no seu planejamento estratégico para se adequar às novas demandas do ambiente, de forma a alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Ao analisar o ambiente de marketing a empresa precisa considerar duas perspectivas: o macro ambiente e o micro ambiente. O macro ambiente engloba as questões mais gerais envolvendo demografia, sociedade, economia, política e tecnologia. O micro ambiente engloba as cinco forças mais próximas à organização que moldam a competição e que causam impactos diretos na habilidade de servir adequadamente os mercados alvo: compradores, competidores, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos.


Referencial:

O que é Análise do Ambiente de Mercado? - Elias Frederico

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o_que_e_analise_do_ambiente_de_mercado.pdf903.62 KB
ambiente_de_marketing.pdf358.72 KB

Arduino

Arduino é uma placa de programação simples para interação com componentes eletrônicos.

É utilizada para desenvolver protótipos funcionais.

Explicação

Slides

http://www.slideshare.net/tiago.barros/curso-de-arduino-completo

Exemplos

Projeto Amarelinha, dos alunos do Faber-Ludens.

Axure RP

Programa consolidado na criação de wireframes, que permite a criação de protótipos funcionais. Possui vários elementos pré-definidos, páginas mestras, e um sistema de painéis dinâmicos permitindo simular vários tipos de interações.

Interface do Programa Axure RP Pro com protótipo desenvolvido

Este programa se mostra interessante na medida em que além do protótipo funcional ele gera toda uma documentação das interações possíveis definidas. Esta documentação junto com o protótipo é muito importante para facilitar a troca de informações entre setores mais técnicos.

Vantagens

  • Interface intuitiva
  • Programação simples (clicar e selecionar)
  • Modelos de objetos (dinâmicos e estáticos)
  • Páginas mestras
  • Gera documentação (User interface specifications)

Desvantagens

  • Não possui ferramentas para desenho, apenas objetos arrastáveis
  • Para algumas coisas é necessário saber um pouco de lógica de programação
  • Não é possível fazer animações com efeitos (apenas show/hide)

Design conceitual

Buscamos a forma pela função quando estamos projetando. Forma e funcionalidade são então, a base para o design conceitual, através da forma pode-se projetar determinado produto ou objeto que seja mais adequado a função no qual ele se propõe. Design é projeto, é conceito, se um produto possui determinada forma, existe um por que, que está diretamente ligado às questões de usabilidade e ergonomia do mesmo. 

O designer hoje, deve se preocupar também em conquistar seu público alvo, cada produto projetado deve ser concebido através de uma boa e consistente metodologia de projeto.

Pensar design, e projetar design, abrange várias fases, desde o briefing até a execução do projeto. Neste período surgem novas ideias, inúmeros problemas, modificações e soluções até o produto final. Por isso a importância da metodologia projetual, que contém os mandamentos para a concepção de produtos de sucesso.

Cada vez mais precisamos entender o que o público consumidor deseja, e ter o diferencial, que ultrapassa as questões de funcionalidade. 

REFERENCIAL:

Joni Bilhar

Pré-visualizarAnexoTamanho
o_processo_de_criacao_no_design_conceitual.pdf1.18 MB

Flash Catalyst

É um software de protótipos rápidos utilizando a tecnologia Adobe Flash, permitindo a criação de interações sem a necessidade de saber programar. Propriamente você não anima objetos no Catalyst, mas pode aplicar efeitos como fade-in e fade-out, efeitos sonoros, movimento, redimensionamento, rotação e rotação 3D.

Interface do Programa Adobe Flash Catalyst

Vantagens

  • Interface intuitiva
  • Não é preciso programar
  • Modelos de objetos (componentes dinâmicos pré-definidos)
  • É possível aprimorar o projeto através de programação usando o Flash Builder

Desvantagens

  • Não é possível fazer desenhos complexos, apenas formas básicas. É necessário ilustrar no Adobe Illustrator ou Photoshop
  • Não é possível programar apenas ver o código
  • Não é possível fazer animações complexas
  • Não exporta para o Flash Professional

Gimp

Ferramenta gráfica para edição de imagens baseadas em pixels. Software livre e gratuito, pode ser baixado na página dos desenvolvedores.

Inkscape

Ferramenta de desenho gráfico vetorial baseada no formato aberto SVG. Software livre e gratuito, seu download pode ser feito na página da comunidade desenvolvedora.

