Pular navegação

Resumo sobre: Obsolescência Programada

Resumo sobre: Obsolescência Programada

Obsolescência Programada nada mas é que reduzir ou planeja a vida últil de um produto para almenta o consumo de versões mais recentes,essa ação é muito praticada por diversos setores da indústria.

Funciona da seguite forma: um produto é criado para durar apenas um período programado pelo seu fabricante, exemplos como lâmpadas que tinha a duração de 1500 horas e hoje em dia tem bem menos é certos tipos de impressoras que tem um chip que determina a quantidade de copias. Com esta prática o consumidor já compra um produto que tem validade mais curta do que deveria. O próximo passo é não funcionar corretamente após o limite estabelecido pela fábrica ou parar de funcionar totalmente assim forçando o consumidor a compra novamente,os aparelhos eletrônicos são campeõs nisso um exemplo claro são nosso computadores.Depois de meses ou anos começam a fica lentos é fora de moda é com isso movimentando a economia do pais já que sé um produto durace muito tempo isso traria muito desemprego e etc...

Essa estratégia aplicada pelas empresas estimula o consumismo através do forte apelo do Marketing que induz à compra de modelos modernos e bastante atraentes, e não ao conserto do produto. Em alguns casos, o conserto se torna propositadamente mais caro para que o cliente não tenha alternativa.

Mais uma grande realidade da Obsolescência Progamada é que, com forme os produtos sé tornam ultrapassados é como não recilamos direto acabamos prudozindo uma grande quantidade de residos eletronicos assim provocando um grande impacto social e ambiental com a quantidade absurda de lixo que é produzido, assim criando vários lixões já que não temos a consciência de reciclagem nós simplesmente jogamos fora.

Comentários

#1

Muito bom Eduardo!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.