Pular navegação

AUDIO LIVRE - CONEXÕES

Ajuda

AUDIO LIVRE - CONEXÕES

COAXIAL ou BNC: muito comum para conexão de antenas e transporte de sinal de rádio e TV. No passado foi utilizada como meio físico para transporte de dados em redes de computadores. A entrada SDI, utilizada para conexão de câmeras de vídeo é um tipo de conexão coaxial. Alguns dispositivos ligam a extensão de iluminação com esse tipo de conexão.


JACK - JP1 / JP2 / JP10: abreviação de Jack Plug, esses conectores diferem apenas no tamanho e são muito comuns em instrumentos como guitarra, baixo, e teclado. Os fones de ouvido em geral usam este tipo de conexão. JP10 (o maior) é conhecido como “plug banana”.


XLR: encontrado geralmente nos microfones, sua caraterística é a trava que impede que o cabo se solte durante o uso. Os microfones condensadores só podem ser usados usando-se este tipo de cabo. Também é conhecido como “conexão cannon”.


RCA: conexão muito comum em amplificadores e mesas de som. Este cabo é tipicamente mono. Geralmente os plugs e soquetes possuem cores iguais para auxiliar nas conexões corretas.


XLR / Jack Conector Combo: tipo de conexão fêmea que e permite acoplar tanto plugs do tipo JP10 quanto os XLR.


MIDI: conecta controladores, teclados, sintetizadores e módulos a dispositivos com essas entradas disponíveis, a imagem do cabo MIDI é idêntica aos usados nos teclados DIM 5 pinos mais antigos.


SPDIF OPTICO OU COAXIAL: pode ser do tipo Óptico ou Coaxial de entrada ou saída dependendo da placa.


SPEAKON: Conexão especifica para caixas acústicas, seu encaixe possui travas que asseguram a ligação em caso de acidentes.


Conexões do PC: conectores para placa on-board. Temos entradas e saídas. Para gravar usando essas portas usamos a entrada de microfone (geralmente rosa) que tem um ganho, ou a entrada auxiliar (geralmente azul) sem ganho.


USB: usados por algumas placas de áudio, controladores e teclados, é uma interface muito versátil, comumente conhecida por conectar diversos dispositivos (impressoras, câmeras fotográficas, câmeras de vídeo, etc).


FIREWIRE: utilizada por câmeras e placas de captura, é conhecida como uma interface de alta performance para transferência de grandes volumes de dados.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.