Lego Mindstorms

Kit de robótica da Lego. Útil para testar conceitos mecânicos e protótipos funcionais.

O vídeo abaixo apresenta a plataforma.

Ambiente de programação visual com blocos.

img_1428.jpg

Exemplos de aplicação

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KepqHOgo2SI#!

Moqups

Moqups é um aplicativo HTML5 usado para criar wireframes, mockups, conceitos de interface do usuário ou protótipos.

De maneira simples e bastante intuitiva você pode criar rapidamente sem obstáculos.

A ferramenta já conta com diversas formas pré-formatadas para a utilização, sendo que estas são vetoriais e escaláveis.

Há a possibilidade de fazer upload de imagens e também utilizá-las no desenho.

Quick introduction to Moqups

Vantagens

  • Interface intuitiva
  • Modelos de objetos (componentes dinâmicos pré-definidos)
  • Recurso de upload de imagens
  • Escolha do modelo de grid (graph paper e 960 gs)
  • Gratuito e online (disponível no Google Play)
  • Disponibiliza link/embed para comparilhar a visualização final do wireframe/protótipo

Desvantagens

  • Não é possível fazer animações com efeitos (apenas show/hide)
  • Não é possível programar
  • Não é possível fazer desenhos complexos, apenas formas básicas
  • Não é possível fazer animações com efeitos

Raw Therapee

Aqui vai uma dica pra quem precisa de um bom editor de fotos digitais e panorâmicas.

http://rawtherapee.com/downloads

Scribus

Ferramenta para diagramação e produção de livros, revistas e jornais. Equivalente a Quark Express, Adobe InDesign e o antigo PageMaker. Software livre e gratuito, seu download pode ser feito na página dos desenvolvedores.

Veja no vídeo abaixo como essa ferramenta foi utilizada para produzir o livro Coralizando.

Sintaxe espacial

Sintaxe espacial é uma ferramenta de análise morfológica de mapas e plantas baixas. Ele ajuda a identificar de maneira automatizada as áreas mais acessíveis e as áreas com visibilidade baixa.  

Exemplos

Na planta baixa de um centro de diagnóstico médico, é possível identificar o papel integrador que o corredor principal possui (em vermelho) e a dificuldade de acesso às salas de escaneamento (uma característica positiva dada à importância de não haver interrupções).

preview_higher_connectivity_time.png

Essa ferramenta é muito utilizada no urbanismo para pensar a micro-atividade econômica das pessoas passando por uma rua ou outra.

ssx_woolwich_square_strategic_visibility_analysis_existing1-650x494.png

UX Cards

É um baralho de métodos em desenvolvimento  na plataforma livre Corais. Através do brainstorming colaborativo os UX Cards podem ser utilizados de diferentesmaneiras com a finalidade de resolver problemas de Design, planejamento de projetos em User Experience (UX) e revisão do workflow (processo de trabalho).

Os UX Cards são uma ótima ferramenta para discussão e planejamento do processo em modo colaborativo: todos podem sugerir modificações e discutir pontos importantes do processo de UX.

Os UX Cards são classificados em 3 tipos: Método, Deliverable (entregáveis) e Recurso.

Cartas do tipo Método possuem inputs e outputs. Os inputs são o que é necessário para utilizar o método escolhido, e os outputs são os resultados da utilização do método. Estes resultados podem ser entregáveis ou dados que servirão de inputs para outros métodos. Os métodos auxiliam no planejamento proporcionando uma maior segurança nas decisões, pois o uso destes gera argumentos mensuráveis (quantitativos e/ou qualitativos).

As cartas de Deliverable são os entregáveis, resultados de uma parte do projeto tangíveis ou intangíveis que podem ser utilizados como entrega para clientes internos ou externos. A relevância dos entregáveis está em prever qual documentação deverá ser gerada durante o processo, facilitando que o projeto se mantenha dentro do prazo pré-determinado.

Já as do tipo Recurso são modificadores que estão agregados ao processo em execução como, por exemplo, tempo e pessoas. A relação entre as cartas gera uma pré-visualização das etapas de desenvolvimento, na qual é possível, por exemplo, prever quais etapas do projeto contará com menos pessoas e, por conseguinte demorará mais tempo para ser realizadas.

iPhone

O iPhone pode ser usado para prototipar interfaces mobile touchscreen utilizando softwares como:

Mockapp

Liveview

liveview_onscreen.jpg